domingo, 19 de junho de 2022

JESUS, TIAGO E EU - TRANSFORMANDO ADVERSIDADE, TRIBULAÇÕES, SOFRIMENTO, LUTAS EM TRIUNFO

 


TEXTO BASICO: Tg 1:1-12

 

 Introdução

 

A maioria dos teólogos acredita que o Tiago que escreveu a carta aqui descrita na Bíblia é o irmão de carne de Jesus com Maria e José e não o Tiago filho de Zebedeu.

Terminologia  Tiago: Tiago significa Jacó em Hebreu, Jaime em Grego.

Tiago escreveu esta carta para a comunidade cristã Judaica que tinha se convertido e estava dispersa em vários paises do mundo antigo: Grécia, Turquia, Damasco, Éfeso, Corinto, etc, Veja o que diz Tg. 1:1.

 

ACIDENTE DE CAVALO

 

Em 1982 eu estava sendo transferido da cidade de Paulo Afonso para  a cidade do Recife, neste período eu fiquei hospedado em Recife e minha esposa em João Pessoa, cidade a 120Km de Recife. Normalmente eu passava a semana em Recife e ia para João Pessoa no final de semana. Em um desses fins de semana ao chegar em João Pessoa, peguei um táxi para ir para a casa da minha sogra. No trajeto observei que o motorista de táxi estava bastante apressado, apreensivo perguntei  a razão do seu comportamento. Infelizmente não deu para ele responder só me acordei no hospital e já era madrugada. Graças a Deus nada de grave aconteceu com minha vida, apenas escoriações pelo corpo e no rosto. Depois de liberado pelos médicos voltei para casa de minha sogra e lá chegando todos ficaram bastante preocupados, principalmente a minha esposa, que aconteceu e perguntou e suas malas, filho?  – Eu respondi! Devem esta no carro! Minha esposa e os pais dela e eu saímos para apanhá-las. Chegando ao local tinha muitos curiosos e alguns perguntavam salvou-se alguém? Outros respondiam: dizem que não! Outros diziam que as duas pessoa que vinham no carro foram retiradas ilesas. Olhando mais adiante estava um cavalo deitado e retorcendo de dor. Toda pancada foi no cavalo acredito, não sei! mas o cavalo estava  morrendo.

 

PESSOAS  PROCURA PARA  SEREM OUVIDAS

 

Então! Quando uma pessoa vem me falar dos seus problemas, de suas lutas, das adversidades que está passando a primeira coisa que me vem à cabeça é este desastre que sofri. Tem muita gente que mais se parece com o cavalo. As dores que estão sentindo e os problemas que me contam, me parecem igual ao sofrimento do cavalo.

Tem gente que diz o seguinte: Valter eu levei uma pancada, um coice da vida que parece até que fui atropelado por um carro a 100 Km/h ( quilometro por hora ).

Tem pessoas que  já passaram por tanto problema que mais parece o cavalo retorcendo de dor por causa do atropelamento. Elas parecem que não tem mais forças para se levantar, acham até que não tem mais solução, olham para frente não vêem horizonte, olham para o lado não vêem perspectiva. É assim que vive muita gente hoje. É isso mesmo! tem muita gente com grandes dificuldades e lutas sem fim.

 

A BASE DE TUDO - UMA NOVA VISÃO DO EVANGELHO DE TIAGO

 

Meus irmãos, quando começamos a ler, reler a Bíblia, e deixamos que Deus fale a nós a beleza do evangelho, coisas belas vão se revelando, vão se esclarecendo, novas revelações vão se apresentando diante de nós e é nesta noite que eu quero compartilhar com vocês esse sentimento novo que Deus tem a lhes dizer. E foi lendo a carta de Tiago, ouvindo a palavra de Deus através de homens e mulheres de DEUS, lendo livros é que essas coisa vão ficando cada vez mais clara.

Em primeiro lugar Deus quer falar a vocês, em segundo lugar o Espírito Santo de Deus abrirá as mentes e o coração de cada um de vocês para receberem a palavra. Eu peço a Deus que antes mesmos de vocês ouvirem a palavra já sejam curados.

Vejamos!

No segundo versículo do capítulo primeiro do livro de Tiago, Deus fala de provação, de adversidade!

Vejam que Deus não começa falando de triunfo, de bênçãos recebidas, de prosperidade de nossas riquezas, Observa-se que Ele começa falando das nossas provações, de nossas lutas. ENTÃO!

