terça-feira, 21 de junho de 2022

Jesus, Tiago e Eu - DECISÃO EM TEMPOS DE ADVERSIDADE ,DIFICIL ESCOLHA

 


 

DECISÃO EM TEMPOS DE ADVERSIDADE – DIFICIL ESCOLHA

 

 

 

Texto básico : Tg 1 :4-12

 

Introdução

 

Agente só conhece as pessoas quando existe intimidade e vivemos com ela. Alguns me conhece como diácono, como professor da escola bíblica dominical, como uma pessoa que se apresenta na UPH as quintas feiras para dar uma palestra, mas vocês não me conhecem na minha intimidade: Vocês não sabem como eu sou em casa, como é o meu convívio no lar, como sou como marido, como sou como pai, como sou como profissional, como líder e servo no meu trabalho, como eu sou? Acho que vocês só me conhecerão passando um mês na minha casa, perguntando aos meus empregados como sou? Perguntando a minha esposa e a meus filhos. Tenho certeza que dirão coisas boas e coisa que preciso melhorara, graças a Deus preciso melhorar, mais em nome de Jesus estou melhorando, não porque eu quero que as pessoas me achem uma pessoa melhor, mais porque é bom ser melhor, por que ser melhor é o melhor para mim. Nesta noite vocês conhecerão um pouco de mim. Fui Jogador de Futebol, quando adolescente, cheguem a jogar no time principal do Treze de Campina Grande, não é muita coisa mais me habilita a entendo um pouco de futebol. Hoje sou engenheiro eletricista trabalho na Chesf, tenho um cargo de Gerente e estão sob meu comando direta mais de 20 pessoas. Logo, se vivi no esporte e exerço a profissão de engenheiro tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto, logo posso afirmar o seguinte:

 

  • Quando o jogo de futebol está nos últimos minutos do segundo tempo, a equipe toda tem que está ciente que não pode errar, principalmente se o escore estiver no mínimo.
  • As conseqüências provocadas por um erro de  um projeto elétrico de uma casa é bem menor que um  projeto de um, Edifício ou um grande centro comercial.Logo as pessoas envolvidas no projeto de um grande centro comercial tem que está ciente que não pode errar.

 

De maneira similar e por intuição, podemos assegurar que um erro medico na aplicação de medicamento para dor de cabeça tem consequências é bem menor que um erro de um médico no momento de uma cirurgia. Um erro na hora de uma cirurgia pode ser irreversível.

 Irmão, outros exemplos podem ser dados eu passaria a noite falando disso, mas na verdade o que quero passar para vocês esta noite é o seguinte:

 

 QUANTO MAIS CRÍTICA FOR A SITUAÇÃO DA VIDA, QUANTO MAIS ADVERSIDADE ESTIVERMOS PASSANDO NA VIDA, MENORES SÃO AS POSSIBILIDADES DE ACERTAR, OU SEJA, QUANTO MAIS ADVERSIDADE ESTAMOS PASSANDO, MAIS PRECISAMOS DE SABEDORIA PARA NÃO ERRAR NAS DECISÕES QUE TEMOS QUE TOMAR.

 

Sabe o que queremos dizer irmão, se você considera que sua vida é rara e que você só tem uma para viver e que a medida você vai caminhando, envelhecendo na vida, menos erros você pode ter na sua vida.

Imagine um homem com 45 anos de idade, consegue um emprego, mesmo com a sua experiência, se esse homem perder o emprego menores são as chances de arranjar outro. Já para um homem de idade de 25 anos as chances são maiores.

 Irmão imagine você diante de um Golias, um gigante, você está com uma arma e dentro da arma tem seis tiros. Golias está se aproximando de você, você tem que acertar o inimigo. Os cinco primeiros disparos não atingiram o alvo, só falta uma munição, neste momento as circunstancia são totalmente desfavoráveis para o seu lado às adversidades provocarão em você desespero e  menos chances você terá para acertar o alvo, o que você faria? Reflita e responda.

 Quanto mais munição você tem, quanto mais tempo você tem para resolver um problema e se você um tempo maior de vida maiores são as chances e maiores são suas habilidades, logo as suas decisões se tornam mais fácil de serem decididas. No entanto se o seu tempo de vida é menor e suas munições são limitadas menos inabilidade você deve ter e menos opções você tem na vida. Isso acontece seja você jovem ou velho menos inabilidade você terá e as coisas se tornam mais difícil e suas decisões serão mais difícil e poucas opções certas você terá.

 TE FAÇO ESTA GRANDE E IMPORTANTE PERGUNTA? QUANTO DE NÓS SABEMOS O TAMANHO DA NOSSA VIDA? VOCÊ SABE? EU NÃO SEI. SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ NO TEMPO EXTRA DO JOGO OU VOCÊ ESTÁ COM A ULTIMA MUNIÇÃO.

 

Sabe o que isso significa? Significa que seu tempo já passou e você só tem mais alguns poucos minutos ou apenas uma munição e uma chance para atingir o alvo. No meu entendimento o desespero aumenta para essas pessoas, principalmente se estiver em adversidade.

 

 

CONCLUSÃO

 

ASSIM COMO UM MÉDICO QUE NÃO PODE ERRAR EM UMA CIRUGIA, UM ENGENHEIRO NÃO PODE ERRAR NO PROJETO DE UMA EMPRENDIMETO ONDE FREQUENTA MUITA GENTE E UM JOGADOR QUE NÃO PODE CORRER O RISCO DE ERRAR NOS ÚLTIMOS MINUTOS DO JOGO

 VOCÊ E EU, NÃO PODEMOS CORRER O RISCO DE ERRAR NA VIDA, PRINCIPALMENTE QUANDO JÁ SUPERAMOS OS 25 (PARA ALGUNS CASOS) E 35 ANOS (PARA OUTROS CASOS), VOCÊ NÃO PODE FICAR CORRENDO O RISCO DE FAZER DE SUA VIDA BOBAGENS.

 

Irmãos é nos momentos de adversidades, provações que as margens de erro tem que diminuir, nos momentos de Adversidades em que as opções são poucas logo são pequenas as margens de acerto

Irmãos quando você está passando por muitas adversidades , você não pode ficar batendo com a cabeça aqui e acolá. Sabe por quê? Porque o tempo que você estar vivendo é frágil e de difícil decisão e as opções são poucas.

 Sabendo que os cristão Judeus estão passando por muitas provações ele diz: Que precisamos tomar decisões corretas; fazer escolhas corretas e as escolhas não podem ter os mesmos erros que já tinha praticado. Para que as nossas decisões tenham a menor taxa de erros, Tiago diz que é preciso TER:

 

  1. REFERENCIAS EXTERNA
  2. ALTO ESTIMA ESPIRITUAL
  3. DETERMINAÇÃO DE PROPÓSITO

 

  1.    REFERÊNCIAS EXTERNAS – DEUS TEM QUE SER NOSSO REFERENCIAL DE SABEDORIA

Onde iremos buscar as referencias para tomar a nossas decisões? ONDE e com QUEM? Tiago diz que não devemos buscar dentro de nós. Ele diz que devemos buscar em Deus, veja o que diz a palavra de Deus:

 Tg 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de [sabedoria], peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

 Quando você for tomar decisões, quando for optar, peça sabedoria de fora e peça a Deus. O que é sabedoria? É o uso correto do conhecimento para decisões que vamos tomar, ISTO É, sabedoria é usar o conhecimento na tomada de decisão e as decisões serem corretas.

 Tiago diz que quando você for buscar sabedoria para tomar as suas decisões não vá buscar dentro de você, vá buscar fora e busque de Deus.

 TIAGO DIZ QUE NÃO FAÇA DE VOCÊ MESMO O REFERÊNCIAL DAS SUAS DECISÔES. NÃO FAÇA DAS SUAS INTENÇÕES E MANEIRA DE ENTENDER AS SUAS PROPRIAS REFERENCIAS, SE FOR TOMAR DECISÕES BUSQUE DE DEUS.

 

Sabedoria deve ser usada quando as escolhas são poucas. Sabedoria é a opção que nós temos que ter quando temos poucas opções.

 

Vocês já perceberam que quando as tribulações aumentam nas nossas vidas diminuem as opções certas, à medida que as lutas em nossas vidas aumentam o numero de opção vai diminuindo e quando temos opções a maiorias delas são opções erradas e muito poucas opões certas para tomar.

Um exemplo prático é mostrado para expressar o pensamento acima é a bancada de ALVO com círculos concêntricos, utilizados para competições, observa-se que apenas o circulo central é o alvo do campeão os demais alvos são alvos errados. Assim mesmo é a vida temos muitas opções erradas e poucas certas.

 

Irmãos temos que tomar decisões corretas. E para tomar decisões corretas temos que pedir do alto, e quando vem do alto vem de Deus, ver Pv 3:5 “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Quando escolhemos o caminho correto na vida é por que as condições foram dadas por Deus, ver Pv 3: 6 “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

 Quando vamos tomar decisões, normalmente agente fala: eu penso, eu acho, eu vi ou eu aprendi, mas se fizermos, por exemplo, a pergunta aprendeu com quem? Nós responderemos de Fulano, que escreveu no livro e agente não pensa que ele já copiou de alguém e que por sua vez copiou de outrem e assim por diante.

 Certo dia estava lendo um livro e neste livro me chamou muito a tenção esta historieta de um senhor que era responsável pelo ajuste do relógio da central de trem de sua cidade, Vejam a história abaixo:

 “Todas as manhãs pontualmente o trem chegava na cidade as 8:00hs e o maquinista procurava ser pontual. O relojoeiro atualizava o relógio da central 5 minutos a mais ou 5 minutos a menos e este ajuste era feito de acordo com a chegada do trem, só que o maquinista também ajustava o relógio do trem de acordo com o relógio da central”.

- Moral da estória o relojoeiro acertava o relógio da torre com a chegada do trem e o maquinista procurava chegar na cidade de acordo com o horário ajustado na torre da central e assim criou-se uma grande confusão o trem procurava chegar pelo horário da torre e o relógio da torre era ajustado pela chegada do trem, logo quando somos o nosso próprio referencial há grande confusão.

 Se tudo que a gente faz tem como referencial nós mesmo, de repente a gente não sabe mais o que é certo ou o que é errado, o que doce ou azedo, se está tarde ou cedo. De repente não sabemos fazer mais opção, não sabemos o que moral ou amoral e o que é ética, daí passamos a ser o nosso próprio referencial, mas Tiago olha para a gente e diz:

 “Você quer ter referencias na sua vida: peça a Deus, vá buscar fora de você e que seja de Deus, sabe por que? Porque este referencial é absoluto, é verdadeiro, é invariável desta forma seu relógio pode ser regulado”.

 Outro dia estava conversando com uma certa pessoa sobre as escolhas de seus namorados e esta pessoa disse taí Valter eu acho que agora vai dar certo o namorado que estou agora é legal, e acho que agora vai! Ai eu olhei para essa pessoa e disse: Espere ai moça, você faz cinco anos que está aviltando, estrupando a sua própria consciência, você não percebe que  a sua consciência não serve para ser fiel da balança, sua consciência não serve de fio de prumo, sabe por que? Porque sua consciência foi abusada por você mesma, você não tem mais muito tempo, suas opções certas são poucas. Veja como está sua comunhão com Deus e peça a  Deus sabedoria por que se você pedir você receberá.

 Sabe o que a palavra de Deus diz sobre o coração do Homem: “enganoso é o coração humano, profundamente... que o conhecerá” Jr. 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

 

VEJAM O QUE A PALAVRADE DEUS FALA SOBRE ESTA IMPORTANTE QUESTÃO.

QUER PARAR DE CORRER ATRÁS DAS COISAS INÚTEIS? VÁ PARA A PALAVRA DE DEUS E OUÇA O QUE ELE QUE TE DIZER.

 

Sl 119: 36 Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para a cobiça.

 Sl 119: 37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

 Sl 119: 66 Ensina-me bom juízo e ciência, pois creio nos teus mandamentos.

 Sl 119: 92 Se a tua lei não fora o meu deleite, então eu teria perecido na minha angústia.

 Sl 119: 98 O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo.

 Sl 119: 99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.

 Sl 119: 104 Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade.

 

 Quando Tiago pergunta: você tem falta de sabedoria? Quer tomar decisões? Quer escolher caminhos? E quando você reconhece que não sabe e ainda diz eu não tenho recursos dentro de você para optar pela decisão certa, Tiago responde que você tem buscar fora de Você, Ele ainda diz: vá e peça a Deus que ele ti dará.

 Irmão a vida é muito complexa. Imagine um imenso tablado de Xadrez que possui pião, cavalo, torre, bispo, rainha e rei, cada movimento em uma desta peças existe muitos desdobramentos e um erro na jogada poderá ser fatal o se chama “xeque mate”. Assim é a nossa vida! Uma jogada errada pode provocar desdobramentos por longos e longos anos.

 Fazendo um paralelo deste exemplo Tiago diz o seguinte: quando você estiver passando por lutas e o imenso tablado da vida tiver diante de você e disser qual a peça que você irá mexer, não siga o seu próprio entendimento. Faça da palavra de Deus luz para o seu caminho. Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”.

 

ESTE É O SEU REFERENCIAL QUANDO O CAMINHO ESTA MAIS ESCURO E ESTREITO. NÃO SE ESTRIBE EM SEUS PRÓPRIOS CONHECIMENTO, SABE POR QUÊ, PORQUE SOMOS LIMITADOS

 

2.    AUTO ESTIMA ESPRITUAL – PEÇA A DEUS COM ALTO ESTIMA, NÃO PEÇA ACANHADO QUE DEUS VAI TE ATENDER

 

IRMÃOS, quando for pedir alguma coisa a Deus, peça com auto-estima elevada, não peça acanhado, peça sabendo que Deus vai atendê-lo.

 

Tg 1:6 Peça-a, porém, com fé, não [duvidando]; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.

 

Quando estiveres no meio de uma grande tribulação, não peça a Deus acabrunhado, não peça assim: “MEU PAI SERÁ QUE EU MEREÇO...”. Não! Não peça com este tipo de sentimento, peça sabendo que Ele vai te atender. Sabe Por que, porquê a sua palavra diz: “Peça a Deus que ele lhe dará mesmo que você não mereça. Tg 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de [sabedoria], peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

 Você já percebeu que quando nós pedimos alguma coisa a nossos pais e pedimos meio acabrunhados, sem confiança, não pega bem e normalmente somos advertidos. Assim mesmo é com Deus, quando pedir peça com confiança, com auto – estima elevada. Quando vamos ao encontro de Deus, TEMOS QUE IR CONFIANTE e vamos confiante porque sabemos que vamos ser atendido.

 Irmão sabe porque temos que ir confiante? Porque Tiago diz em sua palavra que Deus vai dar livremente, Ele não lançar em rosto, Ele não vai passar na sua cara, Ele não vai esnobar, Ele não vai tripudiar, por fim. Ele não vai brincar de troca, troca com a pessoa que está pedindo. Tg 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de [sabedoria], peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

 Neste TIPO de mensagem irmãos é que percebemos a beleza da mensagem do evangelho de Jesus Cristo e sabe o qual a percebemos? Percebemos que existe uma grande diferença entre o cristianismo e as demais religiões. E a grande diferença é: quando nós nos aproximamos de Jesus não é para converter o coração Dele e convencê-lo de que merecemos, nós nos aproximamos de Deus sabendo que Ele vai nos atender, independentemente de como somos.

Quando nós nos aproximamos de Deus normalmente agente pensamos assim: Ah! Se Eu orar Deus nos dará um carro, Ah! Se eu der o dízimo eu vou multiplicar a minha renda, não!É melhor eu fazer uma promessa e uma vigília, Não! Eu vou ser obediente só assim ele vai se compadecer de mim e vai atender o meu pedido. Nããããão! Isto não é cristianismo! O cristianismo nos ensina o arrependimento, perdão e intimidade. Fazer vigília, promessas, rezar e outras atividades achando que você vai receber porque merece, está muito enganado. Não é realizando obras que você vai conseguir a sua graça, você vai conseguir por que Ele sabe o seu coração, você vai conseguir por que ele sabe o porque das suas orações e seus atos, ele sabe a sua necessidade e vai ti dar porque Ele é bom, misericordioso e gracioso. Ele é ASSIM e pronto. Deus não só olha o ato em si, mas Ele olha também as intenção dos nossos atos praticados. ESTA É A GRANEDE DIFERENÇA.

 Então quando você estiver em tribulação e tem que tomar alguma decisão na vida você deve se aproximar de Deus sabendo que Ele vai de dá. Vá com ousadia sabendo que Ele ouviu a sua voz e as suas orações.

 Certo dia estava fazendo um curso de liderança e neste curso o professor, que era um psicólogo, começou a falar sobre um tema que mostrava as diversas faces do nosso EU: O EU ABERTO (eu conheço e outro conhece), O EU CEGO (eu não conheço e o outro conhece), O EU DESCONHECIDO (eu não conheço e o outro não conhece) E O EU SECRETO (eu conheço e o outro não conhece) e pensando nisto e me olhando no espelho, alguma perguntas veio a minha cabeça. Estas perguntas eu passo a vocês para serem refletidas:

 

EU NÃO SOU O QUE PENSO O QUE SOU!

EU SOU O QUE PENSO QUE SOU?

EU SOU O QUE OS OUTROS PENSAM QUE SOU!

EU NÃO SOU OS OUTROS PENSAM O QUE SOU!

EU NÂO SEI QUEM EU SOU E NEM OS OUTROS SABEM QUE EU SOU!

EU SOU O QUE EU PENSO QUE OS OUTROS PENSAM QUE SOU.

 

Afinal eu pensei o que os outros pensam a meu respeito? E o que define o meu relacionamento com os outros? Às vezes eu penso que meu relacionamento com os outros é definido de como eu me relaciono com Deus. Às vezes eu penso que se meu relacionamento com Deus é raquítico o meu relacionamento com os outros também é raquítico, às vezes eu penso que se minha intimidade com Deus é pequena, a minha intimidade com o corpo também é pequena.

 

E o que define o meu relacionamento com Deus?

 

O que define o relacionamento com Deus não é o que eu penso a meu respeito, não é o que Deus pensa a meu respeito. O que define o meu relacionamento com Deus é o que eu penso o que Deus pensa a meu respeito. O que Deus pensa a meu respeito?

 

Se eu imagino que Deus me tem como um zero a esquerda, se penso que Deus pensa que sou um pecador vagabundo se tenho a idéia que Deus me tem como um cristão safado, se eu penso que Deus pensa TUDO ISSO DE MIM. Como será o meu culto, minha adoração a Deus. Imagina que toda vez que for orar a Deus eu penso que Deus diz, EU TENHO É NOJO DE TI VALTER, como, como, como irmão eu vou orar para Deus. Mas Deus mandou esta carta para mim e para você dizendo O SEGUINTE:

 

  • Meu filho, tu podes não me conhecer, porém eu sei tudo sobe ti. Sl 139-1.
  • Eu sei quando tu ti deitas, e quando tu te levantas.Sl 139:-2.
  • Eu conheço todos os teus caminhos. Sl 139-3.
  • Até os cabelos de tua cabeça estão contados Mt 10:29-31.
  • Tu foste feito a minha imagem Gn 1:27.
  • Em mim tu vives, te moves e tens existido. At 17: 28.
  • Eu já te conhecia bem antes da tua concepção Jr 1:4-5.
  • E ti escolhi ainda quando planejava a criação Ef 1:11-12;
  • Tu não és um erro, pois todos os teus dias foram escritos no meu livro.  Sl 139:15-16.
  • Eu determinei a hora do teu nascimento At 17:26.
  • Tu foste feito de forma maravilhosa e fantástica. Sl 139:13.
  • Eu tirei do ventre de tua mãe no dia que tu nasceste. Sl 71:6.
  • Eu tenho sido mal interpretado por aqueles que não me conhece, Diz o Senhor Jo 8:41-43.
  • Mais eu não me encontro distante de ti e não estou furioso com você pois eu sou a mais completa expressão de amor  Jo 4:16.
  • É o meu desejo gastar o meu amor em ti, simplesmente por que és meu filho e eu sou teu pai Jo 3:1.
  • Eu ti ofereço mais que teu pai terreno jamais poderia ti dar qualquer coisa  Mt 7:8-11.
  • Pois eu sou o pai perfeito.Mt 5:48.
  • Cada presente bom que recebes vem de minhas mãos Tg 1:17.
  • Pois eu sou aquele que provê  e supre todas sua necessidades.Mt 6:31-33.
  • Teu futuro foi desde sempre preenchido com esperança. Jr 29:11.
  • Pois eu te amo com todo amor eterno. Jr 31:33.
  • Os meus pensamentos para contigo são incontáveis como areia da praia. Sl 139:17.
  • Eu me regozijo contigo com cântico e canções. Sf 3:17.
  • Eu nunca irei parar de ti fazer o bem Jr.32:40.
  • Pois tu és a propriedade do meu tesouro Ex 19:5;
  • Eu desejo te estabelecer com todo o meu coração e com toda minha alma. Jr 32:41.
  • E eu desejo te mostrar coisas grandes e maravilhosas. Jr 33:3
  • Se me procurares de todo o coração tu sempre me encontrarás. Dt 4:29.
  • Alegra-te em mim e ti darei o desejo  do teu coração. Sl 37:4.
  • Pois sou eu que ti coloco estes teus desejos. Fp 2:13
  • Eu sou capaz de fazer por ti mais do que você pode imaginar. Ef 3:20.
  • Por que eu sou o teu consolador. 2 Ts 2:16.
  • Eu sou o pai que ti conforta  em todos os teus problemas 1 Co 1:3-4.
  • Eu sou o pastor que leva o cordeirinho e vou ti corrigir junto ao meu coração Is 40:11.
  • Um dia irei secar cada lagrima dos teus olhos e afastar de ti todas as dores que já sofreste na terra  Ap 21:3-4.
  • Eu sou teu pai, eu ti amo como amo o meu filho Jesus Jo 17:23.
  • Porque  em Jesus o meu amor por ti foi revelado Jo 17:26.
  • Ele que é a eterna representação do meu ser Hb 1:3.
  • Ele veio para demonstrar que estou contigo, não conta ti Rm 8:31.
  • E para dizer que não estou contado e não vim para contabilizar o teu pecados  2Co 5:18-19.
  • A morte de Jesus, meu filho, foi a minha maior expressão de amor por ti 1 Jo 4:10.
  • Eu desisti de tudo que amava para poder ganhar o teu amor Rm 8:31-32
  • Se  receberes o presente do meu filho Jesus, você esta recebendo a mim diz o senhor 1Jo 2:23.
  • E então de  nada poderá separar o meu amor novamente Rm 8:39.
  • Vem que eu farei a maior festa que o céu já conheceu quando você entrar Lc 15:7.
  • E sempre fui teu pai e sempre serei o teu pai Ef 3:14-15.

E minha pergunta é?

  • Você que ser meu filho Jo 1:12-13.
  • Eu estou lhe aguardando l Co 15:11-32.

Assina:

DEUS o teu pai amado e bom!

 

É ISSO IRMÃO O QUE DEUS PESSA DE NÓS É QUE NÓS SOMOS SEUS FILHOS E COMO SOMOS SEUS FILHOS, DEVEMOS PEDIR, PEDIR COM A AUTO ESTIMA- ELEVADA.

Saiba de uma coisa irmão, EU não preciso fazer para Deus me AMAR, Ele me ama, logo  faço. Hoje eu posso dizer que  sou bonito porque Deus me ama e tenho certeza  que ele não me amou por que sou bonito.

 

REPITA ISSO: DEUS ME QUE BEM, REPITA ISSO TODOS OS DIAS.

 Por fim, Tiago diz que quando você for pedir sabedoria peça a Deus e peça sabendo que ele vai te dar não porque você merece, mas porque ele é bom, gracioso e misericordioso. ELE É ASSIM E PRONTO.


Uma das passagem tremenda na Bíblia e nos mostra a auto – estima de um homem é a passagem em que Jesus acaba de pregar o sermão da montanha e ali descendo a montanha encontra UM HOMEM com uma doença contagiosa. Este homem que vivia em casa doente, soube que Jesus curava doentes, retirava demônios, ressuscitava mortos, não contaram tudo sobre JESUS, veja como  esta passagem foi contada pelo Apostolo Mateus, vejam abaixo:

  Mt 8:1-4 “ Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho”.

 Esta mensagem revela que o doente pediu a Jesus sem ter a certeza de que seu pedido ia ser atendido, sua auto – estima era baixa, mas Jesus respondeu QUERO, tocou nele e ele foi curado. Jesus rompeu preconceitos pois ninguém chegava perto de um leproso e Jesus quebrou este preconceito.

 O mais importante desta passagem é mostrar a nós que estamos aqui hoje, mostrar as pessoas que sentam nas cadeiras das igrejas e que estão em casa que se você acreditarem que Deus vai nos atender, ELE NOS ATENDERÁ. A PASSAGEM mostra também que não devemos ter nenhuma duvida que Deus vai nos atender e que  não devemos nas horas de maior dificuldades  perguntamos? Será que ele vai nos atender , será que eu mereço. Sabe porque irmão? Porque Tiago responde: se você precisar de sabedoria peça a Deus que ele lhe dará livremente.

ESTA RESPOSTA É PARA TODOS QUE ACREDITAR E DISSER SENHOR TEM MISERICORDIA DE MIM EU PRECISO DE TUA AJUDA. SABE POR QUE ELE ATENDE A TODOS? POR QUE TODOS PRECONCEITOS FORAM QUEBRADOS NELE.

 E ainda quero dizer a vocês hoje que Deus aceita como você é sabe por que? Por que Ele sabe lidar com as diferenças.

Nas decisões difíceis da vida nos pensamos em primeiro lugar que temos que ter referenciais externos, em segundo lugar temos que ter auto – estima espiritual elevada e por ultimo nós precisamos de determinação de propósitos.

 

 

3.    DETERMINAÇÃO DE PROPOSITO

 

Tg 1: 6 Peça-a, porém, com fé, não [duvidando]; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.

 

NÃO SEJA COMO UMA CORTIÇA NA ÁGUA.


Irmãos não peça com a cabeça rachada, com a mente dividida, pensamentos hesitantes, não saber o que quer, se você vai pedir sabedoria a Deus peça certo que ele vai lhe dar. Imãos quando pedir-des sabedoria a Deus saiba que ele vai dar, mas saiba que você vai arcar com todos os desdobramento do que pediu, não hesite.

 Quando você pediu é por que vai tomar decisões na vida. Você está pedindo sabedoria para saber decidir nas opções que forem dadas. E Deus diz: Vou lhe dar, mas esteja certo, consciente das implicações e desdobramentos daquilo que estás me pedindo. Ele pergunta você sabe o que representa o que estás me pedindo? Lembre-se que não é apenas uma experiência espiritual ou um calorzinho NA ESPINHA . Ele ainda diz Valter, se estás me pedindo algo, tenha consciência de que para atender o que está me pedindo, você vai ter que abrir mão de algumas coisas é isso mesmo?

 Quando você está pedindo a Deus SABEDORIA, lembre-se que você irá abrir mãos dos seus referenciais, dos referenciais  antigo, e seguir os referenciais de Deus. Mais uma vez ele nos pergunta é isso mesmo, você aceita as mudanças que terá que fazer?

 

Lembre-se que


·       Os novos referenciais vai dizer alguma coisa e dentro de você outra.

·       Os novos referenciais vai dizer não e dentro de você vai dizer sim.

 

Algumas pessoas dizem:

 Pai eu quero casar, o pai olha para o filho e responde: Você sabe o que é um casamento? Casamento não é um piquenique com uma namorada onde pode fazer tudo que quer, casamento é uma convivência com uma pessoa de 30, 40 e até 50anos. Casamento é você ver o seu cônjuge transformar em um cacareco e ficar lá com ele.

 Outro chega para o pai e diz: pai eu quero ter filho, o pai olha para o filho e diz, filho ter um filho não é a mesma coisa que comprar um cachorro poolder na esquina e pronto, ter um filho não é chegar da faculdade e dizei que lindo, beija, fica um pouco com ele, dar uma ração e pronto. Ter um filho é renuncia, é colocar uma pessoa no mundo e amar com todos os seus defeitos á saber dar testemunho tanto no falar como nas atitudes, é ser referencial, filho é uma grande responsabilidade.

 Outro chega para o pai e Diz: Pai eu estou disposto a organizar a minha vida com Deus. O pai olha para o filho e diz: Calma filho você sabe o que está dizendo, voce sabe que vai ter que ter referencias deiferente do seu, é isso mesmo o que você quer? CALCULE O CUSTO. Veja as decisões tomadas pelo presidente os Estados Unidos da América. Entrou no Iraque E AGORA NÃO SABE SAIR.

 DIZEM QUE FÁCIL É MATAR O ELEFANTE, DIFICEL E ENTERRAR DEPOIS. AS PESSOAS DIZEM MATEI O ELEFANTE MAIS NÃO PENSA NA IMPLICAÇÕES.

 

Tiago diz: Você vai pedir sabedoria a Deus, peça, mas não seja como a água no mar:

 Você vem a Igreja no domingo, assiste ao culto, se arrepia todo com o sermão do pastor e diz: Eu quero meu Deus isso para mim, mas quando sai pela porta da igreja deixa tudo debaixo do capacho da porta da igreja, quando for no próximo domingo faz tudo de novo. Este tipo de gente está cheio nas igrejas, são pessoas que quer ter apenas experiências religiosas.

Lembre-se irmãos quando buscares sabedoria de Deus seja homem ou mulher, moço, moça ou jovem olhe para Deus e diga: Meu Jesus: eu quero para mim que teus referenciais e teus padrões seja na tua palavra, teu prumo seja dado por ti e que o meu norte seja os teus princípios.

 

Esconde meus Deus a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Eu quero andar segundo a tua verdade.

 

IRMÃOS


Viver implica em tanta responsabilidade, Meus Deus cada ação, cada decisão pode matar, destruir ou construir.

 

Cada escolha produz alegria ou tristeza.

 

Oh! Deus não temos sabedoria suficiente dentro de nós.

 

Não sabemos Oh meu Deus escolher os caminhos certo da vida por isso te clamamos, ti rogamos para nos mostrar os caminhos certos, mostra oh Deus os teus princípios.

 Tira Jesus a nevoa que encobre a nossa mente de ouvir, de ver, de perceber os teus princípios.

Aquele que estiver lendo esta oração, saiba que as opção da vida estão diante de você e saiba que você vai ter que optar ou mesmo até não optar.

 Meus Deus, eu não quero que minha vida seja cheia de erros, cheia de besteira. Eu quero a partir de hoje alicerçar a minha vida nos teus princípios em tu verdade.

Deus eu preciso de ti, faz eu querer, mesmo que eu não queira.

 Senhor Jesus, es-me aqui, eu não só quero uma experiência espiritual, eu quero é viver o evangelho, eu quero alicerçar a minha vida em teus princípios.

Jesus eu quero que a minha vida seja tua, realiza meu Deus o teu querer e teu realizar em minha vida. Senhor meu Deus eu quero porque eu sei que o propósito que tu tens para minha vida é bem melhor do que o meu querer.

 Meus deus, eu não quero viver a vida eu estava vivendo, eu quero morrer e eu sei que é difícil, mais faz eu querer.

ASSIM TE PEÇO, E EM NOME DE JESUS, AMEÉM.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário