domingo, 19 de junho de 2022

JESUS, TIAGO E EU - APRENDENDO A PERSEVERAR NA ADVERSIDADE, NAS TRIBULAÇÕES, NOS OBSTÁCULO DA VIDA.

  

 Texto básico Tg 1:12-19

 

 Oremos

Senhor nós te bendizemos, nós te bendizemos por que tu nos ensina, tu nos orienta e nos dá sabedoria.

Senhor eu quero te pedir agora em nome de Jesus que nos ajude na palavra que será dada, porque o momento pode ser crítico.

 Este momento que vamos está com a tua palavra sendo lançada, para reflexão dos valores da vida. Oh Deus!Este momento pode ser decisivo para o leitor e ouvinte.

Oh Deus a eternidade para nós pode mudar a partir de agora, a partir de decisões tomadas e de decisões concebidas.

 É por isso Senhor é que nós te pedimos ajuda a tomar qualquer decisão, sabe porque Senhor?É por que para nós mesmo é muito difícil, nós somos muito pequenos, a nó falta sabedoria, o nosso querer não é o teu querer, ajuda a tomar decisões conforme o teu querer e nos ajuda a querer o teu querer.

 Deus, como posso decidir valores imortais se sou mortal? Como meu Deus se sou pecador decidir valores santo? Somente tua palavra e o teu querer faze-nos decidir esta coisa.

Deus eu sou finito e vou falar sobre valores infinito, às pessoas que estão neste lugar são pessoas finitas e vai ouvir verdades infinitas e é por isso Senhor Jesus que te pedimos que tu nos ajudes e nos ilumine a entender o que tu queres falar e que conserve cada um dos presentes e leitores com o coração aberto a receber a tua palavra durante todo período que está sendo proferidas.

 Assim te peço em nome do teu filho Jesus, AMÉM. 

  

 Introdução

 

Eu e minha esposa Giovanna após casarmos fomos morar em Paulo Afonso, eu morava e Campina Grande e Giovanna em João pessoa. As vantagens que o emprego nos oferecia para morar em Paulo Afonso era algo tentador, pois além da Empresa que eu iria trabalhar ser de renome nacional, a empresa nos oferecia, para deixar os nossos familiares e começar uma nova vida em Paulo Afonso o seguinte: um bom salário, casa, água, luz, telefone, manutenção da casa, carro, telefone e o mais importante estabilidade no emprego. Foram quatro anos de lua de mel, lá nasceu a nossa tão esperada filha que a chamamos de Ana. Tudo de bom acontecia em nossas vidas, parecia que tudo dava certo. Mas, porém, todavia, contudo fomos convidados para trabalhar  na cidade Recife, na mesma empresa é claro, eu e minha esposa conversamos e resolvemos aceitar. Compramos um apartamento pequeno, era nosso, e fomos para Recife. A nossa vida continuava fluindo com facilidade e sem percalços e no ano de 1983 nasce o segundo filho Eduardo mais uma benção em nossas vidas. Passados três anos, em 1986 resolvemos trocar o apartamento, pois a nossa família estava crescendo e sabe que aconteceu? conseguimos vender o nosso e comprar em processo de cansadinha, vejam que em nossas vidas tudo dava certo. O apartamento que compramos era um sonho media 205 m2, bom né. Dois anos passamos neste apartamento e as adversidades, os percalços, as lutas começaram acontecer em nossas vidas, vejam o que aconteceu:

“Passados 26 dias do mês de novembro de 1986, 15:30 Horas recebi um telefonema angustiado de minha esposa, ela dizia seguinte: Amor! Vem me buscar eu não estou me sentindo bem, ela repetia eu olho no espelho e não me vejo, eu não estou bem, eu não me sinto neste lugar tudo esta longe, ela neste momento estava na escola dos meninos, onde acabara de apanhar como de costume. Sai do trabalho e ao me encontrar com ela caiu em prantos e fomos a uma psicóloga, que por sua vez nos recomendou a psiquiatra e foi ai que tudo começou. Ela só tinha vinte e seis anos de idade quando foi diagnosticado o primeiro sintoma de depressão. Ela simplesmente não aparentava motivos para ter esta devastadora doença. Vejam só, aparentemente não havia motivo para o problema: tínhamos um padrão financeiro sem dificuldades, considerado bom, não estávamos passando por problemas conjugais, tinha dois lindos filhos: um de 06 e outro de 03 anos, um apartamento que era bom e ela curtia. Tudo, tudo transcorria normalmente em sua vida até tinha voltado a estudar Inglês e trabalhava como professora de Inglês. Até que a doença chamada depressão retirou sua paz e a tranquilidade de toda família.

