terça-feira, 21 de junho de 2022

Jesus, Tiago e Eu - TRIUNFANDO DIANTE DO MAL

 

Triunfando diante da mal

 

 Texto básico Tg 4:1-10

 Oremos

Senhor Deus pai nós te bendizemos por em tuas mãos estar toda a autoridade em tudo e em todos.

Senhor nós te bendizemos porque tu és senhor absoluto da história passada e que há de vir, pois tu já escreveste.

 Senhor nós te bendizemos porque és o Deus único do universo e que não existe outro senão tu e sabemos que tu tens um propósito nesta palavra.

Oh Deus! Somos tão passageiros, somos apenas peregrinos neste mundo.

 Oh Deus! Nossa vida é tão passageira, que mais se parece com erva do campo, pois  de manhã abre e a tarde murcha.

 Nossos anos passam, e passam muito rápido. Meu Senhor somos mortais, pequeninos e tão simplórios e é por isso que precisamos de ti.

  Oh Deus! Precisamos dia a dia de tua orientação, de tua sabedoria e te pedimos em nome de Jesus Cristo, teu filho, que tu nos revele e nós ilumine diante do texto lido, cura para nossa alma, reflexões para nossa vida, tanto no pensar, no sentir e no agir.

 Oh Deus! Ilumina-me nesta hora, pois apenas quero ser usado por ti, usa a minha boca como usaste a de Arão para falar em lugar de teu servo Moisés. Faz em mim pai o teu querer e teu realizar.

 Senhor quebranta o coração das pessoas aqui presente ou de quem está lendo estas palavras, abre Deus a mente de cada um e peço que suas mentes sejam transformadas antes mesmo do início da palavra.

 É ASSIM QUE TE PEÇO, E TE AGRADEÇO EM NOME DE JESUS. AGE EM NÓS PAI, SEGUNDO O TEU QUERER E TEU REALIZAR.


  Introdução

Um dos maiores mistérios da existência humana não é mostrar como fazemos o bem, um dos maiores mistérios ainda é explicar o mal.

Já perceberam que normalmente não procuramos explicar a pratica do bem e sim procuramos explicar porque as pessoas fazem o mal?

Recentemente conversei com uma pessoa que achava que jamais iria a um psicólogo, e esta pessoa me revelou que estava fazendo psicoterapia para descobrir o porque e as razões de suas atitudes, pois segundo a sua esposa e seus filhos estava fazendo mal ao relacionamento entre eles. Ele explicou que durante todas as seções a busca das explicações era para eliminar o mal existente dentro dele, tais como: ódio, raiva, ressentimentos, mágoas e entre outros. Durante todo período de tratamento, em nenhum momento buscaram explicar o bem realizado por ele e existente dentro dele.

 As perguntas que sempre fazemos é: Por que fazemos o mal? Coisas ruins? Por que? Por que existem pessoas que fazem o mal? Por que a estrutura que aí está, esteve e estará produz perversidade? Por que a gente sempre busca fazer o bem e não consegue? Por que? Por que?

 Círculo político: Eu não acredito que o partido político que está querendo assumir o poder de um país esteja com intenção de fazer o mal à população do país, de enganar o seu povo, eu não acredito. Pode existir exceção, mas na maioria as suas intenções são boas. Eu entendo que as pessoas que são eleitas para o cargo público (presidente, senadores, prefeito, deputado e vereadores) estão dispostos a fazer o bem e não mal. No entanto existe um conjunto de estrutura, pensamentos e teorias que rodeiam estas pessoas que eles não consegue manter o bem e dois ou três anos começam a aparecer os problemas, começam aparecer as denuncias, as falcatruas e políticos que não conseguem entrar no poder a dedurar, mentir, confundir a população e aí começam as CPI daquilo e dacular e sabem quem sofre com tudo isto? O povo.

