domingo, 3 de dezembro de 2017

Pais convertidos aos filhos o que é? E filhos convertidos aos pais o que é?



Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição”. (Malaquias 4:5-6)

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6.1-4).

Eu gostaria de chamar a sua atenção para esta expressão: “Converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais”.
Estes são os dois últimos versículos  do Antigo Testamento. Queria que você gravasse essa expressão. Talvez você já tenha lido, já conheça muito esses versículos, mas gostaria que você, junto comigo, refletisse nesta verdade: “o coração dos pais convertido aos seus filhos e o coração dos filhos convertido aos seus pais”.
Todos aqui estão contemplados nesses versos, pois todos são filhos. Se não são pais, são filhos pelo menos. Ainda que nem todos aqui tenham seus pais vivos, essa é uma verdade que permanece. Mesmo que os nossos pais já tenham passado desta vida, ainda assim, nós temos a necessidade de ter o coração convertido a eles, mesmo eles não estando mais presentes conosco.
Eu me lembro de uma senhora que conhecemos há muitos anos. O grande problema dela era uma questão que ela tinha com sua mãe. Por mais de 26 anos, ela tinha problemas de relacionamento com sua mãe e não conseguia resolver esse problema. A sua mãe era viva, apesar do tratamento psicológico  que fazia, tinha algo permanecia sem solução com os ressentimentos residuais em seu coração. Era alguém que precisava além de tratamento psicológico, ter o seu coração convertido à sua mãe.
Essa é uma palavra para hoje, para agora. Apesar de ser uma convertida a Jesus Cristo, é  preciso que imediatamente também ter o seu coração convertido a seus pais; e se são pais, precisam ter o coração convertido aos seus filhos também. Você pode ser convertido a Jesus, mas pode ser que você ainda não tenha convertido o seu coração a seus filhos; pode ser que você, filho, não tenha ainda convertido o seu coração a seus pais.
O Senhor fechou, vamos dizer assim, o Antigo Testamento, a antiga aliança, falando dessa palavra e desta promessa: que viria o profeta Elias, e converteria o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais.

“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado”. (Lc 1:17)

Percebam que no Novo Testamento foi ampliado o que foi dito no Antigo Testamento. João Batista, que veio no espírito e no poder de Elias, veio preparar o caminho do Senhor. A forma de preparar caminho ao Senhor é que os pais fossem convertidos aos seus filhos e converter os desobedientes à prudência dos justos, com o objetivo de habilitar para o Senhor um povo preparado.
Nós estamos às portas da volta de Jesus, ELe está voltando. Mas é preciso se preparar para o Senhor, o povo do Senhor precisa se preparar à ELe. Dentro desse nosso “preparar para o Senhor” está relacionado à conversão dos corações: dos pais aos seus filhos e dos filhos a seus pais.
Quem já viveu um pouco, olhando para trás, uns trinta ou cinquenta anos, a situação era outra. E quanto mais se aproxima do tempo da volta do nosso Senhor, mais a iniquidade e maldade crescerão e mais difíceis serão os tempos! E você, que é um filho de Deus, está iludido achando que os dias estão melhores? Você que tem a Palavra do Senhor para se orientar, está sossegado, não está se preparando porque acha que tudo vai bem?
Este é um assunto muito grave, as famílias estão sendo destroçadas, os filhos – estou falando aqui das famílias cristãs, não estou falando das famílias que não conhecem a Deus – estão indo para caminhos totalmente difíceis, longe do Senhor. Os problemas são grandes, terríveis, muitas dores, muitas lágrimas, muitos sofrimentos. Mas o caminho de benção e paz seria que, hoje, você, que é pai e mãe, convertesse o seu coração aos seus filhos; e você, filho, que já se converteu a Jesus Cristo, converta seu coração aos seus pais. Isso trará benção, paz, harmonia, grandes coisas de Deus para a vida de vocês.
O tempo que nós vivemos é um tempo urgente. Mas, ainda que não fosse um tempo urgente, ainda que não fossem os últimos dias, ainda que não fossem esses dias trabalhosos que Paulo, o apóstolo, fala, você deveria ser alguém que atendesse a esse chamado de Deus. Pai e mãe: se você é convertido ao Senhor Jesus, agora converta-se a seu filho. Filho: se você se converteu ao Senhor Jesus, agora converta-se a seus pais.
Essa expressão até parece estranha. Mas só depois de muitos anos de ter me convertido ao Senhor, feito o curso de teologia e quando estava preparando uma palavra para apresentar, meu coração foi impactado a refletir nesse texto da Palavra. Imediatamente, tive que fazer um acerto diante de Deus e diante de meus pais, mesmo eles fora do meu convívio,  percebi que eu não fui correto, e eu precisava reconhecer que, não estava com meu coração convertido a eles. É algo que não combina; você ser convertido a Jesus e não ser convertido a seus pais e a seus filhos.

Mas, o que é conversão aos pais ou aos filhos? É o que é ser convertido? Faça uma analogia simples com a sua conversão a Jesus:  quem era você antes de se converter a Jesus e o quem é você agora convertido a Ele? Qual era o seu relacionamento antes com Jesus e agora convertido a Ele?
Antes você não clamava ao Senhor, mas agora você se converteu ao amor do Senhor; agora está em seu coração. Antes você não amava o Senhor, antes você não cria no Senhor, não ouvia Sua palavra, não dava atenção para Ele, não queria ouvi-lo, não queria ter comunhão com Ele. Talvez você até ridicularizasse e blasfemasse Jesus, mas agora você converteu seu coração pelo poder do Espírito de Deus, e você deseja ter comunhão com o Senhor, você se arrepende daquilo que fez de errado com Ele, você chega diante do Senhor com um relacionamento em que você tem aquela intimidade com Ele, você ama o seu Senhor. Agora você elogia o seu Senhor, fala de Seus feitos, você o honra porque é convertido a Ele. Assim, também, do mesmo modo, se você é convertido ao seu pai ou se você é convertido aos seus filhos, você passará por essas questões.

Vamos enumerar algumas características de pais convertidos aos seus filhos e filhos convertidos a seus pais.

Vejamos!

Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Ml 4.6).

Nos tempos atual cresce a desagregação da família, o conflito entre pais e filhos, a hostilidade e frieza nos relacionamentos familiares é uma grande tragédia para a nação.
Os pais precisam investir nos filhos e os filhos precisam honrar os pais. Os pais precisam ser exemplo para os filhos e os filhos precisam seguir a pegada dos pais.
Os pais precisam criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor e os filhos precisam obedecer aos pais. Os pais precisam ser discipuladores dos filhos e os filhos precisam ser discípulos dos pais!


O Antigo Testamento encerra sua mensagem com esta promessa de que o precursor do Messias viria ao mundo e converteria o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais. O pecado abriu um abismo na relação entre pais e filhos. Há pais que desprezam os filhos e filhos que desonram os pais. Há pais que esmagam os filhos e filhos que maltratam os pais. Há pais que abandonam os filhos e filhos que rejeitam os pais. Há pais que superprotegem os filhos e filhos que chantageiam os pais. Cresce a cada dia o conflito de gerações. A parede que separa os pais dos filhos torna-se cada vez mais alta. Nesse cenário de conflito familiar é imperativo que o coração dos pais seja convertido aos filhos.

Como os pais podem ter seu coração convertido aos filhos?

1. Os pais são convertidos aos filhos, quando os pais entendem que seus filhos são herança de Deus.

Nossos filhos são o nosso maior tesouro, a nossa verdadeira riqueza, a nossa mais preciosa herança. Os filhos são presentes de Deus aos pais. São confiados aos pais para serem criados na disciplina e admoestação do Senhor. Os nossos filhos devem ser mais filhos de Deus do que nossos filhos. Como mordomos de Deus os pais deve cuidar deles para que sejam vasos de honra nas mãos do Senhor,  prepará-los para a vida e não para viverem em nossa constante dependência. Inculcar  neles as verdades de Deus para que aprendam amar ao Senhor de todo o coração.

2. Os pais são convertidos aos seus filhos, quando eles oram pelos filhos.

A geração atual são ocupada demais para orar. A olhos vistos , os pais, dessa nova geração, tem pouco tempo, mas o tempo disponível   é lutando pelo bem dos  filhos, dando-lhes o melhor abrigo, as melhores roupas, as melhores escolas, as melhores oportunidades, mas descuida de orar por eles. Preparam para o sucesso, mas investe pouco no conhecimento a Deus. Investem  na vida profissional do seus  filhos e muito pouco na vida espiritual. Falam muito de Deus para os nossos filhos, mas muito pouco deles para Deus. Lutam para ver nossos filhos crescendo na vida, mas labutamos pouco para vê-los crescendo no conhecimento e na graça de Cristo. Orar pelos filhos é o  maior trabalho, o nosso melhor investimento para seus filhos, otimizem de maneira sabia de otimizar um tempo para apresentar seus filhos ao Senhor, otimizem  o tempo.

3. Os pais são convertidos aos seus filhos, quando os pais não desistem de ver seus filhos salvos.

Os pais não devem descansar até ver seus filhos salvos. Nossos filhos não são naturalmente filhos de Deus. Mesmo aqueles que nascem debaixo da aliança, precisam nascer de novo. Mesmo aqueles criados na igreja, precisam ter uma experiência pessoal com Cristo. Não basta aos nossos filhos frequentar a igreja desde o berço, eles precisam ser regenerados pelo Espírito. Não basta a eles estarem cheios de religiosidade, precisam estar cheios do Espírito Santo.

4. Pais são convertidos ao filhos, quando os pais estão comprometidos em ensinar seus filhos no caminho em que devem andar.

Os pais não devem ensinar o caminho que os filhos querem andar nem o caminho que devem andar. Os pais devem ensinar os filhos no caminho em que devem andar. Ensinar no caminho é ser exemplo( O mal exemplo de Davi e sua falta de correção correta e amorosa para com seus filhos, levou sua família à ruína). É servir de modelo para os filhos. Nossas ações gritam mais alto do que nossas palavras. Somos como espelho para os nossos filhos. Pais convertidos aos filhos não os provocam à ira nem trata-os com amargura, para que não fiquem desanimados, mas criam-nos na disciplina e na admoestação do Senhor. Quando os pais criam na admoestação do Senhor, eles mostram a verdade, mesmo que os filhos não o aceitem que os frustem em suas vontades( Eli era sacerdote em Israel e escolheu seus filhos para administrar o templo e os filhos de Eli desobedeceram e deu mau testemunho - 1Sm 2.22. Eli até que chamou a atenção de seus filhos, só que já era tarde demais e eles não fizeram caso do conselho de seu idoso pai. A correção, a disciplina, a educação e, principalmente, o temor do Senhor, são coisas que se ensina nos primeiros anos de vida de uma criança. Caso similar foi a omissão de Davi em corrigir Amon. Nos dois casos Eli e Davi perderam seus filhos). Pais convertidos aos filhos não encobrem a eles o legado que receberam. Pelo contrário, conta à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Pais convertidos aos filhos lutam para que eles coloquem em Deus a sua confiança sem jamais se esquecerem dos feitos de Deus. Que Deus nos ajude a cumprir, com fidelidade, nossa honrosa missão e que o nosso coração seja convertido ao coração dos nossos filhos!

5. Pais são convertidos aos filhos quando priorizam a família

Davi queria expandir seu reino. Muitos também querem expandir seu ministério, mas não dão valor aos problemas na família. Quando Davi soube do incesto de Amnom com Tamar ele nada fez, apesar de ter ficado irado. Através disso alimentou o ódio de Absalão por Amnon e a insatisfação e insubmissão (por causa da justiça) a seu pai Davi. (2 S, 13:21-22). Davi também pecou quando não tomou atitude contra Absalão por ter assassinado seu irmão. Foi criado em Absalão um senso de justiça que não viu em seu pai(2 Sm 15:4). É por isso que não devemos ter preferência por algum filho em detrimento do outro.
Portanto, a omissão dos pais em não “criar” seus filhos nos caminhos do Senhor é a pior das negligências.

6. Pais são convertidos aos seus filhos quando ensinam aos seus filhos o princípio de autoridade

Davi não ensinou os valores hierárquicos – Um dos mandamentos com promessa é honrar pai e mãe(Dt 5:16; Ef 6:3;Mt 15:4;19:19). Os filhos de Davi tinham ambição como o pai, mas isso não provinha de Deus. Vemos isso em Absalão e Adonias que demonstraram não obedecer a autoridade constituída.
O principio de autoridade é bíblico (Cl 3:18-22)

7. Filhos são convertidos a seus pais, quando os filhos honram os pais.

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6.1-4).

"O quinto mandamento revela a sustentabilidade divina da estrutura familiar e da ordem social."

O significado de "honrar" do quinto mandamento da lei de Deus


O verbo "honra" significa respeitar ou estimar uma pessoa. É um sentimento bonito, mas não significa muito concretamente. Ter respeito pelos seus pais pode ser apenas ter uma boa opinião sobre eles. Uma pessoa poderia facilmente "honrar" os seus pais com o coração, sem fazer muito para demonstrar isso. Para complicar, Levítico 19:3 nos diz para "temer" os nossos pais. É um mandamento diferente? Por sorte, o original em Hebraico nos ajuda a esclarecer o significado de "honra": כַּבֵּד אֶת-אָבִיךָ וְאֶת-אִמֶּךָ. A palavra hebraica para "honra" é kabed. Este verbo é derivado da raiz   K-B-D, que significa "pesado, importante". Então a tradução literária deste mandamento é: "Dê peso a teu pai e a tua mãe". Mas o que isso significa?


Imagine uma barraca em uma praia com muito vento. As estacas da barraca não podem segurar a barraca com firmeza na areia e a barraca pode voar facilmente. A solução? É necessário amarrar a barraca em pedras pesadas. Mas estas pedras são pesadas e devem ser trazidas de longe. Honrar os seus pais significa aceitar as responsabilidades da família, trazendo ativamente pedras pesadas à barraca familiar. Quando somos crianças, isso significa obedecer os desejos dos nossos pais sem desobediência. Quando somos adolescentes, isso significa ter mais iniciativa, aceitar mais responsabilidades, começar a ser independente. E quando somos adultos, isso significa devolver a boa vontade e cuidar ativamente dos nossos pais. Em cada estágio de nossas vidas, temos a obrigação de "adicionar peso" na barraca familiar, executando atos "pesados" que honram os nossos pais e em consequência, nós mesmos.

O quinto mandamento da lei de Deus trata da relação dos filhos com os pais. Duas palavras resumem o dever dos filhos para com os pais: Obediência e honra. Quando Paulo escreveu esta carta aos Efésios estava em vigência no Império Romano o regime do pater postestas. O pai tinha o direito absoluto sobre o filho: podia casá-lo, divorciá-lo, escravizá-lo, vendê-lo, rejeitá-lo, prendê-lo, e até matá-lo.
Hoje estamos vivendo o outro extremo. Na década de 60 irrompeu com os hippies uma contracultura. Os jovens se revoltaram contra a autoridade dos pais e se rebelaram contra toda sorte de autoridade institucional.
O apóstolo menciona três motivos que devem levar os filhos a honrarem e serem obedientes aos pais: a natureza, a lei e o evangelho.

Em primeiro lugar, a natureza (Ef 6.1). “Filhos obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”. A obediência dos filhos aos pais é uma lei da própria natureza, é o comportamento padrão de toda a sociedade. Os moralistas pagãos, os filósofos estóicos, a cultura oriental (chineses, japoneses e coreanos), as grandes religiões como Confucionismo, Budismo e Islamismo defendem também essa bandeira. É antinatural os filhos desobedecerem aos pais. A desobediência aos pais é um sinal de decadência moral da sociedade e um sinal do fim dos tempos ( Rm 1.28-30; 2Tm 3.1-3).

Em segundo lugar, a lei (Ef 6.2-3). “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”. Honrar os pais é mais do que obedecê-los. Os filhos devem prestar não apenas obediência aos pais, mas, também devotar a eles amor, respeito e cuidado. É possível obedecer sem honrar. Na imortal parábola que Jesus contou, o irmão do filho pródigo obedecia ao pai, mas não o honrava. Há filhos que desamparam os pais na velhice. Há outros que trazem flores para o funeral dos pais, mas jamais lhes presentearam com um botão de rosas, enquanto estavam vivos. Honrar pai e mãe é honrar a Deus (Lv 19.1-3). Porém, resistir a autoridade dos pais é insurgir-se contra a autoridade do próprio Deus. Honrar pai e mãe traz preciosos benefícios (Ef 6.2,3). A promessa consiste em prosperidade e longevidade. No Velho Testamento as bênçãos eram terrenas e temporais, como a posse da terra. No Novo Testamento nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo (Ef 1.3). Um filho obediente livra-se de grandes desgostos. Quantos desastres seriam evitados se os filhos ouvissem o conselho dos pais! Quantos casamentos desastrosos jamais aconteceriam se os filhos ouvissem a orientação dos pais! Quantas companhias nocivas, que levam para o abismo, seriam evitadas se os filhos ouvissem os pais! Quantos namoros turbulentos jamais começariam se os filhos atendessem à orientação dos pais! Obedecer pai e mãe é um antídoto contra grandes desastres na vida! A obediência deve ser de coração. Uma estória mostra isso: certo dia a mãe de um adolescente colocou seu filho de castigo em seu quarto, perguntado a ele sobre a situação vivida ele respondeu, meu corpo está aqui fechado mas minha mente está em outro lugar isso não me ensina nada, só me irá é gera ódio.

Em terceiro lugar, o evangelho (Ef 6.1): “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor…”. O apóstolo Paulo em Colossenses 3.20 fala que os filhos devem obedecer aos pais em tudo, já Efésios 6.1 equilibra dizendo que devem obedecer no Senhor. O que Paulo está ensinando? Os filhos devem obedecer aos pais porque eles mesmos são servos de Cristo. Eles devem obedecer aos pais por causa do relacionamento que têm com Cristo. Em Cristo a família é resgatada à plenitude do seu propósito original. Nossos relacionamentos familiares são restaurados porque estamos no Senhor. Porque estamos em Cristo, nossos relacionamentos são governados por ele. Quanto mais servos de Cristo somos, mais harmoniosa será a relação entre filhos e pais. Porque os filhos vivem para a glória de Deus e têm deleite em fazer sua vontade, eles aprendem a obedecer aos pais porque isto é agradável ao Senhor (Cl 3.20).

" Filhos obedeçam a seus pais, como estivessem obedecendo ao Senhor".





Nenhum comentário:

Postar um comentário