Em busca de explicação para o problema ela realizou Exames Médicos com endocrinologista, consultas com Psiquiatras e Psicólogos, todos estes exames buscava uma explicação para o problemas vividos. Um indicava certos tipos de remédios, outro desfazia dentro da ética o que o outro passava, uns indicavam a Psicologia com suporte a Psicoterapia, outro desfazia, uns indicava a sonoterapia outros o choque elétrico e assim ela escalava montanhas de médicos, métodos diferenciados de Psicoterapia e remédios em busca da sua cura, mas o problema da depressão só piorava. Toda criatura que diz ser Cristã procura também na sua religião como Suporte para a cura. Ela era Católica. Idolatra a ponto de beijar imagens antes de dormir e sem pestanejar  procurou a cura através do padre da paróquia que ela frequentava, mais uma vez não logrou sucesso. O sofrimento de uma pessoa com distúrbio emocional motivado pelo depressão é tão intenso que até a cura pela religião espíritas e seitas que aplicavam banhos de pipocas serviu como meio de cura, no entanto ela não sentia mudanças no sintoma apresentado, ela só piorava”.

O sofrimento vivido pôr essa mulher era tão grande, que a levou a se entregar com cada sugestão apresentada. Para se ter uma idéia isto aconteceu pôr mais de oito anos e que terríveis oitos anos! Tudo era centrado na doença de minha esposa. Os médicos eram taxativos em afirmar que o caso dela não tinha mais solução, e alguns afirmavam só Deus! E como nós não conhecíamos a DEUS começamos a acreditar que o problema dela não tinha mais cura. Ela estava viva fisicamente, mas sua alma estava morta. Ela olhava, mais não via, seu olhar era fixo e sem vida. Ela beijava, mas não sentia. Ela abraçava, mas não tinha calor nas sua emoções. Ela enfim estava definhado e a nossa família também estava descendo a ladeira, ela sofria de um lado, eu sofria do outro e os filhos nem pensar! 

 

Meus irmãos, quando eu me lembro desses anos, eu fico pensando que existe acontecimentos na vida da gente que a gente entra, que agente compra, que agente faz e que de repente surge os percalços não previstos, coisas que vai acontecendo que a gente nunca imaginava que aconteceria com as nossas vidas, acha que só acontece com os outros. E o pior irmão é que estas dificuldades são as exatamente aquelas que a gente não sabe como resolver, muitas delas a gente pensa que a decisão tomada era a melhor e  no entanto se torna em problema, muitas vezes torna um mico mesmo.

 

Tem gente que diz: olha eu namorei fulano pensando que ia ser feliz, mais foi um grande entrave em minha vida. Tem gente que diz: eu sai do emprego para trabalhar em uma outra empresa que me ofereceu melhores condições de trabalho e perspectiva de crescimento, mas para ele foi uma grande limitação profissional até o salário foi congelado, tudo deu errado. Tem gente que diz: comprei um carro, viajei de férias, fui a uma Igreja, pensando que todas estas decisões iriam ser maravilhosa e foi um verdadeiro ossos do ofício. Foi só problemas.

 

Irmãos as adversidades não só acontece nos grandes eventos, acontece até mesmo quando você sai para se divertir, como: um jogo de futebol, um casamento, a um cinema ou a um teatro. Carlos Drumonnd de Andrade escreve para seus leitores um poema que mostra que eu e Você vai andando por um caminho e que de repente no meio do caminho surge um imprevisto. Vejam abaixo na integra um trecho do poema “No meio do caminho” do poeta Carlos Drumonnd de Andrade.

 

No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho!”.

  Tinha uma pedra, no meio do caminho.

  Tinha uma pedra.

  Nunca me esquecerei deste acontecimento na vida das minhas retinas tão fatigadas.

  Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra.

  Tinha uma pedra no meio do caminho. No meio do caminho tinha uma pedra.”“.

 

A beleza deste poema e exatamente porque o autor não consegue tirar as pedra do meio do caminho e não consegue ir para frente, quando ele quer andar ele tropeça porque tem sempre uma pedra no meio do caminho. Assim mesmo irmãos, visitante e leitores, não adianta mentirmos para nós mesmos, é a nossas vidas. As coisas vão dando certo, mais de repente tem uma pedra no meio do caminho. A gente faz mil planos, mais não adianta tem uma pedra no meio do caminho. Muitas vezes a gente diz: agora vai dar certo! Ai tem uma pedra no meio do caminho. Isto é a nossa vida.

 

E o mais interessante, existe muitas exceções é claro, no meio evangélico existe  pessoas que criaram uma idéia de que a tarefa principal da igreja é remover as pedras do meio do caminho, o lema é “abre alas que eu quero passar”. Ainda existe pessoa que pensam que somos cristão para retirar as pedras do meio do caminho. Certo dia estava fazendo um curso sobre “Como ensinar Bíblia”, e no inicio do curso houve, como de costume, apresentações dos alunos, do professor e logo após a professora nos entregou um tema para reflexão e posterior comentários, ao final da leitura a professora pediu para que os alunos comentasse sobre o tema, veja o tema abaixo:

 

“A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que deve passar os homens para que eles venham a ser o que deve ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra – dentes, impróprio para comer”.

Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.

Assim acontece com  a gente. As grandes transformações acontece quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. Só elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor. Mais, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perde um enter querido (filho, esposa, esposo, pai, mãe), ficar doente, perder um emprego, ir a falência. Pode ser o fogo que vem de dentro: medo, depressão.

Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade de transformação.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que há sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo que é capaz. Ai, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: Bum! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.

Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém.

Terminando o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficaram os piruás que não serve para nada. Seu destino é o lixo. E você, o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá? Ou ainda é um milho que falta ser colocado sob o poder do fogo? Não responda agora.”

 

O texto é bastante interessante e sugestivo por este motivo algumas pessoas ainda não sabiam a onde se enquadrar, se milho de pipoca, se pipoca ou piruá, mais as respostas mais comuns foram: “ é isso mesmo!”, “Muito bom!”, “O difícil é apagar o fogo!” e outros respondiam acho que ainda sou milho de pipoca. Porém em determinado momento, a professora disse: Valter e você? Eu calado lá no meu canto refletindo o texto respondi: ainda estou sendo queimado, mais queria fazer um simples comentário? A professora repondeu tudo bem pode falar? Então perguntei: Professora, o parágrafo citado no texto “Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade de transformação” não é bíblica, pois o evangelho de Jesus não manda a gente apagar o fogo, ele manda agente perseverar, manda que a gente vença os obstáculos, vença as pedras que estão no meio do caminho, Jesus disse: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo Jo 16:33”.“Confirmando as almas dos discípulos, exortando-os. Perseverar na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus, AT 14:22”.“Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam Tg 1:12”

 

E é neste contexto que Tiago em sua epistola diz: Não, não, na vida nós não temos que nos preocupar de tirar as pedras do meio do caminho. Ele diz: que devemos aprender a triunfar e a perseverar, mesmo que haja pedras no meio do caminho. Tg 1:2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”.

 

Não conheço nada na Bíblia que Jesus tenha prometido de que o fato de sermos Cristão, de você se converter, de você abraçar a Fé, de você se tornar um discípulo de Cristo  ou você se transformando em tudo isto, você não terá mais pedras no meio do caminho ou fogo da transformação. Não, não, não, Jesus não prometeu isso, muito pelo contrário, Jesus disse no evangelho de João 16:33 “... No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Isso são palavras de Jesus, essa é a promessa: Você vencerá o mundo, como ele venceu. Irmãos, leitor o fato de ele ter vencido o mundo ele não tirou as pedras do meio do caminho, a bíblia não diz que seremos isento de tribulações e percalços na vida. Não, não, não, Pneus continuarão serão furados, carros se quebrarão, haverá perda de empregos, doenças acontecerão, existirão relacionamentos problemáticos. Não seremos poupados de nada disso. Meus queridos irmãos e leitores o que recebemos da fé cristã, o que recebemos de Jesus é a força, é o poder do Espírito Santo para triunfar a despeito do nosso caminho está cheio de pedra  ou no meio do fogo.

 

Quero abrir um parentes aqui e peço a você a abrirem as bíblia no livro de Atos capitulo 14, versículos de 15 a 22, pare um pouco leia o texto e faça uma reflexão, nesta passagem  o autor Lucas relata que o Apostolo Paulo estava pregando na cidade Listra quando os Judeus começaram a jogar pedras em Paulo. Paulo foi tão sacrificado durante o apedrejamento que  pessoas que estavam ali pensaram que ele tinha morrido e pararam de jogar pedra. Paulo recuperou das feridas, dos hematomas e depois de fortalecido disse: “confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus At 14:22”.  Sabe o que Paulo quer dizer irmãos que é necessário que  passemos por muitas provações para entrarmos no reino de Deus.

 

Será que este discurso é de conhecimento de muitas Igrejas? Será que Paulo seria bem vindo nas Igrejas evangélicas nos dias de hoje? Acho que não, sabe por que? Porque muita gente estão pregando que temos que tirar as pedras do meio do caminho, mais Paulo diz que teremos que passar por muitas provações para podermos entrar no reino de Deus.

 

 Então esta mensagem que diz que se eu orar, se eu jejuar, se eu der o dizimo, ir  a igreja todos os domingos, se eu abençoar o pastor com uma oferta a igreja bem grande, nós estaremos isentos de percalços na vida, isso é uma mentira. Meus irmãos estas atitudes é o resultado de Deus em Você, Você ora porque você é um homem de oração, você jejua porque é um exercício cristão, você dar o dizimo é porque é um mandamento de Deus e por que você tem consciência  que a Igreja vive dos Dízimos e ofertas, você que é verdadeiramente Cristão, não faz tudo isso pensando em receber, faz? Tenho certeza que você faz sem esperar, você faz por que é bom, porque é digno e é para honra e gloria de Jesus Cristo.

 

Quando João escreveu apocalipse ele mandou um recado para igreja de Ismirna e disse: Eu conheço as tuas aflições a sua pobreza” Ap 2:9 “ Conheço a tua tribulação e a tua pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.”

Irmão na vida, eu e você teremos percalços, você vai ter surpresas desagradáveis, pedras grandes, pedras pequenas no caminho. Você irmão vai ter dificuldades na vida e que às vezes você vai dizer, meu Deus estou cansado! Ajuda-me oh Deus! Está  em tuas mãos, eu não sei resolver, toma o controle e isso vai acontecer muitas vezes em suas orações. Mais Jesus vai responder a nós dizendo: “tendes bom animo, mas considere motivo de felicidade, porque Deus nestes momentos vai se mostrar muito exuberante, muito lindo na sua vida. “1 Co10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação (provação), senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados(provados) acima do que podeis resistir, antes com a tentação(provação) dará também o meio de saída, para que a possais suportar”.

 

Tiago que iniciou o capitulo um da sua carta falando de tribulação e lutas ( Tg 1:2-3), Ele começa o versículo doze dizendo: Feliz é o homem que quando surge  os percalços, as provações ele persevera, ele não desiste, porque depois de aprovado ele receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que ama. Tg 1:12 “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”. Seja feliz se você consegui perseverar.

 

Tiago em sua carta  mostra para mim e para você irmãos no capitulo um, versículos de doze a quinze problemas, provações e pedras no caminho e também nos ensina como resolvê-los as depressões na estrada de nossas vidas.

 

O que devo fazer quando estiver ilhado no mar de depressões, quando existir pedras no caminho de nossas vidas, Tiago nós dar alguns princípios, nos dar algumas verdades.

 

 

PRIMEIRA VERDADE

 

TODA ADIVERSIDADE, TODO PERCALÇO EXISTE UM POTENCIAL DE PROVAÇÃO OU DE TENTAÇÃO.

 

Toda adversidade, tribulação, percalço, pedras no caminho carrega um potencial de ser uma provação ou ser uma tentação, é como uma moeda de duas faces, de um lado a provação e do outro a tentação. Quando eu e você olhamos para moeda, que é a adversidade, podemos enxergar a provação ou a tentação. Irmãos se eu posso enxergar provação ou tentação e também posso escolher e posso decidir como  tratá-lo, posso também definir se minha adversidade é uma provação ou uma tentação.

 

Irmãos, se uma adversidade, uma tribulação ou um percalço em minha vida servir  para me destruir como pessoa, me amargurar, rancorosa, me transformar numa pessoa cética, numa pessoa violenta, numa pessoa rude, numa pessoa grosseira e se fizerem a minha alma mirrar, secar, em fim,  atrofiar o músculo do meu coração, esta adversidade não foram provações, elas foram uma tentação, sabe por que?

Porque tentação é definido como sendo uma circunstancia que nos leva a pecar. Então quando uma tribulação aparece em minha vida e eu encaro esta tribulação e não consigo trabalhar esta adversidade dentro de mim e me transformo muma pessoa amarga, cobiçosa, lasciva, pornográfica, rude, estúpida, sensual, pior do que eu era antes essa adversidade foi uma tentação. Mas se esta mesma adversidade aparece na minha vida e da forma que eu encaro e os processos utilizados para trabalhar esta adversidade e se sai desta adversidade uma pessoa mais doce, uma pessoa mais terna, uma pessoa mais verdadeira, uma pessoa mais integra, mais amiga, mais humana e agigantada como pessoa esta adversidade foi uma provação e fui aprovado. Irmãos se eu fui aprovado esta adversidade veio de Deus, sabe porque? Porque Jesus disse que “feliz o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.” Todas esta virtudes recebidas são coroas dada por Deus.

 

Já que estamos falando de gente, de Deus e o que o homem deve adquirir após uma provação, vejam o que uma mulher, uma pessoa, gente, uma poetiza fala sobre isso:

 

“Você só terá sucesso na vida, quando perdoar os erros e as decepções do passado.

  A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar dura uma eternidade.

  A vida não é de se brincar, porque um belo dia se morre.”( Clarice Lispector )

 

Quando lia este poema ele falou muito ao meu coração e me fez lembrar a minha mocidade, principalmente quando fui a um enterro de pai de uma amiga da universidade, durante o velório ela chorava muito e antes do caixão sair para a tumulo ela em pranto pediu para dizer as ultimas palavras ao pai, e as palavras dela foram: “Agora eu entendo porque meu pai estava se preparando para este dia”. E você irmão leitor e ouvinte como você vai atravessar a sua história de vida, pensando em só ser feliz? Nesta estrada que você esta caminhado que rastros você vai deixar? Você sabe que somos apenas um peregrino e a onde passamos deixaremos rastros para traz. Somos como um cometa nesta vida as cinzas que espalhamos são as nossas histórias de vida e o que ela produzem nos outros.

Se a nossa história deixou tristeza, morte, dor, decepções ou angustias e  se  ainda estou deixando estas coisas as adversidades produziu em mim tentação e não provação. Reflita irmãos. Eu, você só terá sucesso na vida, quando perdoar os erros e as decepções do passado, não faça o seu futuro agigantando o passado, faça o seu futuro minimizando o seu passado, use apenas como prognostico e não como diagnostico, faça dele um sensor para um novo norte em sua vida e não a sua própria vida.

 

Eu, você só precisa entender e aprender e que na nossa história de vida precisamos deixar rastro de vida que seja doce e que seja boa e integra.

 

Mq 6:8” Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”

 

Então você me pergunta haverá dificuldades em minha vida? Jesus disse que sim. Na estrada de nossas vidas carro batem, carros tombam, aviões caem, os rins dos homens param de funcionar, as próstatas masculinas adoecem, as mamas das mulheres produzem câncer, os nossos filhos, as nossos pais, os nossos cônjuges e os nossos amigos produzem  dor no nosso coração e muitas vezes os relacionamentos são quebrados. Assim é a nossas vidas. O mundo é assim. O mais importante é como eu e você reagem, como encaramos a estas adversidades e como olhamos para ela  e triunfaremos nelas.

 

Se eu e você olhar para as tribulações na perspectiva do  nosso adoecimento interno, se olho na perspectiva  da minha alma secar, estas dificuldades, estas lutas foi para mim, foi para você uma tentação, mais se eu olho na perspectiva de crescer, de lutar nela para sair do outro lado e lá na frente melhor, eu e você receberá a coroa da vida que Deus prometeu aquele s que ele amo, isso foi uma provação e vem de DEUS.

 

SEGUNDA VERDADE

 

O PRIMEIRO ENSINAMENTO QUE TIAGO NOS DÁ QUANDO NOS DEPAREMOS COM UMA LUTA NA VIDA É QUE TODA ADVERSIDADE, TRIBULAÇÃO, PERCALÇO, PEDRAS NO CAMINHO CARREGA UM POTENCIAL DE SER UMA PROVAÇÃO OU SER UMA TENTAÇÃO.

 

O segundo ensinamento na adversidade pode ter duas dimensões que são a provação e a tentação, no entanto TODA PROVAÇÃO VEM DE DEUS.

 

Tg 1:13 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta”.

 

Irmãos o modo de nós enxergamos a tribulação é sempre na dimensão da tentação e da tribulação, mas Deus só vê a adversidade como uma provação. Deus não tenta ninguém, saiba irmãos que Deus quando lida comigo e com você, Deus nunca lida conosco querendo reprovar, Deus quando trabalha na minha vida, na sua vida é para sempre aprovar. Ele jamais vai nos reprovar.

 

Deus não faz testes casca de banana, como diz os Jovens, Deus não testa a gente para nos reprovar, Deus não coloca pedras no nosso caminho para a gente tropeçar, se ferra.

Falando em prova, se ferrar, ser reprovado eu me lembro de um professor que eu tina quando fazia a primeira série ginasial no Colégio Alfredo Dantas na cidade onde eu tinha nascido Campina Grade, este professor também era o diretor do colégio e nós, alunos chamávamos pelo nome prof. Loureiro, ele ensinava português e era um casca de banana. Certo dia a sua filha Prof. Rosa que ensinava história faltou, como a gente estava aguardando um substituto, por um período, a sala ficou sem professor e sabe como é  alunos em classe sem o professor é aquela verdadeira bagunça, de supresa chega na classe o Prof.Loureiro e neste momento estávamos com a mesa do professor suspensa esperando a contagem regressiva para soltarmos, que mico, o professor Loureiro ver a situação e aplica em nós uma verdadeira lição de moral e como castigo disse que toda classe iriam ter uma prova oral, e o pior de tudo a prova serviria para a nota, e como a situação era bastante desfavorável para nós, pensamos ele vai nos ferrar e vai nos reprovar no teste. O professor Loureiro chamou o primeiro aluno e fez a primeira pergunta: fulano conjugue o verbo chover no presente do subjetivo, e fulano responde já nervoso: é preciso que eu chova e fulano não passou nem para a segunda pessoa o professor Loureiro disse: Você choveu, escorregou, zerou, pitombou nota zero, vem o segundo. Sicranos conjugue o verbo trovejar no presente do indicativo, sicrano responde eu trovejo, tu ..... Para, para, estrondou, zerou, pitombou nota Zero. Eu só sei de uma coisa dos quarenta aluno da sala a maior nota foi três. Eu que nunca nem sofrível em português fui, relampejei, não clareei, me queimei, pitombei zerei, fui reprovado no teste. Esta é a natureza do homem. Deus não faz isso, Deus não nos reprova.

 Por isso irmãos é que criamos a idéia de que Deus nos prova para sermos reprovado e que as motivações secreta de Deus é para nos ferrar. Observe que os motivos do professor era nos reprovar e muitas vezes a atitude do homem tem como motivação provar para ele mesmo a sua autoridade, provar que ele era melhor do que nós e que o poder estava acima de nós. E muita gente ainda acredita que Deus fica lá em cima como um guarda de transito escondido na esquina esperando que agente passe o sinal para nos multar. A gente pensa que ele faz o seguinte: Há não! Diz Deus: eu vou dar esta tribulação a Valter para ele orar mais, para ele não perder mais a Igreja, para ele trabalhar mais para Igreja, há não! Eu vou colocar uma pedra no meio do caminho de Valter só assim ele deixa de ser orgulhoso, ele até que passou um tempo melhor, mas agora teve uma recaída. Não, não, não Deus não faz isso, a Bíblia sagrada diz que o seguinte:

 

Tg 1:13 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência (mal desejo);”

 

Sabe irmão o que Jesus quer nos revelar no texto acima, Ele que nos dizer o seguinte: não, não, não nunca diga que Deus quer nos ferrar, nunca diga que Ele quer nos tentar, sabe por que? Porque toda adversidade de que eu e você passamos não tem o objetivo gerar tentação, sabe por que? Porque por Deus não tenta ninguém com o mal, Deus é a essência do Bem, saiba que Deus nos prova e toda provação de Deus é para nos capacitar, é para nos ajudar a vencer e tira dez na prova e não Zero, ele sempre quer que a gente tire dez e sair do outro lado mais do que vencedor, sair da tribulação uma pessoa melhor, mais bonita, mais nobre. 2 Co 1:3-4 “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação,  que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.”

E nós irmão também passamos a consolar aqueles que estão passando por percalços. As vezes eu , você pergunta por que meus Deus? Porque Deus? E agente nunca pergunta para que? Quais os teus pensamentos? E a gente esquece que as nossas respostas estar na sua palavra, a Bíblia o tempo todo diz: se você estiver atravessando por tribulação, por lutas, dificuldades, pelas as intempéries da do tempo, por problemas de relacionamentos, doenças, nunca pense que Deus está contra você. Lembre-se que o propósito de Deus é aprovar, nunca reprovar, Deus que dar a todos aos que ama a coroa da vida. “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam Tg 1:12”.

 

TERCEIRA VERDADE

 

NINGUÉM FOI CRIADO PARA CUMPRIR UM ROTEIRO MAL

 

Irmãos, eu e você não fomos criados para viver uma vida torta, devassa, ninguém foi criado para cumprir uma sina, isto é um recado para os “evangélicos espíritas” que estão lendo esta mensagem. Não existe uma sina pré-determinada, para a nossa vida como dor , desgraça, sofrimento, isso faz parte do nosso imaginário, a gente ouve muito as expressões  “  você nasceu para sofrer, está escrito”, muita gente quando está sofrendo, quando está em tribulação diz:” ai esta o meu carma”, “esse é o meu distino”, “aprenda a conviver como seu destino”.

 Para melhor explicar que as expressões ou crendices populares sobre destino, predestinação, sina, carma são frutos de imaginações que passam de pessoa  para pessoa, e que não é propósito de Deus, vejam algumas frases de escritores da língua portuguesa  que passam para nós estas expressões , “fui criado para ser torto na vida”

 

Carlos Drummod de Andrade

 “quando nasci um anjo torto, desses que vive na sombra disse: vai Carlos ser gauche   (acanhado) na vida

 Chico Buarque de Holanda

 Quando nasci, veio um anjo safado, um chato dum querubim e decretou que eu estava prédestinado a ser errado assim, mais de saída minha vida entortar, mas vou até o fim”

 

É ou não é parte do nosso imaginário? Faz ou não faz parte de nossa cultura essa idéia de que nós nascemos porque Deus nos criou para nos ferrar? Faz ou não faz parte da nossa falta de conhecimento de Deus pensar que Deus nos criou para ser sempre um sofredor. Meus irmãos ainda existem gente que diz: “O anjo veio e me disse: está escrito, você vai ser assim e vão morrer assim”.

A palavra de Deus diz: não, não, não e não o propósito de Deus para sua vida não é lhe ferrar, muito pelo contrário, o objetivo de Deus para sua vida é lhes dar um fim desejável e abençoador. Quando Deus estava escrevendo a estória da minha e da sua vida, ele previu que as pedra  iam ser acidentes de percurso, mas que ele nos ajudaria a vencer uma a uma e ia chegar lá na frente uma pessoa melhor, por que o grande propósito de Deus é nos dar a coroa da vida.

Lembre-se sempre que Deus não quer nos ferrar, você não veio a este mundo com um roteiro já escrito, você nunca diga que estou sendo tentado, por que Deus não tenta a ninguém. A índole de Deus é do bem é só o bem.

 

“Ef 2:10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.”

 

“Rm 8:17-18 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”

 

O objetivo de Deus é fazer com que todos os problemas da vida seja sobrepujados para que possamos receber a coroa da vida que ele prometeu ao que amam.

 

QUARTA VERDADE

 NUNCA DEVEMOS CULPAR AS LUTAS DA VIDA DEVIDO AS ERROS DAS NOSSAS OPÇÕES

  Tiago diz assim: cada um de nós é tentado quando atraído, é engodado ( atraído) no seu próprio mal desejo que a bíblia chama de concupiscência. Tg 1:14 “14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e [engodado] pela sua própria concupiscência”.

Olha irmãos, nunca diga: estou, eu sou do jeito que sou porque fulano fez isso comigo, minha mãe foi assim, meu pai fez aquilo, meu amigo fez isso. Tiago diz: não, não não, eu sou assim, eu me tornei assim, eu me tornei uma pessoa dura, uma pessoa cética porque cansei de apanhar dos outros, cansei das injustiças, não , não, não diga isto. Tiago: você é assim, você é do jeito que é  porque você escolheu, cada um de nós é tentado, é atraído, é engodado é engodado pelo próprio mal desejo e o mal desejo é que gera em nós o que é ruim, o pecado e só pecado e uma vez consumado gera morte e mata. Mata nossos sentimentos, mata coisas dentro de nós é a mesma coisa de dizer vamos ficando secos, vamos destruindo bem devagar o que tem de bom em nós e nós vamos aos poucos nos transformando em pessoas menores, fúteis, lascivas, vazias, sem valores, sem densidade, vulgar. O pecado irmão gera isso tudo em nós até o nosso espírito morrer.

 A pergunta mais importante é? Como entrou esse mal dentro  de mim e dentro de você? Entrou como? Meu irmão, meu  amigo leitor este mal acontece da seguinte forma: vem uma circunstancia, eu podia olhar para esta circunstancia como tentação ou como provação, ai  eu soube lhe dar com esta adversidade na minha vida, ela foi para mim uma tentação ai ela foi engodado, ela foi se arrastado por mais tribulação, por mais percalços e ai eu me transformei em uma pessoa menor este problema foi gerando em mim magoas, ressentimentos, vou ficando cético, vou acreditando que é Deus o culpado, vou me afastando, vou me afastando dos amigos, me torno uma pessoa que só culpa, que todos  são culpados até que o meus espírito seca e morro.

 O mal não é acidente de percurso, lembre-se disto! Nunca esqueça. Ninguém vai dormir e acorda com o mal dentro da gente, jamais isso acontecerá. A gente se transforma em uma pessoa má cumulativamente. Nós nos transformamos aos poucos. É como engordar, você não percebe a gente só percebe quando vai vestir aquela roupa  que não vestia há meses. De repente  a gente olha para o espelho e olha para uma fotografia e diz: O me fez a vida!

 Tiago diz: Cada um de nós primeiro é atraído, depois e engodado e depois a gente pratica. são processos que vão se instalando dentro da minha alma, da sua alma. É como uma construção de uma casa que vai lentamente se erguendo com massas mal preparada, com tijolos de má qualidade, com as ferragens sub dimensionadas, a parte elétrica nem se fala e  quando o dono da casa chega para morar começa ver os problemas, todo está podre, tudo está torto e muitas vezes os problemas já  são tão graves que não tem solução é necessário demolir e reconstruir, assim mesmo acontece com a minha vida e coma sua vida. Tiago diz ainda: um dia você vai se olhar no espelho e vai perguntar sou eu isso ai, eu me transformei nisso! Como aconteceu? Sabe o que foi irmão? Foram as lutas diárias que eu, que você não soube reagir a elas, foram as decisões erradas e que sistematicamente fui sendo reprovado e cada vez que eu era reprovado algo dentro de mim morria e cada coisa que morre eu me torno adoecido e ai eu, você não consegue mais ser aprovado.

 Tg 1:13-15 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

 A Beleza do evangelho de Jesus é nos ensinar como eu e como você deve olhar para as circunstâncias e para tribulações que a vida nos proporciona. A beleza do evangelho no mostar  que Deus quer nos aprovar e para que seja aprovado depende de como como eu respondo as lutas diárias, nas respostas e nas decisões corretas que decidimos e é nessas decisões que mostro ao mundo a minha caminhada com Deus.

 Meus irmãos a minha pergunta é? O que você está fazendo da vida? O que você está se transformando? Todos nós estamos nos transformado fisicamente, intelectualmente emocionalmente e espiritualmente e são nessas transformações que vamos acrescentando e retirando valores. Que valores estás acrescentando em suas vidas? Que valores estás retirando em suas vidas?

 Na nossa vida enfrentamos lutas diárias, e nessas lutas nós temos duas formas de encarar a vida; ou encaramos pelo lado da tentação ou pelo lado da provação. Feliz é o varão ou a varoa que perseverou e foi aprovado, pois vai receber a coroa da vida. Aquele que viu a tribulação como sendo uma tentação, foi engodado de problemas e mais problemas até chegar a ponto de morrer. Existe muita gente errada na vida, já em processo de morte e um dia vai se olhar no espelho e vai dizer: oque estou fazendo da minha vida?

 Por fim irmãos, o cristianismo não promete que as pedras vão sair do caminho de sua vida, não, não promete! Mais promete que estas pedras não são tentações e podem ser uma provação e em ultima análise você e eu seremos aprovado, se você e eu perseveram


Jose Valter Rodrigues Lima 


Diacono

Nenhum comentário:

Postar um comentário