Círculos familiar e social: Eu não acredito que nenhum homem ou nenhuma mulher que vai se casar, já escreveu na sua cadernetinha que quando se casar vai fazer o seu cônjuge sofrer e que vai transformar as sua vidas num inferno! E tem intenção de acabar com suas vidas!Eu não acredito! Quando a gente comparece diante de um pastor, padre ou rabino a nossa intenção é fazer aquela pessoa feliz. Mas na trajetória da vida, do casamento, nós vamos nos perdendo, a vida vai se complicando. Um complica de um lado e o outro acaba de complicar do outro, tomamos decisões erradas aqui, o outro dali e a gente vai se atolando em uma areia movediça e aí perdemos o controle. Quando a gente olha para um lado e para outro já não tem mais solução e não existe mais nada entre eles. E não adianta irmão, se casarem de novo acontecerão os mesmos problemas e sabem por que? Paciência, responderemos esta importante pergunta no decorrer da palavra. De maneira similar acontece com os relacionamentos entre pais e filhos, filhos e pais, entre patrão e empregado, entre amigos, enfim, no relacionamento interpessoal.

No século XX, alguns acontecimentos provocaram dores, mortes  que até hoje tem grandes repercussões no mundo:

 

  • Primeira guerra mundial – Milhares de pessoas morreram nesta guerra;
  • Expurgo Soviético no período do governo Josef Stalin – os jornais divulgaram que ele foi responsável pela morte de mais de vinte e seis milhões de pessoas;
  • Segunda guerra mundial – Mais de quarenta e seis milhões de pessoas foram mortas, inclusive cidades inteiras foram destruídas (Hiroshima e Nagazaki);
  • Genocídio de Ruanda – país pobre que fica no centro da África. Os jornais divulgaram que em quarenta e cinco dias morreram mais oitocentas mil pessoas e todas foram mortas à machadadas, foices e facão. Imaginem que trabalho dá para executar esta terrível matança! É muito mal no coração.
  • Grandes violências familiares tais como: O caso da família em São Paulo em que a própria filha arquitetou e matou seus pais, Casos em que os próprios pais engravidam os filhas de até 15 anos de idade. 

 

Para os exemplos citados a única pergunta que fazemos é: Por que? Por que meu Senhor nós nos deixamos dominar pela maldade?

 

Deus preocupado em nos dar uma resposta usou o seu servo e irmão de carne Tiago para escrever uma carta pastoral explicando e dando-nos alguns princípios sobre de como triunfar diante do mal. Esta carta Tiago escreve para o Judeus cristãos que estavam vivendo em grandes dificuldades. Vale ressaltar que estes princípios de valor divino também valem para nós mesmo após 2000 anos de escrita.

 TIAGO SE MOSTRA PREOCUPADO COM AS GUERRAS E CONTENDAS ENTRE ELES, E PERGUNTA? DE ONDE VEM AS GUERRAS E AS CONTENDAS ENTRE NÓS? PORQUE ACONTECE AS GUERRAS E CONTENDAS?

 

Tg 4:1 “De onde procedem guerras e contendas entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”.

 Antes de respondermos estas perguntas convidamos a todos presentes à leitura do texto da Bíblia lá em Marcos capitulo cinco, versos de um a nove.

 Mc 5:1-9. “Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos. E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas; e ninguém o podia domar; e sempre, de dia e de noite, andava pelos sepulcros e pelos montes, gritando, e ferindo-se com pedras, Vendo, pois, de longe a Jesus, correu e adorou-o; e, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. Pois Jesus lhe dizia: Sai desse homem, espírito imundo. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos”.

 Meditando neste texto eu disse a mim mesmo: Espere aí, prestemos bem juntos atenção em todo contexto que Jesus se refere apenas a um espírito e não a vários espíritos, logo o homem não estava possesso de vários espíritos imundos e sim de um espírito imundo, só que este espírito tinha muitas facetas, muitas caras, roupagens diferentes, ou seja, tinha muitas personalidades. Isto quer dizer que somos muitos, não porque somos vários, somos muitos porque temos várias facetas, várias características, várias personalidades, várias roupagens.

 Por fim, na infinita sabedoria de Jesus, mais uma vez ele quer nos mostrar que o mal pode  transvestir em várias roupas, ou seja, Jesus que nos mostrar  que o gadareno  tem um só demônio multifacetado. Ele quer nos mostrar que o mal pode ter várias maneiras, varias roupagens e que não sabemos discernir e nem perceber a maldade.

 A angústia nossa de saber a origem do mal não é só nossa também era angústia de Tiago. A resposta para a origem do mal Jesus responde que vem de varias fontes e que o mal se metamorfoseia, isto é se transforma. Quando estamos lutando com um mal, ele já se transformou em outro e nos engana.

 

Irmãos, o mal que habita em mim, em você, toma caras diferentes, toma roupagens diferentes, isto mostra que quando penso que estou lutando com um mal ele já se transformou em outro mal, ele muda a todo tempo, basta você começar a lutar com ele, ele muda de roupagem para nos enganar.

 É por isso que Jesus condenava tanto o legalismo, sabe por que? Porque o legalismo diz o mal é isso, rotula o mal e coloca em uma forma e quando a gente acha que o mal está ali, ele já se transformou em outro.

 Tiago também reconhece que o mal tem varias face e na sua carta ele quer nos mostrar como ter vitórias diante do mal em suas diversas faces.

 PRIMEIRO -  NUNCA CONFUDA A DOENÇA COM O SINTOMA

 Tg 4:1 “De onde procedem guerras e contendas entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”.

 TIAGO NOS ALERTA PARA TERMOS MUITO CUIDADO QUANDO ESTIVERMOS LIDANDO COM O MAL PARA NÃO CONFUNDIR A DOENÇA COM O SINTOMA.

 Sabe o que ele quer nos dizer irmãos? Ele quer nos dizer que a febre é um sintoma de uma doença que pode ser muitas e que está mais embaixo, mais profundo. Ele que nos dizer que a doença não é curada se agirmos no sintoma. Não adianta prescrever um anti-térmico para a febre, por algum tempo desaparecerá mais voltará e poderá voltar mais grave.

Tiago preocupado com o mal pergunta: De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? Se observarmos bem na pergunta de Tiago, Êle coloca guerras e contendas em um mesmo entendimento de sintoma e não de doença, logo para Tiago guerras e contendas são sintomas e não a doenças, para ficar mais claro substitua guerras por febre e contendas por dores de cabeça.

Tg 4:1 “De onde procedem febres e dores de cabeça entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”.

Tiago responde para nós no próprio versículo, quando diz: “De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Onde se lê "De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”Leiam!” Das paixões que estão dentro de vocês “ou” Das paixões que estão guerreando dentro de vocês".

Muitas vezes não temos coragem de resolvê-las quando olhamos para eles ( problemas), por que eles estão relacionados com as paixões existentes dentre de  mim e de você. Estão relacionados ao que eu e você gostamos e que não queremos deixar. E quando a gente tenta resolver o mal muda de roupagem dentro de nós e a primeira pessoa a ser prejudicada com o mal somos nós mesmos.

 Certamente que a maldade dentro de mim se voltará contra mim e a primeira vitima sou eu é você irmão, sabe por que? Porque vai se transformando dentro de nós e nós mesmos somos enganados, sabe por que? Porque são as paixões dentro de nós que nos engana. E não existe uma coisa mais difícil do que abrir mão daquilo que eu gosto, do que eu penso, do eu sinto e daquilo que é prazeroso, do que é gostoso. É Por isso que Tiago diz que a maldade nasce exatamente nesta guerra interna que está dentro da gente.

 Tiago diz que a maldade vem das guerras entre as paixões, entre a vontade, entre o certo, entre o errado e com estas guerras vamos fazendo brincadeira na nossa cabeça e vou fazendo como eu gosto, como eu acho e de repente não sabemos mais porque estamos agindo daquela maneira. E o pior de tudo, nós começamos a ficar preocupado por que eu sou uma pessoa zangada, uma pessoa  mau humorada, uma pessoa violenta, uma pessoa despudorada e depois olhamos para dentro de nós  e dizemos: Eu preciso resolver estes problemas, resolver os problemas da minha língua, da minha raiva, do meu ódio, só que o seu ódio, a sua língua não é a doença é o sintoma a doença estar mais no âmago do seu ser, mais embaixo. As doenças são essa paixões que habitam dentro de mim e de você e que a gente  não consegue vencê-las e são elas que nos derrota e que nos destrói. Sabe de uma coisa irmão, eu e você vivemos constantemente em luta interior por que na verdade o que mais nos coloca nesta luta é a batalha entre o que eu quero e o que eu devo.

 

NEM SEMPRE O QUE EU QUERO É O QUE EU DEVO E O QUE DEVO É O QUE EU QUERO

Eu devo fazer isso, mas não quero. Eu não quero fazer isso, mas devo. É ai que entramos em crise entre o que quero e o que devo e sabe o que a gente faz? Não leia a frase seguinte, espere e reflita. Leia agora! Veja se sua resposta? Em ultima análise ganha o que quero e não que devo.

 

 

E é nestas decisões que nascem às violências, o ressentimento, o conflito entre irmãos entre cônjuges, no governo, entre nações e etc. E é neste pensamento que todo mundo fica convencido de que o problema é resolvido atacando o sintoma.

 

SEGUNDO -  O MAL É O ADOENCIMENTO DO BEM QUE HABITA EM NÓS

 Tg 4:2 “Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.”.

 Tiago diz que quando estivermos lidando com o mal, devemos lembrar que o mal não existe dentro de nós. O bem é que é transformado dentro de nós. Tiago nos diz que a maldade existente dentro de mim e de você não é uma entidade em si, é o bem que  transformou, que adoeceu dentro de nós.

Quando eu pergunto? Por que sou assim, não é porque sou uma pessoa ruim, não é porque eu coloquei dentro de mim um outro elemento chamado maldade, na verdade eu sou assim sabe por que? Porque o bem que habita em mim adoeceu. Então o mal não existe, apenas transformamos o bem no mal. Por fim o mal é aquilo que tenho de bom dentro de mim e se torna torpe. Ponto final! Não deixe o bem morrer dentro de você.

 Vejam que a palavra de Deus em Tg 4:2 responde porque o mal existe o mal dentro de nós, Ele diz assim: Vocês cobiçam coisas que não tem, vocês são invejosos. Logo os nossos desejos foram transformados em cobiças e em inveja. Ou seja, aqueles desejos sadios dentro nós se transformaram em desejos doentios.

Segundo a psicologia, e eu acredito que está certo, nós somos seres desejantes, os nosso desejos nos mantêm vivos. O perigo é: como é que vou realizar estes desejos! A nossa vida se pauta naquilo que desejamos, sabe por que? Porque eu desejo estudar e me formar, eu desejo amar uma pessoa e ser amado, eu desejo ter um carro para o meu conforto, para lazer e me locomover entre o meu trabalho e minha casa, eu desejo ir a um restaurante bom, eu desejo ter um relógio bom, eu desejo ter uma esposa bonita e de quebra que tenha saúde financeira equilibrada, eu desejo viajar, conhecer novos lugares e novas pessoas, eu desejo um bom apartamento, emfim, como dizem os psicólogo somos seres desejantes. A Palavra de Deus diz que se agente deleitar-se Nele, ele concederá os desejos do nosso coração Sl. 37:4” Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.”, e diz também que é ele que faz se realizar Fp. 2:13 “ porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”

O maior problema é quando os nossos desejos se tornam uma obsessão doentia, o maior problema é quando a minha vontade se torna uma sânea de abocanhar mais, o maior problema é quando a gente desaprende a dizer basta a nós mesmos, a ter limites. Em fim, o maior problema é quando nós não sabemos mais nos humilhar e nos tornamos violentos na busca dos nossos desejos e a partir daí o mal se transverti dentro de nós de BEM e nós achamos  que estamos fazendo a coisa certa e na verdade estamos gulosos, violentos e com os desejos adoecidos.

 É por isso que Tiago diz: Sabem de onde vem as guerras e as contendas? Vem das paixões que guerreiam dentro de vocês, sabem porque? Porque vocês cobiçam coisas e não as tem, matam ( quebra de relacionamento ) e invejam mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem lutando.

 O maior poder do mal é fazer com que eu acredite que ele não existe. Por que? Porque na verdade eu passo a acreditar que na minha cabeça eu estou cumprindo os desejos do meu coração, estou sendo corajoso e estou vivendo como eu quero. O maior poder do mal é fazer com que eu acredite que estou fazendo alguma coisa ruim achando que estou fazendo o bem.

O mal vai usar todos os recursos para eu fazer o nome de Deus, eu fazer a mim mesmo, a minha família, os meus sentimentos e minha religião tudo isso para suprir os meus desejos. Até mesmo a minha boa índole serve apenas para cumprir os meus desejos.

 Vocês já ouviram falar que fulano tinha boas intenções? Acho que sim, Já sim, muitas vezes. O discurso de que eu tenho boas intenções no coração e no entanto os meus atos e as minhas ações só geram contendas e guerras precisam ser reavaliadas, precisamos ver se as minhas intenções estão mesmo sendo vivida e se estão sendo corretas. Eu fico acreditando que estou querendo fazer o bem, mas na verdade estou querendo é realizar os meus desejos e digo a mim mesmo apenas quero ser feliz.

 As guerras e as contendas são paixões dentro de mim e de você que não querem ceder, são paixões que fazem a gente decidir pelo o que eu quero e não pelo o que eu devo. Então Tiago diz: de onde vem às guerras? E Ele mesmo responde. Vem do mal que habita dentro de mim e de você. De onde vem às contendas? Nasce dessas ações que achamos ruins, das maldades que agente não quer olhar para elas e não quer reconhecer que as tem.

 

TERCEIRO -  O MAL SE UNIVERSALIZOU

 Eu começo esta parte perguntando a vocês o que significa o termo o mal se universalizou? O que é isso? Sabe irmão, a resposta é muito simples. Significa MUNDO. Este mundo que estou me referindo não é o mundo físico, não são as pessoas, é a universalização do mal. Sabe irmão quando a coisa se torna maioria ele se torna forte e se o mundo é maioria o mal também é maioria. O mal é como um vírus que se transmite rápido e contamina os corações da maioria. O mal precisa de um reino para se tornar atuante e o reino do mal, a Bíblia, o chama de mundo.

 A Bíblia diz que a amizade com o mundo é inimizade com Deus. Tg 4:5 “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”Lembrem-se de uma coisa irmãos, temos que manter a pureza no meio da impureza e entender que separar não é igual a isolamento.

 Um dia um pai de família veio a conversar comigo e nos seu relato ele sentia-se perdido pois em sua casa a maioria estavam quebrando princípios que são exatamente que regem as nossas vidas. Este pai estava angustiado pois a filha queria se casar com um rapaz que acabara de se separar de sua namorada por que os pais dela não concordava com o relacionamento e que estava deixando a moça grávida de dois meses. A paixão desta moça cegara ela de tal maneira que não mais enxergava que o casamento de um ímpio e um crente é quebra de princípios e que problemas para sua vida conjugal seria iminente. No entanto, na van vontade de ver sua filha casada, sua esposa conseguia mostrar para os demais filhos o legalismo doentio do seu marido e pai. Longos anos este problema foi vivido na família até que um dia a separação foi iminente. O Mundo entrou naquele lar e abalou profundamente o relacionamento entre pai e filhos, marido e mulher. Recentemente encontrei-me com este homem e ele disse que Deus está refazendo o seu lar.

 

QUARTO -  A INDISPOSIÇÃO, TRISTEZA NASCE NO ESPIRITO SANTO QUE HABITA EM NÓS.

 Esta pergunta é constantemente feita? Por que? Porque quando nós nos aproximamos de Deus ou das coisas de Deus, ficamos tristes e as vezes dar um queda de humor, uma sensação de depressão? Por que?

Certo dia um irmão chegou para mim e disse: Valter, tive um a sensação péssima na minha vida e não estou compreendendo, e queria uma explicação sobre isto, ele me relatou dizendo: Eu estava fora da igreja, das coisas de Deus, meu relacionamento com Deus estava frio, mas quando comecei a ir a igreja,  ler a Bíblia e a orar, de repente me senti mal, senti tristeza e os questionamentos dentro de mim aumentaram daí fico em crise. O que está acontecendo?

 A palavra de Deus  diz o seguinte: De onde vem as batalhas dentro de vocês? De onde vem as crises, sabe de onde vem, irmãos? Vem do Espírito Santo de Deus que habita em mim e em você e que reage ao mal que está dentro de nós. E quando o Espírito Santo reage  ao mal  nós, irmão, ficamos tristes, incomodados e entramos em crise. Por isso é que a Bíblia Sagrada diz que a tristeza segundo o mundo produz morte, mas a tristeza segundo Deus produz arrependimento. Sabe irmão, o Espírito Santo de Deus está lhe chamando ao arrependimento e SÓ. 2Co7:10 “Porque a [tristeza] segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a [tristeza] do mundo opera a morte.”

O que você sente irmão e o que sinto quando o mal está dentro de mim é normal e é por isso que Tiago diz “ Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Tg 4:6”. Esta repugnação  ao mal, esta fome e sede de justiça, este àscus ao que não presta nasce exatamente da reação do Espírito Santo que vive em mim e em você.

 POR FIM, irmão tudo isto que expliquei não é novidade nenhuma. Todo capítulo quarto de Tiago, VERSO A VERSO, explica tudo direitinho, leia com atenção, se preciso for leia 10 vezes cada verso, peça a Deus  e Ele falará muito mais a você. 

 Todo este preâmbulo, toda esta introdução aqui apresentada o que é mais importante para Deus são alguns pontos que vamos tocar sobre o mal e o agir de Deus em suas vidas:

 

 

PRIMEIRO PONTO

 

QUANTO DE NÓS ESTAMOS INTERESSADOS EM APENAS QUERER MUDAR OS SINTOMAS DE NOSSAS VIDAS E DESITERESSADOS EM IR AO AMAGO DO NOSSO SER E SERMOS TRANSFORMADOS?

 O que estou argüindo aqui queridos irmãos ouvintes destas palavras é: Quem de nós só pensa em resolver os seus comportamentos inadequados? Ou seja, o que é cultural, não é isso, não é resolver os meus e os seus problemas sociais, o que eu estou argüindo aqui, não é uma restauração cosmética, também não é isso! O que estou perguntando é: Quanto de nós estamos dispostos a abrir mão do que está no âmago do nosso ser, no fundo do nosso o ser.

A mensagem de Jesus é: – Arrependei-vos! A palavra de Deus diz que o machado está posta na raiz da arvore, Mt 3:10. Sabe por que irmão devemos cortar o mal pela raiz? Porque não adianta eu e você corrigirmos apenas os atos. Devemos corrigir também o que está no nosso coração que são as nossas intenções. O que está no meu coração quando estou corrigindo os meus atos?

Este problema está impregnado em nós, nos nossos relacionamentos, em nossa casa, na igreja, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso estado, no país e no mundo todo.

Adianta irmãos, corrigir a deficiência do Brasil distribuindo cestas básicas? Adianta distribuir para alguns membros da igreja cestas básicas? Adianta corrigir os problemas de poluição e sujeiras nas cidades varrendo as ruas e desobstruindo canais? Adianta corrigir o relacionamento de um casal dando o divórcio? Adianta colocar lei ou retirar lei sobre aborto?Adianta colocar lei e retirar lei sobre pena de morte? Adianta irmãos estes tipos de decisão? Não acredito! Acredito que são soluções  paliativas, os problemas continuaram e virão com mais forças. Sabe por que? Porque os problemas estão dentro de nós, temos que começar por nós, vejam que o que está dentro da alma de Oliver Wendell Homes: “ O que se encontra atrás e o que se encontra na frente são problemas menores, comparados com o que existe dentro de nós”

 O que temos observado é que cada dia mais a violência aumenta, os assaltos agora são a olhos vistos, os assaltos estão agora acontecendo em frente de sua casa. Cresce o número de aborto, sabe porque? Porque transar é moda e o lema é: vivemos para ser feliz.  Cresce o número de divórcio, as pessoas casam e separam como se troca de roupa, a roupa ficou velha, abusou, saiu de moda troca, assim é o casamento. A psicologia diz: converse mais com os seus filhos, os pais estão conversando e parece que os valores estão invertendo, são os pais que agora tem dar explicações para os seus atos, na verdade estamos criando pais piorados. E os crimes políticos? Nem se fala.

 

E isso tudo não só acontece no mundo não cristão, estes problemas estão acontecendo no povo que se diz ser de Deus, nos lares cristãos, nas igrejas cristã. Nos últimos anos a impressa tem divulgado alguns artigos, vejam alguns: A revista Eclésia, numero 81 mostrou no seu artigo que 52% dos Jovens trasam antes do casamento, a idade média  da primeira relação é de 15 anos e 17% acabam engravidado. A revista Época de dezembro de 2003, mostra que metade das famílias brasileiras já não segue o modelo tradicional de Pai, mãe e filhos de um único casamento: Os casamentos diminuíram em 12%, pessoas que moram sozinhas aumentou 64%, divórcios triplicaram, casais sem filhos já são 39% e 53% das mulheres criam seus filhos sozinhos. A revista Enfoque de maio de 2003 faz uma pergunta: “E a família como vai”? E relata que já existe inversões de papeis, existe desordem nos relacionamentos e já existe alterações de hábitos e valores e  por fim as revistas Veja de fevereiro de 2004,  traz uma grade manchete “ filhos tiranos pais perdidos”.

 Eu só sei de uma coisa, que se não nos preocuparmos com o coração, com alma, dessas pessoas nada mudará, Jesus disse: “que é do coração que nasce todo pecado”, Mt 5:28. Toda sorte de crime, adultério, morte, ódio, ressentimentos, vem do coração.

 Nos anos 70, na era Beatles, estava muito em moda a meditação transcendental, no mundo dos hippies, quem não se lembra? Eles ficavam meditando em pleno ar livre, hoje ainda existe, porém em minoria. Atualmente as seitas fazem este tipo de meditação. Recentemente estava vendo televisão e como ainda sou, minha mulher reclama por demasia de mim, daqueles que fica com o controle remoto passando de canal em canal a procurado um bom programa, coloquei em um canal sobre seitas, quero evitar dizer o nome da seita, e observei que o preletor estava ensinando as pessoas a meditarem e durante a explicação ele mencionou que lá no fundo de nosso intimo a pureza do nosso coração era como as águas de uma fonte, límpida e transparente e a medida que estas águas vão saindo, estas águas vão se contaminando, se contaminando, se contaminando e quando chegar a superfície ela viram um rio podre. Então você tem que meditar para você ir nas águas mais puras que você tem e que são as mais interna do seu ser. E pediu que cada um fizesse esse exercício, mas antes de iniciar o exercício ele disse estar aberto a perguntas? Estou a disposição, eu lá na minha cadeira repliquei meus Deus, se eu pudesse perguntar a esse Shereta, eu perguntaria: Shereta, se eu chegar no mais fundo do meu ser, quando eu chegar lá no âmago do meu ser, lá dentro mesmo e eu encontrar águas sujas o que faço? E como você vai me ajudar? Certamente ele não saberia responder, sabe por que? Porque ele não tem a verdade, e Jesus que é a verdade disse que lá no fundo do nosso ser estamos corrompidos. E o evangelho ensina que já nascemos corrompidos e que as águas já nascem contaminada de ódio, violência, adultério e a Bíblia diz que devemos entregar estes problemas a Deus e não os atos periféricos.

 Jesus disse: “Filho meu, escuta o que eu lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca perca de vista; guarde-os no fundo do coração. Acima de tudo, guarde o seu coração; pois dele depende toda a sua vida, Pv 4:1-2, 4”. e é lá que a palavra de Deus é viva. Mais penetrante que a espada de dois gumes e vai lá no âmago do nosso ser e depois diz o que você tem o que fazer.

 

UM DOS MAIORES PROLEMAS NOSSOS É QUE QUANDO VAMOS ENTREGAR A NOSSA VIDA A DEUS, EU E VOCÊ DIZEMOS: ESSA AREA É MINHA E EU VOU FICAR COM ELA E É NESSA ÁREA QUE ESTÃO OS DESEJOS E PAIXÕES QUE NOS DESTROI.

 

SEGUNDO  PONTO

 

 SE QUEREMOS VERDADEIRAMENTE VENCER O MAL, TEMOS QUE NOS PREOCUPAR, NÃO APENAS COM OS NOSSO ATOS, MAS TAMBÉM COM INTENÇÕES.

 

Era dia de domingo, desesseis horas e vinte minutos, Pedro e sua família acabaram de almoçar, tarde não? Mas, é assim mesmo, no domingo as horas na casa de Pedro se desigringola. Ao terminar o almoço a cozinha precisava ser arrumada em tempo para que eles não perdessem o horário da Igreja que era 18:00hs. Pedro Olhou para sua esposa e disse: Vá tomar banho que eu arrumo a cozinha para a gente não se atrasar. Por que Pedro falou isto? A esposa de Pedro entendeu que ele estava cobrando dela, pedindo que ela se apressasse e aí começou explicação para cá, explicação para lá e terminou que ela não foi a Igreja. Esta história, que acabamos de contar foi verídica apenas os nomes são fictícios. Esta historia exemplifica, mostra que muitas vezes ferimos as pessoas porque fazemos uma coisa e na verdade queríamos fazer outra. Ou seja, muitas vezes os atos não legitima as intenções. E ai fica a grande questão quais as intenções de Pedro? Seus atos foram corretos? Suas intenções foram corretas? Vamos responder esta questão no decorrer da palavra. Tenham paciência.

 Irmãos, você pode até executar os atos corretos. No entanto se sua intenções não forem corretas elas perderão sua virtude, elas não terão beleza, a musica é cantada e não será ouvida. Imagine que você planeja um churrasco evangelístico, convida seus amigos crentes e não crentes, planeja a seu modo e o churrasco acontece, tudo ocorre no churrasco menos o momento da palavra e o momento do apelo e o pior de tudo o estilo de vida mostrado pelos crentes é similar ou pior que os não crentes, a pergunta que faço é: as intenções foram legitimadas? Claro que não! As intenções eram outras, o churrasco aconteceu, porem não aconteceu o churrasco evangelístico. Os atos podem ter sido todos cumpridos, mas se as intenções não eram corretas certamente elas perderão a sua virtude.

 

Irmãos, com base nos exemplos citados qual a grande pergunta que devemos fazer, quando pretendemos executar um ato? A pergunta que você deve fazer a você mesmo é: por que faço e para que faço? Sabe por que devemos praticar isto irmãos? Porque Deus se preocupa mais do por que de nossas ações do que do que os atos em si, ou seja, Deus está preocupado com as nossas intenções do que os atos em si. Deus estar preocupado por que oro, por que leio a Bíblia, por que sou evangélico é isso que ele estar preocupado.

 

É no âmago das nossas intenções que nasce o mal ou as virtudes, os vícios ou as boas obras.

Irmãos, se não existir conciliação entre as intenções corretas e ações corretas não existe verdade em mim e em você, isto é, se a palavra de Deus recebida por mim e por você não for transformado em vida, não existe verdade.

 

TERCEIRO  PONTO

 

ATÉ QUE PONTO O MEU PEDIR A DEUS É MAIS UM DOS MEUS BRINQUEDOS QUE LEGITIMAM AS MINHAS AÇÕES?

 Pensar nesta pergunta e transformar em outra em que você possa entender melhor pode ser  seguramente esclarecedora, posso perguntar. Até que ponto estou usando Deus na minha maldade? Posso também perguntar. Até que ponto estou usando Deus como meu aliado para minhas justificativas?

 Tiago responde todas estas perguntas dizendo: Vocês não tem porque não pedem, mas quando pedem, pedem por motivos errados, pedem pra gastar em seus próprios prazeres.

Tg 4: 2b-3 “Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos prazeres.”.

 Fazer de Deus, meu aliado nas minhas brincadeiras sabe porque brincadeiras? Por que  utilizamo-lo em nossas cabeças para justificar os nossos atos e nesta hora deixamos de ver a palavra de Deus como espelho onde eu me vejo e ela (a palavra) passa ser  a projeção imaginária daquilo que Deus faça comigo e como eu quero. É neste sentido que eu uso Deus como meu aliado para justificar os meus propósitos.

 Eu conheço muita gente que pensa assim e fala assim: Eu creio e basta, eu aceito a Bíblia, vou para o ceu, Deus me entende desse jeito como eu sou, ele sabe como eu sou, Deus me aceita como eu sou e em nome destas frases fazem o que querem e dizem: Deus é amor, Deus é compreensivo, Deus me ama, Deus não me julga, Deus não é como você que aponta o dedo e desta forma ela vai usando Deus, e anda diz Deus me abençoou esta semana, e continua a usar Deus para se justificar dos seus atos, das suas desgraças, das suas doenças e esta pessoa não se toca. IRMÃOS, não adianta dizer, não, não, não pense assim está errado. e nunca ouve quando a gente diz: Deus aceita como você é irmãos,mais não deixará você assim como você é!

 Até que ponto eu posso olhar para a minha tristeza e ver nela não uma depressão psicológica, mas poder ver nela um grito de Deus dentro de mim dizendo: Valter eu estou triste, não vá por este caminho que não é certo. Até que ponto eu sinto o ciúme de DEUS sendo revelado para que eu não continue no caminho que estou. Até que ponto Valter você reconhece que esta tristeza que você sente não é a tristeza de sede e fome de Deus é a repulsa do Espírito Santo que habita em você por causa daquele pecado que cometeste, a repulsa do Espírito Santo porque me tornei amigo do mundo, a repulsa do Espírito Santo porque eu só satisfaço as coisas do mundo, as coisas que as minhas paixões definem e querem que eu faça. Em fim agente não percebe que quando a gente se distancia de Deus o Espírito Santo que habita em nós se entristece e chora e sente ciúmes, Tg 4:5 “Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário