quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Alegria do Cristão x não cristão


Alegria ou felicidade

A alegria  é um dos frutos do Espírito, Gál. 5:22. Portanto, é algo que nasce de dentro para fora e não o contrário. Esta alegria do espírito deve ser a fonte de toda expressão interna e externa na vida do Cristão. A alegria  faz com que o povo de Deus, tenha identidade única neste mundo, que o difere da sociedade introspectiva, egoísta e triste, na qual vivem. Ao declararmos que o Espírito Santo de Deus, habita em nós, estamos declarando a alegria do Espírito em nossa vida.

Que frutos são estes?

a) Certeza em Cristo Jesus de uma vida de alegria.

Assim como a vitória é uma certeza da qual nos apropriamos em nossa vida Cristã, a alegria, também o é - antes de ser uma expressão que toma forma, alegria foi algo conquistado por Jesus na cruz ­Ele se fez triste, para nos dar a verdadeira alegria, a alegria da salvação.

Paulo diz: - "regozijai-vos sempre"- este sempre queria dizer, mesmo em meio as adversidades ou mesmo em meio ao sofrimento e morte, não percam a alegria da salvação.

b) Expressão em nossa vida desta alegria

Eu não consigo entender e muito menos viver uma alegria que é apenas interior, sem que a mesma seja expressa em meu rosto (Salmo 126:2)

Não estou falando de estar alegre, mas principalmente de expressar o ser alegre. Quem é alegre como Fruto do Espírito, gradativamente afasta do seu caminho todo o espírito de tristeza, ansiedade, incerteza, angústia, desespero que são tônicas na vida das pessoas que nos cercam.

Disse Jesus "... para que nossa alegria seja completa..." Um discípulo de Jesus deve ter esta certeza, de que o próprio Deus quer que nossa alegria neste mundo seja completa, portanto, Ele mesmo fará o possível para completá-la em nossas vidas, mais uma razão para nos alegrarmos sempre e vivermos expressando esta alegria, pois quanto mais somos alegres em nossos lares, escolas, trabalho e mesmo em situações adversas da nossa vida, podemos saber que estamos debaixo da mão de amor e cuidado de Deus.

c) Viver alegre é viver em fé

A alegria na qual vivemos é gerada e sustentada pela fé, "pois sei em quem tenho crido e sei que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós" - disse Paulo, pois ele conhecia a Deus e este conhecimento de Deus lhe trazia e deve trazer a cada um de nós, esta alegria que é profunda e perene, e que é sustentada pela graça da qual recebemos a vida de Deus. A fé em Deus, gera em nós fidelidade e ao expressarmos nossa alegria, estamos sendo também fiéis ao Senhor e à Sua palavra.

d) Alegria na adversidade

As circunstâncias nas quais, muitas vezes nos encontramos não nos propiciam a expressar alegria, mas isto não quer dizer que a perdemos. Muitos confundem o estar alegre com o ser alegre. Cristo nos leva a verdadeira alegria, constante, infinita, porém há situações que nos deixam tristes e a palavra nos ensina até a "... chorar com os que choram..." e não podemos esconder o fato. O salmo 16: 11, nos fala que na presença de Deus há plenitude de alegria e delícias, Paulo fala em regozijai-vos sempre.

Como vivermos em alegria viva?

a) Entendemos que o Espírito Santo que está em nós é um espírito alegre. O Espírito Santo é o grande agente da alegria de Deus em nós.
b) Identificar os focos por onde o inimigo infiltra a tristeza. Muitas dessa tristezas vem de de temperamento de introspecção e de ficar na "sua", ao identificar o foco.
c) Tomar uma posição de alegria no Senhor.
d) Compartilhar a vida e o amor de Deus com outros. Quando aprendemos compartilhar o amor de Deus com os outros, isto nos dá uma tremenda alegria, pois estamos cumprindo um dos mais sublimes propósitos de Deus para nossa existência:

Alegria no Senhor

Um coração alegre é mais forte, mais preparado para enfrentar os desafios da vida. Mesmo que passemos momentos difíceis, podemos experimentar a alegria maravilhosa de Deus.
É impossível não sentir alegria se olharmos para o grande e perfeito amor que Deus tem por nós. E se pensarmos naquilo que Jesus conquistou na cruz para aqueles que creem, uma alegria única nasce no nosso coração.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Filipenses 4.4

Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa João 15:11.

“Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com alegria que o Espírito Santo dá.” Rm 14:17

A seguir descrevemos  o amor de Deus e sobre sua alegria.

Quando vivemos de acordo com as leis do mundo, sentimos uma alegria superficial que nos dá a sensação de estarmos completos e plenamente satisfeitos. Porém, quando qualquer coisa de errado acontece, tudo se desmorona e logo percebemos que nosso castelo tinha sido construído na areia e não de acordo com os propósitos de Deus.

Como ter alegria diante de tudo que acontece em nossas vidas?

Muitas vezes estamos tristes, frustrados, desanimados e sem perspectivas para viver, como sentir alegria diante disso?

Primeiramente, devemos ter convicção de que servimos a um Deus poderoso. Na bíblia está escrito:
“ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”Mt 6:25-26

Em segundo lugar,  devemos ter em mente que nosso foco é Deus mesmo diante  dos problemas. Quando focamos e meditamos sobre os problemas, sentimos dor, tristeza, angústia e fraqueza, tudo isso nos afasta de Deus e nos impede de ter forças para buscar sua face, ou seja, quando focamos nos problemas, nossa força diminui. Na bíblia diz: “Lançais sobre Deus toda sua ansiedade, pois Ele tem cuidado de vós”. Então queridos, o que quero dizer é que você deve orar a Deus e entregar tudo em suas mãos, pois somente Ele sabe fazer o melhor! Quando oramos e entregamos a Deus tudo que temos, Ele retira de nós o fardo pesado e coloca um leve, para que possamos nos sentir alegres em sua presença.

Sabe qual é a diferença entre a alegria do Cristão e daqueles que não confiam em Deus?

É que num determinado momento estão felizes e logo a tempestade vem, e enquanto elas se lamentam por perdas e fracassos que as atingem, nós ficamos alegres porquê sabemos que nosso Pai que está no céu virá nos socorrer e nos consolará com seu puro e imenso amor, pois Ele tem uma promessa para nós!

E você querido que ainda não confia totalmente em Deus, entregue sua vida hoje mesmo, pois não existe ninguém neste mundo que poderá preencher este vazio que toma conta de sua alma, e esse vazio é preenchido pela alegre presença do nosso Deus!