Esta noite vamos falar de adversidade, provações e pistas que Deus nos dá para obter TRIUNFO, VITÓRIA!

Alguns aqui deve estar pensando: Eu já tenho tanto problema e venho aqui ouvir mais! Não se preocupe irmão você não sairá daqui com os seus problemas resolvidos, mais sairá daqui cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria que possibilitará transformar as adversidades em triunfo, porque em nome de Jesus, Ele fará isso na sua vida.


PROVAÇÃO, TRIBULAÇÃO, DIFICULDADES, LUTAS, ADVERSIDADE

Mas antes de falar o que Deus tem a dizer a vocês, deixe-me falar algumas coisas sobre provação, tribulação, dificuldades, adversidade, tudo isso é a mesma coisa, tudo isso é problema.

 

  1. PRIMEIRO LUGAR  NINGUÉM PASSARÁ NA VIDA SEM QUE SOFRA

Todos nós temos lutas, adversidades, problemas na vida, ninguém no mundo passará por essa vida sem este tipo de problema, tenho 52 anos e não conheço ninguém que ainda não passou por adversidade. O próprio mundo já nos transfere problemas, o mundo já vive em tribulação. Logo, se vivemos nele não temos como fugir.

Sabe irmãos! Estou lhes dizendo isso é porque uma das maiores dificuldades de nossas vidas é aprender a lidar com as dificuldades ( as adversidades )  e vencê - las.

A vida não é um piquenique, não existe possibilidade de que vamos passar pela vida pensando que sempre será um acampamento de adolescentes, onde eles só pensam no presente. E mesmos assim eles tem dificuldades só que eles resolvem rapidinho! Transferem para os pais e dizem “TAÍ PAI, RESOLVE EU NÃO TIVE CULPA!”.

Irmãos! A vida não é uma excursão de adolescente, onde tudo é festa, não irmão! A vida é luta, é dificuldade, é adversidade, é tribulação.

ENTÃO,

Temos que colocar na nossa cabeça que na vida  teremos dificuldades. Jesus disse: No mundo tereis aflições  mas tende bom ânimo, eu venci o mundo Jo 16:33.

SE A GENTE NÃO SOUBER LIDAR COM DIFICULDADES, COM TRIBULAÇÃES NÃO VAMOS CONSEGUIR PASSAR PELA VIDA, LEMBRE-SE QUE NA VIDA AS DIFICULDADES NÃO SÃO SÓ  DE ORDEM FINANCEIRA.


  1. SEGUNDO LUGAR  NÃO EXITE PADRÃO DE SOFRIMENTO

Na vida, sempre vamos encontrar pessoas, mais ricas, mais bonitas, mais inteligentes e mais novas do que nós. Lembre - se sempre disso jovem, moços, moças, rapazes, visitantes, senhores e senhoras, lembre-se disso principalmente quando estamos envelhecendo. De maneira similar encontraremos pessoas mais feias, mais pobres, menos inteligente, mais sofridas do que nós. Logo não existe, irmãos,  um padrão de sofrimento, nem de prosperidade. A maioria das pessoas acha que o seu sofrimento é sempre maior que o do outro. E isso é um engano. MINHA DOR NÃO PODE SER COMPARADA COM A DOR DO OUTRO.

Certo dia estávamos na casa de uma amigo e durante a conversa minha esposa começou a falar das adversidades que ela tinha passado com problemas de depressão que duraram quase 13 anos. QUANDO ELA FALAVA de um certo problema, sempre uma pessoa citava que o problema dela havia sido bem maior e ainda justificava. Este tipo de comportamento leva-nos a crer que temos uma tendência de achar que os nossos problemas é sempre maior que o do outro. É UM IMENSO ENGANO!

 

IRMÃO! SEMPRE VAMOS ENCONTRAR NA VIDA PESSOAS QUE SOFRE OU  SOFRERAM ADVERSIDADES MAIORES OU MENORES QUE OUTRAS.

DEVE TER UMA PESSOA AQUI QUE DEVE ESTÁ PENSANDO: NINGUÉM PASSOU POR UM PROBLEMA SIMILAR AO MEU!

 

  1. TERCEIRO LUGAR – NÃO EXISTE RESPOSTA PARA O  POR QUÊ DO SOFRIMENTO

A terceira coisa que quero dizer para vocês é que  ninguém sabe por que sofre. E acredito que quem fizer esta pergunta jamais terá a resposta. Eu posso dizer a vocês que jamais tive resposta do porque dos problemas que eu e minha família passamos. Hoje eu posso dizer a vocês que conheço a palavra de Deus, que o cristianismo não tem resposta para este tipo de pergunta. Irmãos é por isso que Deus escreveu o livro de . Quem já leu este livro observa que os amigos de , quebraram a cara sempre que TENTAVAM EXPLICAR O PORQUÊ DO SOFRIMENTO DE JÓ.

Ninguém que seja cristão explicará o porque de uma doença em uma criança, porquê de uma pessoa nascer aleijada, cega. Algumas Seitas ESTÃO TENTANDO e JÁ ACREDITAM. MISERICORDIA!!!!!!

POR FIM IRMÃOS,

O CRISTIANISMO RECOMENDA NÃO ESPECULAR O POR QUÊ  DO NOSSO SOFRIMENTO. O SOFRIMENTO TEM UM PROPOSITO EM NOSSAS VIDAS. VEJA O QUE JEUS DIZ EM Jo 9:1-3

AS PERGUTAS COMO:

 

POR QUE MEU CASAMENTO ESTÁ EM DIFICULDADES?

POR QUE ESTOU COM PROBLEMAS FINACEIROS?

POR QUE MEUS FILHOS ESTÃO DESVIADOS E NO MUNDO DAS DROGAS?

POR QUE PERDI MEU EMPREGO?

 

PARA ESTAS  PERGUTAS E OUTRAS QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO JAMAIS VOCÊ TERÁ A RESPOSTA DO POR QUE? VOCÊ PODE ME FAZER A SEGUINTE PERGUNTA: SE NÃO DEVEMOS FAZER A PERGUNTA POR QUE,    PERGUNTA DEVO FAZER? JÓ TEVE RESPOSTA? CLARO QUE NÃO!

Eu só sei de uma coisa que ao invés de nós perguntarmos o porquê do sofrimento, dos problemas, das adversidades eu só enxergo o cristianismo nos responder o para que? e não o por quê. A resposta do cristianismo busca uma resposta produtiva e positiva para o sofrimento, o cristianismo pede que ao invés de perguntemos: Por quê? Por quê? Por quê? Por quê? Pergunte Para que? Para que.

O cristianismo não se preocupa em responder a você o Por quê do sofrimento, o cristianismo está preocupado em responder algo que mostra que o sofrimento lhes ensinará como crescer  como gente 

IRMÃOS, o sofrimento acontece com todos, seja ele crente, católico, espírita, mórmon, ateu, agnóstico, budista, mulçumanos ou judeu, todos sofrerão, todos terão tribulação na vida. Ora se o sofrimento acontece com todos e todos vamos sofrer em alguma área de nossa vida, ao invés de perguntamos o porquê do sofrimento, devemos perguntar PARA QUE e transformamos em algo que seja bom para nós e que seja positivo, ou seja! O cristianismo pode transformar a nossa adversidade, que é uma força destrutiva em nossas vidas, em bênçãos que é uma força construtiva.

Quando o cristianismo diz que podemos transformar Adversidades em Triunfo é porque pode! Sabe por que irmão? Porque está respaldado na palavra de Deus e o apostolo Paulo diz que eu posso Gloriar nas próprias tribulações, sabendo que as tribulações produz perseverança.

Rm 5:3.E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,”.

Rm 5:3 “ podemos nos alegrar, igualmente,quando nos encontramos diante de problemas e lutas pois sabemos que tudo isto é bom para nós – ajuda-nos a aprender a ser parciente”

 

Que bela é a mensagem cristã! Como é diferente a mensagem cristã! Ela nos diz que devemos Gloriar nas tribulações, pois as adversidades na vida de um cristão são temporárias e passageiras.

2Co 4:17 “Pois a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de Gloria, acima de toda comparação”.

2Co 4-17 “ estes nossos sofrimentos e aflições, afinal de contas, são bem pequenos e não durarão muito tempo. Entretanto, este curto tempo de angustia resultará  nas mais ricas benção de Deus  sobre nós para todo sempre!.

Sabe o que Paulo quer nos dizer irmãos? Ele quer nos dizer  que a nossa adversidade é momentânea e produz em nós um peso de glória eterno e estamos transformando os problemas, as lutas em coisas boas e bênçãos eternas.

 

O SOFRIMENTO , A ADVERSIDADE TUDO ISSO É CONVERTIDO EM GRÓRIA

Ora, se o sofrimento pode ser convertido em glória e se nós podemos reverter a força da tribulação, se podemos tirar o melhor de nós na pior hora, onde podemos respaldar isto que estamos dizendo? Onde? Na palavra de Deus, na carta de Tiago.

 

PRIMEIRO

  • Em sua carta Tiago começa dizendo: Quando tiveres passando por provação alegre-se!

Se vocês não forem cristãos, certamente vocês irão dizer; esse cara é LOUCO? Como? Como? Como é que estou sofrendo e ainda tenho que me alegrar? Eu acho que esse cara tem algum desvio comportamental! Vamos responder essa pergunta, tenha calma!

Ora, se anteriormente dissemos que a provação pode ser convertida em uma força construtiva, então podemos nos alegrar. Irmãos! Esta alegria não é uma alegria porque estou sofrendo, porque estamos em tribulação! É uma alegria por que sabemos que coisas boas virão após a provação. Esta alegria é porque agora estamos entendendo que as provações nos ensinarão na vida.

Irmãos nós nos alegramos com as provações por que sabemos os efeitos positivos que ela nos trará, ou seja, nós nos alegramos pelo o que vamos fazer com ela.

Lembre-se irmão que as provações tem efeitos negativos e também efeitos positivos, eu lhes digo que  tem mais efeitos positivos.


EU ME ALEGRAREI NA ADVERSIDADE NÃO PORQUE ESTOU EM PROVAÇÃO, MAIS PELAS COISAS POSITIVAS QUE ELA PRODUZIRÁ EM MIM E EM VOCÊ.

 

Conclusão


Quando Tiago diz nos versículos 2, 3 e 4 de sua carta:

TIAGO 1: 2-4

Meus irmãos tende por motivo de grande gozo (alegria) o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

“Queridos irmãos, a vida de vocês está cheia de dificuldades e de tentações? Então, sintam-se felizes, porque quando o caminho é áspero, a perseverança de vocês tem  uma oportunidade de crescer. Portanto, deixem-se crescer, e não procurem desviar-se dos seus problemas. Porque quando a perseverança  de vocês estiver afinal  plenamente  crescida, vocês estarão preparados para qualquer coisa, e  serão fortes de caráter, íntegros e perfeitos.”

“Alegre - se!”, não é porque você está em provação, é por que ele sabe que a provação, a adversidade vai produzir em você! E o que você vai aprender com ela, ela sabe que a provação vai converter em você uma força produtiva e este efeito produzirá em nós ALEGRIA. 

LOGO A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA QUE A PROVAÇÃO NOS TRAZ EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS, NO ENTANTO, ESTES EFEITOS SÓ SERÃO POSITIVOS DEPENDENDO DE COMO TRABALHAMOS, LIDAMOS OU CONVIVERMOS COM ESTA ADVERSIDADE.

 

EU RESUMIRIA TUDO ISTO EM COMO EU RESPONDO A DEUS.

 

Todos nós vamos sofrer. Quem de nós ainda não sofreu, não teve problemas em algum ponto de nossa vida? se não sofreu, não é praga em nome de Jesus, mais vai sofrer! EU EM NOME DE JESUS  posso afirmar que todos na terra vão sofrer

Ap 2:10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Na vida você só triunfa  se souber trabalhar, a provação,a adversidade e a tribulação. Quem não sabe vai passar pela vida, vai passar pelo ralo e ser sugado pelo esgoto da vida e vai embora.

Os efeitos da tribulação são testar, produzir e estruturar, por isso devo-me alegar.

 

  1. TESTAR
  2. PRODUZIR
  3. ESTRUTURAR

 

Se agente conseguir transformar a tribulação em triunfo os efeitos em nós servem para testar: testar o que e quem? Produzir: produzir o que e para que? E por ultimo estruturar: estruturar quem e o quê?

 

  1. TESTAR

A primeira pergunta é, testar o que e quem?

 

  • TESTAR OS CONTEÚDOS DA NOSSA FÉ – Tg 1: 3

 

Sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; ( vv 3 ).

 

Sabe irmão o que Tiago quer nos dizer é que a provação testa os nossos conteúdos e o mais importante deles é a nossa fé.

Sabe porque? Porque o valor de uma virtude só é testada quando você passa pela prova, você só conhece o valor de uma declaração depois que ela é colocada à prova.

 

Ex. Um casal vai se casar o que eles dizem?

Eu prometo está ao seu lado na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, serei fiel a ti, serei leal a ti até que a morte nos separe.

Eu só saberei os conteúdos desta declaração quando eles passarem pela prova. Antes que esta declaração seja colocada à prova ela tem valor? Pode até ter, só emocional!

Eu só sei o valor  de uma declaração quando ele chega em casa quebrado, sem um vintém no bolso, meses se passam ele não consegue arranjar emprego e a mulher mesmo assim diz: NÃO SE PREOCUPE ESPOSO MEU, ESTAREI CONTIGO, VAMOS VENCER, VAMOS SAIR DESSA, por que Deus esta conosco saiba esposo meu, DEUS tem um propósito nisso.

Eu só sei do valor de uma declaração, quando você chega em casa e encontra sua esposa doente, com depressão de anos e anos e diz: NÃO SE PREOCUPE ESPOSA MINHA, TE AMO ESTAREI CONTIGO, NÃO TE ABANDONAREI, saiba que lutarei até o fim com você e você ficará boa.

 

TODOS OS NOSSOS CONTEUDO SÓ TEM FORÇA QUANDO PASSADO PELA

PROVA. 

Quando uma pessoa diz: Pedro eu sou teu amigo e então Pedro diz, eu também sou teu amigo, saiba que quando você afirma isso você sabe que esta declaração só será confirmada, quando alguém chegar para você  e disser: Pedro, fulano está falando de você, ele te trai, ele não é leal a ti. Se você responder eu quero ouvir isto dele? Não acredito e ainda disser independente do que ele fez ainda continuo seu amigo. Sabe porque, fulano? Porque sei que a nossa amizade está passando por uma tribulação. AI VOCÊ SABE A FORÇA DA SUA PALAVRA E DA SUA AMIZADE!

É Por isso que a palavra de Deus diz: “ A todo tempo ama o teu amigo, mas é na tribulação que nasce um irmão”.

 

Devo ou não devo  acreditar na palavra de Deus?

 

EU SÓ SEI QUEM É QUEM, QUANDO ELA É TESTADA.

 

Outro exemplo fantástico é quando uma pessoa chega para o seu pastor ou para um amigo e diz: “EU AMO DEUS, EU AMO DEUS DE TODO O MEU CORAÇÃO E TODA MINHA FORÇA”. Outra coisa é você levar esta declaração para sua casa, para seu trabalho, para os bancos da universidade, para o namoro, para o casamento, para os negócios que você está fazendo.

Na hora de Deus exigir de você esta declaração e você disser: Não! Eu abro mão daquilo que satisfaz a minha carne, daquilo  que me dar prazer, aí você pode dizer EU AMO A DEUS. Se você não for provado no corredor de um hospital ou no convés de um navio que está para ser afundado, você jamais saberá quem é covarde ou é um homem ( herói )de Deus. 

Quando o meu coração se encanta por uma outra pessoa  e eu digo assim: Não! Eu tenho compromisso de lealdade e fidelidade com meu cônjuge, com o meu namorado ou namorada  e o meu amor vai passar por esse teste. 

As tribulações na verdade não são ruins, sabe por que? Porque elas revelam as têmperas dos nossos conteúdos, eu só sei quem é quem na hora do fogo, eu só sei quem é quem quando tudo está sendo estremecido, eu só sei quem é quem quando o fogo está sendo cruzado.

Outro exemplo é quando você pergunta VOCÊ TEM FÉ?

Fé quando tudo está dando certo? Imagine um medico olhar para você ir dizer que você está perdendo a visão em pouco tempo você não verá mais, você ficará cego? Ou uma noticia sua mãe morreu, ou você está com um câncer? Como você responderia a isto? Você xingaria a Deus? Você cuspiria a Bíblia? Você se comportaria como ou como Dimas, o ladrão da cruz? ou você se comportaria como ou outro malfeitor que estava ao lado de Jesus na cruz do Calvário?

Jó ferido de uma ferida mortal, desamparado de tudo e de todos ainda teve força para dizer: ” Eu sei que o meu redentor vive e eu sei que ele é poderoso e ele vai se levantar no dia final”.

Dimas o bom ladrão, como fala a linguagem popular, na hora última olha para Jesus e diz: “ Lembra-te de mim quando entrares no paraíso mesmo sabendo que o julgamento dos homens já o tinha sentenciado para a morte ele viu em Jesus  a possibilidade da salvação eterna. Foi na pior hora de Dimas que Jesus tirou dele o que ele tinha de melhor, virtudes”.

Dizer que ama a Deus em condições normais é fácil! Dizer que ama a Deus na Igreja é Fácil, dizer que ama a Deus no púlpito é fácil.

Jesus diz aos apóstolos que vai para Jerusalém, quando chegar lá será açoitado, maltratado e morto. Sabe o que Pedro responde  a  Jesus: Não senhor! Você  morrer nunca, só por cima do meu cadáver. – Jesus conhecendo o coração de Pedro responde, Pedro aqui é um ambiente controlado, nesta hora, neste local, nestas circunstancias  qualquer um diz este tipo de frase, vamos ver seus conteúdos no fogo da adversidade, é lá que serás o verdadeiro Pedro. É lá no fogo da adversidade ele é confrontado sobre Jesus e uma das mulheres chega perto dele  e diz: Eu vi, eu vi, eu sei que você é um deles, eu vi você com esse tal Jesus! Ele logo se denuncia.

A Bíblia diz que Pedro sai xingando, praguejando, murmurando e até mesmo negando a Jesus e antes que o  Galo cantasse ele negou três vezes. Mt 26:20-34 e Lc 22:24 37 ; 54 - 60

Só na adversidade nós conhecemos os nossos conteúdos, até então na vida só nos enganamos a nós mesmos.

 

Tiago diz: Alegra-se na tribulação, pois somente no fogo da adversidade, você sabe o que você tem e o que não tem, e principalmente você sabe quem você é.

 

Mais três coisas acontecem na vida da gente quando estamos em tribulação o primeiro  Ser Testado o segundo é Produzir

  

  1. PRODUZIR 

Tiago diz no Versículo 3 do capitulo 1 de sua carta o seguinte: quando você passa por tribulação, por prova produz perseverança.

 

 Tg 1:3 “Sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; ”

Você já viu um coqueiro sendo castigado pelos ventos a beira de uma praia em dias chuvosos, nos dá uma sensação que a qualquer momento ela será arrancado e posto fora. Você  já viu né irmão? Eu vi muitas cenas dessa nos filmes em momento de tempestade. Sabe por quê, irmão, ele não se arranca? porque as raízes são profundas, são plantas colocadas ali por Deus para suportar ventos em sua direção. Assim mesmos somos nós! Precisamos cravar nossas raízes em um terreno que possa suportar ventos, principalmente quando estes ventos forem contrários.

Pessoas que nunca passaram por tribulação tem raízes curtas, elas ainda não precisaram fincar as suas raízes. A tribulação nos força a fincar nossas raízes. Sabe para que devemos fincar nossas raízes: Para não vacilar e para não se abater. A tribulação nos dar  o que chamamos de constância, nos dar  o que chamamos de obstinação Santa. Atribulação nos dá determinação e Santa teimosia que são para a subsistência a ventos contrários. Quando estes ventos sopram em pessoas que já passaram por tribulação elas  agüentam  e cada vez mais as raízes são fincadas. Quem nunca passou por tribulação certamente não suportará os primeiro ventos.

Este é um dos grandes problemas dos pais que passaram por grandes dificuldades, homens que sofreram na sua infância, tem um pique para o trabalho, começou a trabalhar cedo, muitas vezes vendendo laranja nos estádios, vendendo revistas, amendoim nas portas de cinema para sobreviver, mas venceu na vida e hoje é um homem prospero, é um homem de garra e que não tem medo de trabalho e nem da vida.

Mas, tem um filho  e diz: meu filho jamais vai sofrer o que eu sofri, jamais, jamais meu filho passará por tantos problemas. Resultado, com medo que o filho sofra, protege, passa a mão na sua cabeça simplesmente porque, inconscientemente, transfere seu medo para ele e o menino cresce “FOFO”.

É  isso mesmo, fica “fofo”! Quando  manda o menino se levantar cedo ele responde        “AI PAI, AI PAI AGORA NÃO! É CEDO”, quando manda estudar diz: “AI PAI”. Ai quando você abre os olhos vê que criou um filho sem raízes, um pessoa que não agüenta fogo e quando o vento vem na sua direção ele XIA e diz: “AI PAI” “AI MAE”.

Certo dia o pai abre os olhos para o que está acontecendo e  diz: eu não sei o que aconteceu, onde errei, fiz de tudo,  dei do melhor, coloquei nos melhores colégios, uma casa com todo conforto, carro e meu filho só me dá trabalho! Sabe o aconteceu irmão? Seu filho não tem raíz, ele não aprendeu a pegar o negócio e ir até o fim, você sempre aliviou a barra dele. O moleque começava um negocio e quando tinha a primeira dificuldade deixava pela metade aí você dizia : deixa filho eu termino. A mãe dizia: bichinho tá em crescimento deixa-o dormir mais, tão cansadinho, que pena! E o filho não aprendeu a vencer, criou um filho sem pique na vida. Já percebeu que na maioria das famílias os filhos são mais prósperos onde exatamente os pais os criaram com sacrifício. Existe exceção, é claro!

A tribulação, a adversidade produz em nós perseverança, A GRANDE PERGUNTA às igrejas evangélicas é se elas sabem o que isso significa? Atualmente  um dos grandes problemas das Igrejas hoje em dia e aceitação do chavão “Quem tem Jesus não sofre”, algumas infelizmente ensinam que para ser próspero basta ir para um encontro de “Prosperidade dos 70” ou participar do “Culto da Benção das carteira de trabalho com os 370 pastores” e ainda diz que  a solução para todos os problemas está ali. Para ser próspero, não é preciso lutar, isto é uma mentira isto não é evangelho, isto não vem de DEUS.

 

IRMÃOS, HÁ MOMENTO NA VIDA QUE PRECISAMOS PASSAR POR PRIVAÇÕES, POR SOFRIMENTOS PARA SER CRIADOS EM NÓS PIQUE E FORÇA DE VONTADE.

 

O que Deus quer nos dizer é que você não vai deixar de sofrer, você vai vencer o sofrimento para sair do lado de lá um homem segundo o coração de Deus, semelhante ao nosso senhor Jesus. É isso o que acontece quando temos provação.

Quem não persevera não tem nada na vida e o que persevera, é aquele que vai até o fim produz e sai do outro lado estruturado, ou seja, mais maduro e íntegro. 

Mais três coisas acontecem na vida da gente quando estamos em tribulação: O primeiro é ser Testado o segundo é Produzir  e o terceiro é Estruturar

A provação estrutura o nosso interior(a nossa alma, o nosso espírito), produz em nós o peso da maturidade. Quando estamos debaixo de tribulação a primeira coisa que ele faz  é priorizar as coisas da vida.

Exemplo:. Um homem sabe que vive a vida, na orgia, bebendo, se drogando e acontece um problema de saúde. A primeira coisa que ele faz quando recebe o recado do medico é estruturar e produzir!

Um homem em baixo de tribulação a primeira coisa que ele faz é priorizar e se estruturar!. É ou não é?

Para melhor esclarecer esta afirmativa, vou lhes contar uma historieta.

“ Certo dia um homem foi a um médico e durante a  consulta o médico diz que ele está com um sério problema no fígado, o fígado dele já está crescido e se ele não deixar de beber, não fizer as dietas alimentares e físicas necessárias o tempo de vida dele não passará de 6 meses. Qual a primeira atitude que uma pessoa que recebe uma notícia desta tem que fazer? Primeiro lugar tem que se organizar, começa a priorizar o que é importante e o que é urgente depois se estrutura e quando ele se estrutura, ele se modifica interiormente e ele sai para o outro lado estruturado. Os valores de pessoas que passaram por provações é diferente dos valores de pessoas que nunca passaram por provações”.

Você já conversou com alguém que já foi prezo ou está preso em regime semi-aberto? e uma pessoa obesa fazendo regime?. A sensação que nos dá é que essa pessoa só dá valor naquilo que faz quando perde ou é privado da sua liberdade.

O que Tiago quer nos dizer é que a dor da provação não é boa, melhores são as coisas que a provação produz em nós e que devemos nos alegar e não ficar murmurando e reclamando. Ele também nos explica que esta força destrutiva momentânea gera em nós uma força produtiva.Esta força produtiva gera em nós uma estrutura de vida que os outros não tem.

Pessoas que passaram pelo fogo da adversidade, pelas lutas da vida adquirem uma outra noção do tempo, dos relacionamentos, essas pessoas têm uma outra dimensão do que seja a vida, tem uma visão diferente, são pessoas maduras. Uma pessoa quando passa pelo fogo da adversidade e você senta ao lado dela você conhece e aprende com ela.

Muitas pessoas perguntam por que Deus não interfere em nossas vidas e nos livra das adversidades, simplesmente porque Ele nos tiraria , ele nos roubaria a possibilidade de crescer, de nos estruturarmos como pessoa e perderíamos a noção e valores das coisas da vida. A provação nos estrutura na nossa interioridade.

Se você conhece uma pessoa com uma maturidade diferente , certamente essa pessoa já passou por muitas lutas na vida, agente sente logo, agente vê e sente sabedoria em suas palavras e é bom conversar com ela. Uma pessoa sem sabedoria é um Zé Mane, um frívolo.

A grande mensagem cristã não é “PARE DE SOFRER, DEUS NÃO QUER ISSO”, a grande mensagem cristã é: Você terá dificuldades na vida, mais vai sair desta tribulação pessoa  estruturada e vitoriosa . Sabe por que? Porque Deus disse que no mundo terás tribulação e ele venceu e ainda venci o mundo. Jo 16:33 “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”“.

 

O fogo da provação purifica o nosso ser, como o fogo purifica o ouro e a prata, Sl:66:10 Pois tu, ó Deus, nos tens provado; tens nos refinado como se refina a prata. QUEM É PROVADO TEM MUITAS CHANCES DE REFLETIR A FACE DE JESUS.

Na vida ninguém tem opção de parar ou continuar sofrendo, todos nós vamos sofrer, uns mais outros menos mas certamente vamos ter problemas. Deus na sua vontade permissiva dá ao homem liberdade de transformar a adversidade em bênçãos ou em mais problemas.

 Por fim, a adversidade prova os nossos conteúdos, produz em nós perceverança, para que eu possa sair na frente uma pessoa estruturada e madura na minha existência humana

 

ESTA É A OPÇÃO QUE TEMOS  E ESTÁ DIANTE DE VOCÊ E DE MIM HOJE.

 

IRMÃOS ,

 

Tende motivo de grande alegria quando estiveres passando por provações, porque a prova da fé vai produzir perseverança e a perseverança tendo sido completado vais fazer de nós pessoas maduras e integras.

Meus Deus, em nome de Jesus, como estamos longe dos padrões bíblico, dos princípios que tu tens deixado para nós.

perdoa -nos, Jesus, pois sempre escolhemos atalhos na vida , muitas vezes escolhemos soluções paliativas e muitas vezes nós escolhemos soluções que simplesmente colocamos um Band-eid e apenas os problemas estão apenas sendo encoberto ou seja meu Deus solução por pouco tempo.

E neste tipo de atitude, nós continuamos sendo meninos, sem raízes fortes que suporte ventos fortes em nossa direção, sem perseverança, sem estrutura, com casamentos em ruínas, vocações e profissões medíocrides e principalmente histórias de vida condenadas à mesmice.

Meu Deus nós precisamos de ti, nos precisamos de tua sabedoria, não deixa que tomemos as nossas decisões apenas com os conhecimentos que adquirimos em livros, precisamos do valores do teu reino, nós precisamos cada dia ouvir a tua palavra, dos valores de tua palavras e tua verdade, nos ensina Jesus reaprender o evangelho, nos não queremos, mas eu te dou o direito e poder de fazer eu querer, faz eu querer, mesmo eu não querendo.

 

Nós te damos graças pelo livro de Tiago, pela palavra que tu tens deixado para nós , pela fidelidade do Espírito Santo ter preservado este livro na Bíblia e ter nos revelado e permitido entender que é possível  sair da mediocridade e vivermos  cada vez mais a tua palavra e transformar vida em nós.

 

Nós sabemos Senhor, que existe tanta gente em dificuldades e que estas pessoas saiba segurar a tua mão, a tua palavra e que o teu Espírito mostre  como solucionar os seus problemas e o sorriso em seus lábios sejam uma constante mesmo na tribulação e seja uma pratica de vida.

Senhor , estas pessoa têm que entender que quando seguramos a tua mão, a tua mão não soltará mais e que jamais tu as deixará desamparada e que elas possam traduzir as lutas, as adversidades, as tribulações em algo que nos transformará.

 

OH! Deus se existe alguma pessoa ( aqui ) que está passando por problema, abre Deus a mente dela, retira o véu dos teus olhos, transforma meu Deus o coração desta pessoa e que ela seja transformada e curada.

ASSIM TE PEÇO E TE AGRADEÇO EM NOME DE JESUS AMÉM.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário