quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ira: sentimento x emoção - Como acontece e o que a Bíblia fala



Pv. 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

"A ira nunca desaparecerá enquanto nossa mente guardar ressentimos"

A ira pode dar ideia de força e competência ( Tiendes)

Civilidade significa não apenas manter-se em silêncio sobre situações triviais que irritam, mas também discutir as importantes de forma assertiva e clara. (Valter Rodrigues )

"O perdão libera a ira e acalma o corpo"

Na psicanálise, a hipótese da catarse defende que liberar energia agressiva, mediante ação ou fantasia, mitiga anseios de agressividade. 


1. O que são emoções?

Emoção significa tornar exterior o movimento. Quando um indivíduo se emociona, expressa para o exterior, determinados indícios na linguagem do corpo, expressões faciais e de alterações vaso - motoras.
Tem origem numa causa, num objeto: são públicas, voltadas para o exterior; são automáticas e inconstantes; pode ser positiva ou negativa; são de breve duração, tem início e fim.

Estudar o comportamento humano é o objetivo maior da psicologia e entender porque nos emocionamos e de que maneira nosso comportamento , faz parte desse objetivo.

Logo, podemos dizer que a emoção é orientada para o exterior, e possui os seguintes indicadores emocionais:
1 - fatores ambientais, por exemplo, um ex: um exame a fazer gera medo, um funeral provoca dor, o matrimônio infunde a alegria.
2 - Expressões faciais, que são inatas e estão presentes em todas as culturas.
3 - Resposta verbal, pois, com efeito, a emoção influi sobre o tom de voz, a velocidade do discurso, as palavras que são ditas.
4 - A postura que, se for correta, indica felicidade; se rígida denota raiva ou medo; se for afrouxada, tristeza.
5 - Respostas fisiológicas, pois a emoção ativa o sistema nervoso autônomo, e as granduras supra-renais segregam a adrenalina que pode provocar - aumenta o ritmo respiratório, ritmo cardíaco; tensão muscular aumenta; aumenta o açúcar no sangue; aumento da sudorese; diminuição da saliva; dilatação da pupila e aumento da pressão sanguínea.

3. Como aparece a emoção?

O sistema límbico tem formato de anel cortical e é um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localiza-se na parte medial do cérebro dos mamíferos.

O sistema límbico é composto por algumas estruturas que são essenciais no controle relativo às emoções; temos como estruturas principais:
Hipotálamo: Essa estrutura tem o tamanho menor que um grão ervilha, assim pode-se dizer que esta estrutura representa menos de 1% do tamanho total do cérebro. O hipotálamo é responsável por diversas funções importantes como: regulagem do sono, pela libido, controla o apetite e também controla a temperatura corporal; quando a temperatura aumenta o hipotálamo age na dilatação dos capilares para o resfriamento sanguíneo. Ele também age juntamente a hipófise, ajudando no sistema endócrino.

Corpos mamilares: Está intimamente relacionado ao hipotálamo. Os corpos mamilares são responsáveis por regularem os reflexos alimentares da alimentação, como por exemplo, a deglutição e ao ver um alimento suculento o ato de lamber os lábios.
Tálamo: O tálamo representa uma espécie de duas massas ovais, onde cada uma delas se localiza nos dois hemisférios do cérebro.
O tálamo é responsável por quatro  sentidos: 
O tato, paladar, visão e audição e também é responsável pelas sensações de dor, quente ou frio e a pressão do ambiente. Apenas os sinais do olfato são enviados diretamente ao córtex cerebral sem ter que serem “filtrados” pelo tálamo.
Giro cingulado: Se localiza na porção mediana do cérebro e faz parte do tálamo. A estimulação dessa parte pode causar alucinações, alterações na emoção. Essa região é responsável pelos odores e a visão. Em animais selvagens se houver a retirada deste giro, através de uma cirurgia, a domesticação é mais fácil e rápida.

Hipocampo: Esta estrutura está localizada no lobo temporal, é responsável pela memória recente. Quando uma pessoa se lembra de algo, aumenta significadamente o metabolismo desta estrutura, resultando no aumento do fluxo sanguíneo.
O sistema límbico é uma região formada por neurônios e é constituído de massa cinzenta, dito isso, podemos denominar essa região de lobo límbico.

Amígdala: Essa parte do cérebro possui cerca de dois centímetros de diâmetro. O cérebro é composto por duas amígdalas, onde cada uma se localiza em um lobo temporal. É nesta região onde é identificado quando há perigo, medo e ansiedade. As amígdalas também são responsáveis por memórias emocionais.

A amígdala é a estrutura celebral  envolvente mais importante na reatividade imediata ao medo é a  ira.

Amígdala
- Parte integrante do sistema límbicos, localizado no interior de cada hemisfério, no lombo temporal.
- Processa o significado emocional dos estímulo, gerando reações emocionais e comportamento imediato.

As emoções são importantes?

Sim, estas têm um papel importante na vida de cada um de nós, pois:
-      alerta para o perigo.
-      Proporciona a hipótese de criar laços com os outros.
-      Influência na tomada de decisão.
-      Altera nosso comportamento.
-      Fornece aos outros informações sobre o nosso estado interno.    


E o sentimento o que é?

Sentimento é orientado para o interior, sendo que os sentimentos são gerados por emoções e sentir emoções significa ter sentimentos. O sentimento é mais duradouro que a emoção; mais estável e compreende mais emoções, por exemplo, amor é alegria, ânsia, excitação, raiva , medo, tristeza etc.

O sentimento é um processo mental relativamente estável, resultante da emoção. É uma expectativa subjetiva dos afetos e das emoções. Diferencia da emoção por se subjetivo e cognitivo e é inseparável dos valores. Um sentimento é privado, não observáveis pelos outros, ao contrário da emoção.

O ser humano enquanto ser dotado de consciência, analisa, interpreta, organiza e reflete sobre os seus próprios sentimentos, isto é, constrói sentimentos a partir dos mesmos.

O sentimento é a construção de uma estrutura emocional vivenciada. Pode se tornar maior e permanecer no indivíduo por toda uma vida ou se transformar em modelo afetivo ( amor x ódio, por exemplo). Fazemos grande confusão com a nominação de emoções  e sentimentos. Faltam palavras para expressar tudo que sentimos. A grande maioria das pessoas pensam que emoção e sentimentos são a mesma coisa, mas não são. A emoção se manifesta rapidamente e pode passar. Já o sentimento é internalizado, racionalizado, dura muito tempo.  Alguns podem transformar-se em doença.

Os sentimentos são informações que os seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação  de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses  correlatos. Todo ser humano é dotado de sentimento e eles são diferentes entre si. A parte do celebro que processa as emoções e denominada de  sistema límbicos. Sendo alvo de estudo da medicina , biologia , filosofia e psicologia. O termo sentimento é muito usado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Sendo assim, os sentimentos seriam ações decorrentes de decisão, além das sensações físicas que são sentidas como consequências de amar, por exemplo.


"O que a Bíblia diz sobre a ira?"

Lidar com a ira é um tópico muito importante. Um conselheiro experiente disse que 50% das pessoas que vieram ao seu consultório para aconselhamento tinham problemas com ira. Ela pode destruir a comunicação e acabar com relacionamentos, além de arruinar a alegria e saúde de muitos. É muito comum que pessoas tentem justificar sua ira, ao invés de aceitar a responsabilidade por seu comportamento. Há um tipo de ira que a Bíblia chama de indignação justa, mas ela não deve ser confundida com a ira da qual estamos falando aqui.

Em primeiro lugar, ira nem sempre é um pecado. Deus é raivoso (Salmo 7:11 - Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Marcos 3:5 - E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.),
e os crentes são comandados a se irarem (Efésios 4:26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.). Duas palavras gregas são usadas no Novo Testamento para a nossa palavra “ira”. Uma (orge) significa “paixão, energia”; a outra (thumos) significa “agitado, fervendo”. O dicionário Webster define a ira como “emoção excessiva, paixão despertada por um sentimento de injustiça ou erro”; essa injustiça pode ter sido contra nós ou outra pessoa. Biblicamente falando, a ira é uma energia dada por Deus para nos ajudar a resolver problemas. Exemplos de ira bíblica incluem Paulo confrontando Pedro por causa de seu mau exemplo em Gálatas 2:11-14 -Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?; Davi estando chateado ao escutar o profeta Natã narrando sua injustiça (2 Samuel 12) e Jesus ficando irado pela forma em que alguns judeus tinham defamado o louvor no templo de Deus em Jerusalém (João 2:13-18 - (15) E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; ). Note que nenhum desses exemplos de ira envolveram auto-defesa, mas defesa de outras pessoas ou de um princípio.

No entanto, a ira se torna um pecado quando é causada por motivos egoístas (Tiago 1:19-20 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.), quando o objetivo de Deus é destorcido (1 Coríntios 10:31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.), ou quando a ira permanece por muito tempo (Efésios 4:26-27 - 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.Não deis lugar ao diabo.)
Ao invés de usar a energia gerada pela ira para atacar o problema em mão, a pessoa é que acaba sendo atacada. Efésios 4:15, 19 diz que devemos falar a verdade em amor e crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, e não permitir com que palavras insensíveis ou destrutivas saiam de nossas bocas. Infelizmente, esse falar venenoso é uma característica comum do homem pecador (Romanos 3:13-14). A ira se torna um pecado quando permitimos com que transborde sem limites, resultando em um cenário no qual todos presentes se machucam (Provérbios 29:11 - O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.), devastando tudo e todos, com consequências irreparáveis. A ira também se torna um pecado quando o que está irado se recusa a se acalmar, e acaba guardando rancor ou mágoas dentro de si (Efésios 4:26-27). Isso pode causar depressão e irritabilidade com qualquer coisinha, geralmente com coisas que não tinham nada a ver com o problema original.

Podemos lidar com a ira de uma forma bíblica:

1) Ao reconhecer e admitir que nossa ira e a forma na qual lidamos com ela são egoístas (Provérbios 28:13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.). Essa confissão deve ser a Deus e àqueles que se machucaram como resultado de nossa ira. Não devemos minimizar esse pecado e dizer que “as coisas esquentaram um pouco o outro dia” ou ao tentar transferir a culpa: “bem, se você não tivesse agido do jeito que agiu...”

2) Ao ver que Deus tem controle sobre tudo. Isso é de grande importância especialmente quando outras pessoas fizeram algo para nos ofender especificamente. Tiago 1:2-4; Romanos 8:28-29 e Gênesis 50:20 apontam ao fato de que Deus é soberano e em total controle sobre TODAS as cirscunstâncias e pessoas que cruzam nosso caminho. Nada acontece conosco que Ele não permite. E assim como todos esses versículos ensinam, Deus é um Deus BOM (Salmo 145:8,9,17) que faz coisas boas e usa todas as coisas em nossas vidas para o nosso bem e para o bem daqueles que estão ao nosso redor! Refletir nessa verdade até que penetre nossas cabeças e corações vai influenciar como reagimos com aqueles que nos machucaram muito.

3) Ao dar espaço para a ira de Deus. Isso é especialmente importante em casos de injustiça, especialmente quando executados por homens “malignos” a pessoas “inocentes”. Gênesis 50:19 e Romanos 12:19 nos dizem que não devemos fazer o papel de Deus. Deus é correto e justo, e podemos confiar que Aquele que conhece tudo e vê tudo vai agir justamente (Gênesis 18:25).

4) Ao não retornar mal ao invés do bem (Gênesis 50:21; Romanos 12:21). Isso é de grande importância para converter nossa ira em amor. Assim como as nossas ações se originam em nossos corações, assim também nossos corações podem ser alterados por nossas ações (Mateus 5:43-48). Isso quer dizer que podemos mudar nossos sentimentos em relação a uma pessoa ao mudar como escolhemos agir ao redor dessa pessoa.

5) Ao escolher se comunicar bem para resolver o problema. Há quatro regras básicas para comunicação, de acordo com Efésios 4:15,25-32:

a) Seja honesto no seu falar (Efésios 4:15,25). As pessoas não podem ler nossas mentes. Fale a verdade EM AMOR.

b) Não acumule (Efésios 4:26-27). Não devemos permitir que o que está nos incomodando acumule até que finalmente perdemos o controle. Compartilhar e lidar com o que está nos incomodando antes de chegar a esse ponto é muito importante.

c) Ataque o problema, não a pessoa (Efésios 4:29,31). Devemos manter o volume de nossa voz baixo (Provérios 15:1). Gritaria é geralmente considerada uma forma de ataque.

d) Aja, não reaja (Efésios 4:31-32). Por causa de nossa natureza pecaminosa, nosso primeiro impulso é geralmente pecaminoso (verso 31). O tempo que passamos “contando até dez” deve ser usado para refletir em uma resposta que agrada a Deus (verso 32) e para nos lembrar que a ira deve ser usada para resolver problemas, não para criar outros problemas maiores.

6) Em último lugar, devemos fazer a nossa parte para resolver o problema (Atos 12:18). Não podemos controlar como outras pessoas vão responder, mas podemos cuidar do que deve ser mudado da nossa parte. Superar um temperamento explosivo não vai acontecer da noite para o dia. No entanto, através de orações, estudos Bíblicos e dependência do Espírito Santo de Deus, podemos ter vitória. Assim como talvez nós deixamos com que a ira fizesse parte de nossas vidas através de prática habitual, também precisamos praticar responder da forma correta até que se torne um novo hábito que substitui os velhos hábitos. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário