terça-feira, 21 de junho de 2022

Jesus, Tiago e Eu - O QUE É SER ESPIRITUAL? SER CRISTÃO?

 

 

 


 O QUE É SER ESPIRITUAL? SER CRISTÃO?

 

Texto básico – Tg. 1:19-26

 

 

 

Oremos

 

Meu Deus meu pai, nós te bendizemos porque tu és soberano e podes tudo. Nós te bendizemos porque tu és onisciente e tu sabes tudo sobre nós, sobre o que está acontecendo no presente e o que vai acontecer no futuro, tu sabes, oh Deus! Até o que penso. Nós te bendizemos por que tu és onipresente  e por isso sabemos que tu estás neste lugar e  és dono do mundo e de todas as coisas.

 

Meus Deus, nós adoramos teu Santo nome e te agradecemos pelas palavras aqui lidas. Te agradecemos por estas palavras de valor infinito que deixastes para nós mesmo sabendo que somos finitos. E nós te damos graças porque mandaste o consolador para nos ensinar e revelar os mistérios da tua palavra.

 

Agradecemos também  Pai por esta palavra escrita que  foi e está sendo preservada por séculos e séculos pelos teus escolhidos.

Deus nós te pedimos, através do texto aqui lido, que tu nos fale aquilo que precisamos ouvir e não aquilo que queremos ouvir. Fala Jesus conosco, fala com cada um de nós. Dai-nos entendimento, ilumina-nos, penetra em nosso ser e faz com que os nossos valores sejam desafiados, nossas vidas sejam confrontadas e transformadas pelo teu Espírito.

 Se possível oh, Deus! Te pedimos que vidas aqui sejam transformados antes mesmo do início da  palavra que será proferida  por mim  na  total dependência do teu espírito. Usa-me, usa a minha boca.

 É o que te pedimos em nome do teu filho Jesus Cristo, Amém.

 

 

Introdução

 

Era de meu costume quando minha esposa ia fazer os quitutes e sobremesas, que por sinal ela faz tão bem, eu ir para a cozinha conversar. Era nestes momentos que a gente conversava, planejava e até namorava. Hoje não faço mais com a freqüência que fazia antes, pois ela diz que mais atrapalho do que ajudo. E foi numa dessas conversas que ela me perguntou? Valter o que é ser espiritual? O que é ser cristão, o que é religião? Disse-me ainda que as vezes pensa que ser espiritual é viver flutuando, é ser como um anjo, é ter asas e falar manso. Esta pergunta me fez pensar sobre isso e pedir a Deus que me mostrasse na palavra à resposta certa do que é ser Espiritual. A resposta que me veio de imediato para atendê-la foi a seguinte: Filha, eu entendo que ser espiritual é aquela pessoa que vive a vida, é integrar nas coisas da vida, é ser humano, é aquele que sabe lidar com a dor, sabe lidar com a felicidade e sem ela, sabe lidar com dinheiro e com a sua falta, sabe lidar com a saúde e com a doença, principalmente sabe lidar com as pessoas com quem  divergimos, eu particularmente não separo a minha vida normal da vida espiritual, as duas andam juntas, se eu estiver trabalhando, andando na praia, no cinema, vendo televisão, qualquer coisa e quando sou impulsionado para orar, oro! Minhas orações normalmente são curtas e freqüentes, leio a Bíblia diariamente, sinto alegria em ir para a igreja, sinto prazer em ensinar a palavra de Deus, no trabalho falo de Deus quando tenho oportunidade, no trabalho procuro ser amigo, mas separando a minha posição de líder do pessoal, se tiver que advertir alguém no trabalho, advirto, dentro dos princípios que Deus coloca em mim para  reger minha vida, em suma ser espiritual é ser gente. Hoje me acho um pouco mais gente, pois sei que posso errar, Quem não erra? Sei que peco. Quem não peca? Peço perdão e perdoou quando sou ferido. Atualmente sei conviver melhor com minhas deficiência. A Palavra de Deus diz o seguinte: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Co 10:31). Mas a resposta a ela dada ficou encafifada na minha cabeça e achei que ela não ficou muito satisfeita. Quando isso acontece nos estimula a  buscar mais  a DEUS e pedir respostas sábias e que estejam coerentes com a sua palavra.

 E foi aí que comecei a ler a Bíblia buscando resposta sobre este assunto. Li livros, fiz perguntas a um e a outro sobre esta importante questão. Observei também o comportamento dos crentes que tenho convivido, passei a observar os programas evangélicos tanto na televisão, como nas rádios e fui também observando os conteúdos religiosos de cada pessoa. Observei também os conteúdos dos sermões em púlpitos, os conteúdos de cada programa de TV e de cada denominação evangélica, e sabe o que percebi irmãos? Percebi  algo nada animador. Percebi que para a maioria das Igrejas e dos evangélicos ser espiritual é está em uma outra dimensão e ter valores do sobrenatural.

 Os evangélicos acreditam que quanto mais religioso você é, mais você consegue vê anjos. Quanto mais religioso você é mais você consegue expulsar demônios e mais poder terão as suas orações. Eles pensam que quanto mais religioso você for, maior é a sua sintonia com o mundo espiritual e mais espiritual você é. É isso mesmo irmãos! Esta é a idéia que evangélicos tem de ser espiritual. Essa é a idéia que os programas de TV e rádio estão passando. Para os evangélicos falar sobre estas coisas é ser espiritual.

 Meus irmãos, muitas vezes descartamos determinadas coisas de nossas vidas por que achamos que não tem nada haver com o mundo espiritual e ser espiritual. Ultimamente tenho me preocupado com a maneira de pensar e viver dos evangélicos. Sabe por que? Porque a grande verdade é que existe falta de sintonia entre as pregações e á vida. O que falta mesmo é viver a fé.

 Na verdade quando abro a janela da igreja e olho para dentro vejo e ouço um discurso e quando olho para o lado de fora ou para as mesmas pessoas, agora elas do lado fora, vejo que não existem sintonia do discurso com a vida. Na verdade parece que a vida está andando para um lado e os evangélicos para outro.  Meus Deus, ora penso que sou eu que estou exagerando, ora penso que eles estão certos, ora penso que eles que estão saindo da realidade, mas na verdade, eles não querem enxergar os fatos, e não vemos a verdade. Falta vida nos lideres, nos pastores e conseqüentemente nos evangélicos. Deus chora e  se entristece com este tipo de comportamento.

O que eu vejo nos púlpitos, nos programas de TV, nas rádios e nos discursos de lideres: são pregações para o andar de cima só para o alto, pregações para anjos ouvir, mais esquecem dos andares de baixo. Eles precisam  lembrar de quem estar em baixo, e estas pessoa  são gente, não anjos. O andar de baixo fica sem pregação. As pregações parecem sem vida, ficam no ar, são etérea, não produz efeito. Eles falam uma coisa e parece que a vida está andando no sentido contrario. Para muitos, ser espiritual é só falar com anjos, expulsar demônios, amarrar demônios, entender de macumbaria, de espiritismo, de maçonaria, entender de maldição, entender como o diabo agi. Meus irmãos, onde fica a disposição para mudança de caráter, a entrega de suas vidas a Jesus em espírito e em verdade e a disposição das pessoas em agradar a Deus.

 Irmãos, eu confesso a vocês que o meu coração sofre, dia após dia com o que vejo. Não quero ser soberbo e prepotente, não quero que pensem isto de mim  com o que vou dizer. A minha confissão é a seguinte: Estou cansado de tanta mediocridade que tenho observado no meio evangélico. Se ligo a TV vejo uma religiosidade super- espiritual. Os lideres e pastores falam de anjos, demônios, prosperidade, fazem exorcismo ao vivo. Vejo cultos em que os pastores dão uma palavra e no termino da palavra fica perguntando se as doenças foram curadas e exigem até que os testemunhos sejam rápido por causa do tempo da TV, vejo também testemunho de bênçãos recebidas de carros para a família inteira, apartamentos e lojas de negócios, vejo pastores na TV dizendo se você estiver sofrendo, oprimido apanhe os seu escudo da fé e venha para o culto do descarrego. Meus Deus, estas coisas leva - me a ficar triste e clamar por misericórdia.

 Meus amigos e meus senhores, vou revelar uma coisa a vocês, às vezes não agüento mais ouvir programa de radio e ver televisão evangélicas, não são todas é claro. Minutos depois que ligo o radio e a TV fico triste porque o evangelho de Jesus Cristo não está sendo ensinado na sua inteireza, vejo os pastores ensinando outro evangelho, vejo o misticismo predominando, vejo pastores e bispos pedindo para colocar um copo dágua em cima da televisão para tomar após a palavra, vejo eles pedirem aos membros para levarem um vidro de água do rio Jordão para casa como amuleto, vejo testemunhos forjados sobre ganhos de bens materiais, vejo igrejas chamando para cultos de descarrego, e o pior de tudo, vejo muito simplismo em tudo, vejo pastores pedindo as pessoas que levem a  carteira de trabalho para ser abençoada na promessa de que ele arranjarão empregos, vejo pastores dizendo que as doenças não são físicas, são sempre espirituais e que o culpado é satanás, vejo as coisas parecer simples demais, os problemas das pessoas são tratadas de forma muito superficial e ainda dizem paz, paz onde não existe paz.

 Vejo pastores e lideres dizendo que quem tem Deus não terá problemas na vida  e  é pobre por que quer, pois são filhos do rei então peça que terão mais e mais. Para eles, os problemas são resolvidos no estalar de dedos, os discursos são rasos, vazios e sem conteúdos. O que vejo me faz pensar e dizer! Meu Deus, será que eu estou me desviando, eu não acredito no que estou vendo, será meu Deus! Que não sou mais crente, esses discursos não me encantam, não me entusiasma, me perdoem quem acredita, mais às vezes em penso que tem alguma armação em tudo que esta sendo mostrado. Parece que existe um complô entre o púlpito e pessoas do auditório. Enfim não estamos dando testemunhos de Jesus Cristo nem aos próprios evangélicos.

 Mas, nem tudo estar perdido, um pastor que viveu com Jesus, irmão de carne de Jesus, escreveu na sua epistola pastoral inspirada pelo Espírito Santo de Deus e nos esclarece tudo e faz a gente respirar fundo e deixar de pensar que estamos julgando erradamente, nos traz um alivio e faz a gente dizer que bom! Não estou só.

 Pelo texto lido, Tiago mostra-nos que naquela época as Igrejas tinha também uma pregação diferente do estilo de vida, ou seja, a vida e a bíblia não tinham sintonia. Havia uma espiritualidade excessiva e Tiago disse: não! Não! Não! Não! E começou a exortar e mostrar que os crentes  precisavam colocar os pés no chão e tinha que pular e sentir o chão.

 Tiago percebeu que os cristãos na época estavam vivendo uma super-espiritualidade e estavam vivendo sem tocar os pé no chão e ficou inquieto. Ele começou a se preocupar, pois sabia que o cristianismo também é o pé na terra. Religião não é a gente ficar transitando numa dimensão superior, flutuando e não ter sintonia com a vida. O crente foi separado e não isolado ser espiritual também é integrar com a vida, Tiago diz que ser espiritual e ajudar os necessitados, ele não diz que só devemos orar pelos necessitados, tem que por em pratica as respostas de Deus as nossas orações.

 Irmãos, há comportamento e atitudes cristã que a gente pensa que não tem nada haver com fé cristã, não tem nada haver com ser espiritual, mas tem sim! E tem mesmo, sabe por que? Porque tem determinados comportamentos do ser humano, como: delicadeza, humildade, ser prestativo, ser cordial, saber entrar e sar de um recinto e muitas vezes eu e você pensamos que estas virtudes não tem nada haver com ser cristão, mas tem sim, tem sim senhor! Tem mesmo. Existe uma coisa mais triste que lhe dar com a rudeza, lhe dar com uma pessoa que entra no recinto e a gente se envergonha com o seu comportamento, meus irmãos tudo isso é base do cristianismo.

 A gente pensa que ser espiritual é só orar, ir a igreja, retirar demônios, ver anjos, mais Tiago diz: não, não, não. Existe dimensão da vida que tem muito haver também com o cristianismo, com a vida cristã e ser espiritual, e entre elas estão: Polidez, tolerância, consideração e empatia. A gente fica pensando que ser espiritual é ficar fora do ar (zen, zen... zen), não! Não é isso não. Ser espiritual muitas vezes é saber calar a boca, saber ouvir, é saber entrar e sair de qualquer recinto incólume, ser discreto. Discreção é uma virtude cristã. Ser espiritual irmão é não ser impertinente, ranzinzo tudo isso são virtudes cristã e a gente pensa que não tem nada haver com fé cristão e com ser espiritual. Meus irmãos vocês querem ser espirituais? Tem que começar com estas virtudes, sabe por quê? Por que não adianta você ter um discurso super-espiritual, ver anjos, expulsar demônios, dizer que sabe amarrar demônios, retirar pragas, dizer que sabe urgir, se você irmão não sabe: ouvir, calar a boca, ser discreto, ser uma pessoa polida. Se você não tem estas virtudes às outras são discurso inúteis, são discursos vão, sem as coisas básicas você não vai a lugar nenhum.

  Tiago, nos versículos de um ao dezenove ele fala sobre como perseverar, como triunfar na adversidade, fala de um Deus bondoso, fala de como a gente deve encarar as lutas do cotidiano, de como a gente encarar Deus, ver Deus não como um Deus punitivo, mas galardiador, conforme descrito nos capítulos I, II E III . Porem irmãos, Tiago nos versículos de 19 a 27 pega pesado e coloca novamente a gente no chão, na terra. É ai que Tiago diz: pare! Pare, Pare! Vamos colocar os pés no chão.

 Tem muita gente que diz que queria ter uma fé verdadeira, outros dizem: eu queria tanto ser membro de uma Igreja verdadeira e espiritual diácono Valter! Estas são algumas afirmativas que normalmente nós Diáconos ouvimos. Certo dia um irmãozinho chegou perto de mim e fez a seguinte pergunta? Esta Igreja Diácono Valter os cultos é assim mesmo? Ninguém derruba demônios aqui, falta fogo né? Outro perguntou, ninguém ver anjos? Outro perguntou, Valter esta igreja não é espiritual? Curioso para saber das razões dos seus comentários, perguntei? Por que você não acha a nossa igreja espiritual, ele respondeu: ninguém aqui fala em línguas estranhas! Ninguém expulsa demônios e não tem fogo. Diante de sua resposta respondi! Irmão! Ser espiritual primeiro é saber o ABC do evangelho, a gente precisa primeiro entrar no primário, depois a gente vai para o ginásio, depois para o colegial, depois a gente entra na faculdade do evangelho de Jesus, mas o primeiro ABC do evangelho é a gente ter comportamento de cristão, antes de fazer todas estas coisas, temos que saber o ABC do evangelho que É : primeiro temos que ser tardio para falar, saber ouvir e tardio para irar-se e acima de tudo Jesus diz que a religião verdadeira é cuidar dos necessitados.

 Tem gente irmão que diz que ver anjos, diz que fala línguas estranhas, diz que expulsa demônios, mas não sabem tratar com amor seus filhos, seu cônjuge, seus pais, não sabem se relacionar no trabalho, na escola, na igreja, não sabem ser submissos ao seu patrão e ao seu  pastor e líder da igreja local. Sabe o que  falta nestas pessoas irmão? Faltam-lhe o ABC do evangelho em seu coração e também a humildade de se quebrantar diante de Deus e pedirem para serem transformados.

 Então irmão, antes de expulsar demônios, antes de falar em línguas estranhas, antes de realizar cura, antes de fazer orações poderosas de cura, primeiro tem que fazer o dever de casa e muita gente insiste em pular o dever de casa, pular o ginásio, pular o cientifico e faculdade do evangelho e já querem fazer o doutorado se tornando muitas vezes um Fariseu.

 Tiago diz para estas pessoas: espere um pouquinho meu senhor, espere ai rapazes! Tem algumas coisas que vocês precisam ouvir e fazer antes destas coisas de anjos, prosperidade  e curas . Vocês têm que fazer um dever de casa e este dever de casa é um indicativo e vai ser para vocês o nivelador da sua espiritualidade. Esse dever de casa vai dizer para nós se somos ou não espirituais e Tiago diz o seguinte: “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar Tg 1:19”.

 

 PRIMEIRA LIÇÃO

 

Então a primeira lição de casa é: Saber ouvir – estar pronto para ouvir, saber calar e saber esperar – ser tardio para falar e tardio para irar-se. São estas as primeiras virtudes cristã que precisamos aprender e vivenciá-las.

 

Estar pronto para ouvir

 Porque Tiago começa com estas virtudes? Por que Ele começa com esta praticidade da fé cristã? Porque a fé cristã é essencialmente uma fé do ouvido. A primeira virtude que devemos ter na fé cristã é do ouvir. Sabe porque? Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo, Rm 10:17”. Para você ter uma idéia são mais de 398 ocorrência no VT e NT com a palavra ouvir. Quem não sabe ouvir terão grandes dificuldades de ser um bom cristão. É por isso que na bíblia tem muita expressão para a Igreja, dizendo: “Quem tem ouvido para ouvir ouça”. Aprender a escutar é uma virtude cristã e é essencialmente feminina, é isso ai irmãos, a fé cristã é essencialmente feminina. Um paraibano dizer isso não é fácil, mais afirmo sem medo de errar, sabe por quê? Porque foi a fé de uma mulher, a da virgem Maria que em seu cântico lá em Lucas (Lc 1:18), ela disse “Aqui esta a serva do senhor, que se cumpra em mim, conforme a sua palavra”. 

 A fé cristã é a fé em que eu sou fecundado, é fé em que eu sou penetrado, é a fé em que eu sou passivo, é a fé em que Deus é o elemento ativo e eu sou passivo, femininamente eu me deixo fecundar, me deixo tomar, me deixo penetrar pelo semer divino, pela injeção de Deus que me fecunda para uma nova vida e esse semer divino que entra em mim é o Espírito Santo Deus que regenera a minha vida, que gera coisas bonitas em mim. O cristianismo é essencialmente uma fé em que eu aprendo a ser passivo diante de Deus, e que nós homens devemos repetir às palavras da Virgem Maria dizendo:“Cumpra-se em mim, faça–se em mim” esta é a espiritualidade cristã.

 Meus irmãos a espiritualidade cristã, não é a espiritualidade da abusividade, do que vai, do que conquista, do que cobra, do que pega, do que vai lutar com Deus, essa não é a espiritualiza cristã. A espiritualidade cristã e a que ouve e diz cumpra-se em mi, invada minha vida com tua vida oh! Deus, através do teu Espírito. Então irmãos a fé cristã começa com o ouvir e ser espiritual começa em saber ouvir.

 Da mesma sorte que saber ouvir é uma figura da passividade, ser tardio para falar e ser tardio para ira-se também os são.

 

Ser tardio para irar-se

 E o que é ser tardio para irar-se? O que é essa ira que Tiago está falando? Essa ira significa  que você abri mão de se vingar, do direito de se vingar, do direito da vingança. Seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-se. Irmãos se eu invoco para mim o direito de vingança eu estou pedindo a Deus para ser um instrumento da punição e se faço isso eu estou sendo contrario a palavra de Deus, sabe por quê Porque a palavra do senhor diz: “Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” Rm 12:19 e Hb 10:30.

 

Quando eu estou irado é a mesma coisas que chegar para Deus e dizer assim: Deus se a ira é tua e eu sou teu servo e se tu vai dar chicotadas nas costas deste cara, me dar o chicote  Senhor que eu faço no teu lugar. Isso é vingança. Vingança é dizer me entrega senhor o chicote, porque cada chicotada que estiver dando neste desgraçado eu estou dando em teu nome e a bíblia diz que devemos ser tardio neste tipo de sentimento.

 Deixa-me dar um exemplo do que aconteceu em minha vida. Acredite, eu tive vontade de me vingar daquela pessoa quando vi sua atitude, que na verdade, tinha intenções de me prejudicar.

 “A historieta é a seguinte: Era segunda feira primeiro dia de trabalho após um feriado prolongado e neste período houve um ocorrência na empresa em que o meu chefe superior me chamou para que eu fizesse uma carta aditivando um contrato para agilizar o processo de reparo de um equipamento que estamos necessitando. Toda orientação foi-me dada para a realização do documento. Diante dos fatos e das orientações dada escrevi a carta, e antes de enviar a carta para o meu Chefe superior, atendendo a hierarquia da empresa,  enviei a carta para o chefe imediato fazer seu comentários necessários e  expliquei que o documento deveria ser enviado na manhã da segunda feira para o chefe superior tratá-lo do processo com a emergência requerida. No final da manhã, o meu chefe superior me telefona procurando pela carta e eu disse que os tinha enviado para o meu chefe imediato fazer seus comentários e logo em seguida encaminhá-los. Só que o meu chefe imediato não priorizou devidamente. No inicio da tarde o meu chefe superior telefona-me perguntando novamente pela carta e eu explique que estava com o chefe imediato, ele me pediu que a procurasse e agilizasse o processo. Sai da minha sala e fui até a sala do meu chefe imediato para tratar desta importante questão. Chegando lá ouvi meu chefe imediato fazer comentários impróprios com o meu chefe superior acerca da minha carta e que estava fazendo as correções e tão logo estaria enviando. Entrei na sala e perguntei sobre a carta ele não fez nenhum comentário. A carta foi enviada para o meu chefe superior, sem que ele comentasse comigo as alterações realizadas. Algumas horas depois o meu chefe superior me telefona bravo dizendo que a carta chegou com o atraso e que o conteúdo não estava conforme havia sido combinado e isto gerou um desgastes entre a minha chefia superior, a chefia imediata e eu. O documento foi devolvido, refeito conforme original, pois eu as tinha guardado uma copia. Conversando com meu chefe imediato sobre o problema, solicitei que ele não se procedesse da maneira que procedeu, pois a sua atitude visava  prejudicar-me e que ele não seria penalizado por mim, mais tivesse cuidado por que existe uma Lei que diz: “O que se planta colhe, Ninguém planta traição colhe fidelidade”. Três meses depois ele foi destituído do cargo por problemas de relacionamento com os demais colegas de trabalho e falta de habilidade para gerenciar o setor.

 Eu confesso que durante todo o período em que essa pessoa gerenciava o setor, eu tive momentos em que eu imaginei vingança, eu tive vontade de fazer algo que catalisasse a sua saída do setor, mas eu não sabia fazer essa coisas e não tinha coragem. Acredito que de uma forma ou de outra eu fui tardio na minha ira e a justiça de Deus não tardou. Eu confesso as vocês leitores amigos que teve momento que eu quis ser um instrumento de Deus para a punição e para a minha vingança. Meu Deus ajuda-nos a abri mão deste direito.Temos que dizer: não, não eu abro o direito de me vingar, de ser instrumento de ira e de ser um instrumento de punição para o Ímpio. Nós temos que falar para Deus o seguinte: Deus se queres punir alguém não me usas, me usa para abençoar. É com esse sentimento que o cristianismo começa e você é considerado espiritual. Quando eu abro mão de dar chicotada e peço a Deus para ser um instrumento de benção eu começo a ser um cristão. O cristianismo começa  quando aprendemos e vivemos esta virtude

 Ser tardio para falar

 Tiago disse que devemos estar pronto para ouvir, devemos ser tardio para irar-se e  tardio para falar. Ele disse que estas são as primeiras virtudes cristã que precisamos aprender e vivenciá-las.

 Certo dia estava em reunião de coordenação no meu trabalho. Nesta reunião participava um senhor de mais ou menos 65 anos, aparentemente bem vestido, boa aparência e bastante sereno ouvindo a palavra de apresentação do nosso chefe. No momento da apresentações o senhor se apresenta como o preletor do curso de liderança que ia acontecer na segunda semana de outubro do ano de 2004. Após as apresentações dos participantes da reunião o nosso chefe deu inicio comentado o fechamento do seminário de planejamento executivo realizado pela diretoria e em seguida deu a palavra a cada participante para comentar sobre o resultado apurado. Neste momento cada gerente, na ansia de impor a sua opinião nos resultados, todos queria falar, um mais alto do que o outro e o pior de tudo é que cada um queria que sua opinião prevalecesse no resultado final. O resultado desta confusão é que ninguém ouvia ninguém e não ouve agregação de valores ao processo, isto significou que todos nós estávamos perdendo. Mas uma palavra foi suficiente para que todos nós calássemos. A palavra foi senhores, senhores permita-me dar uma palavra a vocês, esta palavra tem o objetivo de ajudar. Preste atenção em uma coisa que vou lhes dizer: Primeiro temos que entender ou outro para podermos ser entendido, e para isso é preciso que a gente pare para ouvir. Neste momento, ele nos ensinou que temos que parar ouvir e só devemos falar no momento certo.

 Meus irmãos, a lição que este senhor nos deus foi tremenda, ele nos ensinou que devemos abrir mão de ter a ultima resposta, de sempre estar certo, de ser o bam, bam, bam em tudo e que quando abrimos mão desse sentimento messiânico de ter a ultima palavra, de ser o chabicão da vida e quando digo Senhor Deus eu não o melhor, eu não sou o rei da cocada preta, eu estou precisando de ti, e quando eu digo: Deus agora me coloco em tuas mãos para tu dirigir a minha vida, quando abro mão desse direito ai eu estou começado a viver uma vida cristã e começando a sendo espiritual.

 Quando você é tardio para falar, pronto para ouvir e tardio para irar-se é nessa hora meu irmão e meu amigo aqui presente é que vocês estão sendo uma figura passiva na presença de Deus e Deus está sendo um figura ativa em sua vida e é neste momento você se entrega ao seu Deus para reinar sobre você.

 

 SEGUNDA LIÇÃO

 O cristianismo só é cristianismo quando houver o equilíbrio entre a pureza moral e a índole amorosa, ver Tg 1:21 “21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”.

 “Portanto, livrem-se de toda pureza  moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês a qual é poderosa para salvá-la (NVI). Meus irmãos, a pureza moral vem do caráter e a índole vê da natureza da pessoa”.

 E o que é caráter: Caráter são valores, são princípios que governam a minha e a sua vida, quais são os valores que governam a minha e a sua vida? Integridade, humildade,  perseverança, modéstia, justiça, fidelidade, coragem, entre outras. O caráter pode ser puro ou impuro na sua moral. Um homem com caráter é puro na sua moral e um homem sem caráter é impuro na sua moral.

Então Tiago diz assim: vocês querem ter uma fé genuína, lembre-se que ela não é medida pela quantidade de dinheiro que você tem, não é medida por que você conseguiu resgatar a sua empresa que estava em falência,  não é medida por que você conseguiu prosperar ou não, Lembre-se que a fé genuína é medida pelo seu caráter e pela sua índole.

 E o que índole: Índole é o meu jeito de ser. A minha índole é identificada pela minha reação natural à vida. Um exemplo que gosto de contar é a historia que aconteceu na minha infância. Eu era criança tinha mais ou menos uns 12 anos, meu pai comprou um cachorro e uma raposa filhotes, engraçado que os dois animais foram criados do mesmo jeito, com o mesmo carinho e o mesmo dengo. Certo dia eu estava chegando da escola e notei a raposa irrequieta, quanto ao cachorrinho sempre que a gente chegava era aquela festa e nesta hora resolvi alimentá-los e na hora que estava colocando o prato da raposinha e ameacei de tirá-lo ela me estranhou e quase me mordia. A parti da ir comecei a fazer a mesma coisa com a cachorrinha eu percebi que a cachorrinha se estranhava mais não mordia os dentes tocava nas minhas mãos mais não mordia, no entanto a raposa mordia para valer. Certo dia esquecemos de colocar a  raposa para dormir dentro de casa e ela dormiu no quintal. No dia seguinte  não sobrou um só pintinho.

 Pela história contada eu concluí que a índole da raposa é diferente da índole do cachorro. A índole da raposa é selvagem e a da cachorra é doméstica. Assim podemos afirmar que a índole é a reação natural de uma pessoa, logo a índole de uma pessoa  pode ser maldosa, pode ser de rudeza, pode ser bruta. Eu particularmente conheço homens de um caráter integro, no entanto é um bruto. Essa pessoa tem pureza moral, mas sua índole é má. Conheço  também mulheres de  pureza moral, mas ferina, tem veneno no que fala. É por isso que Tiago diz que o nosso cristianismo tem que se livrar da impureza moral e da índole má. O cristianismo tem que se livrar da impureza moral e da maldade que prevalece. E sabe por que? Porque temos que ser integro e dóceis, não pode prevalecer em mim e em você a maldade. É necessário que prevaleça em mim e em você doçura. Minha esposa às vezes diz assim aquela pessoa é doce, ela é um doce. Mas na verdade o que ela está querendo dizer que ela tem um caráter amigável e é bom esta conversando com ela, a gente aprende com ela, a gente cresce e tem vontade de aprender mais.

Tiago diz que quando começamos a  trabalhar com estas duas dimensões da vida (pureza moral e índole) nos estamos começado a viver o cristianismo e somos esprituais. 

 Tem um texto na bíblia que eu queria que vocês viajassem até lá e se possível decorasse e colocasse no seu coração. O texto é Mq 6:8 “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência          ( fidelidade), e andes humildemente com o teu Deus?”. Se nós conseguimos viver isto e não é complicado. Deus só quer que três coisas de nós: que a gente  pratique a justiça, ame a fidelidade e ande com Ele.

 

 TERCEIRA LIÇÃO

O nosso cristianismo só será cristianismo se sairmos da tese e conseguimos vivenciá-los, sabe o que quero dizer é que  o cristianismo só é cristianismo se nós sairmos da teoria e transformarmos  em vida.

 

Tiago diz assim: se você não sair da tese, da teoria você não vive a fé, você não vive o cristianismo e você não é espiritual. Em tese tudo que falei até agora são palavras muito bonitas, mas na verdade o que mais  nos preocupar é se elas funcionam e se a gente consegue viver.

Em tese o que  estou dizendo aqui a vocês é muito bonito, mas se eu não conseguir  tirar da tese, se não tirarmos do domingo ou das quintas feiras e por em pratica nos dias de segunda, terça, quartas , sextas – feiras e sábado, nós estamos nos enganando a nos mesmo, Tg 1:22 “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Em tese é muito bonito o que o pastor diz no culto do domingo, é arrepiante, alguns dizem Deus falou comigo hoje à noite, outros dizem Deus me deu um recado avassalador, porém o mais importante é se você anotou o recado e se vai cumprir quando sair da igreja e se você não cumprir você esta vivendo de belezura e não um verdadeiro cristianismo. Desta forma irmão sua espiritualidade é farisaica. Em tese tudo é muito bonito; em tese os cristãos amam uns aos outros; em tese eu sou cristão e posso dizer que estou crucificado com Cristo e não sou mais quem vivo mais é cristo que vive em mim, isso em tese; em tese eu poso dizer tudo que tenho é do senhor e sou grato com meus dízimos e ofertas; em tese eu vivo uma vida santa; em tese eu digo, eu amo meus filhos e desejo que eles cresçam nos caminhos do senhor, mas Tiago diz: Tg 1:25 “Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela [persevera], não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer”. Em tese eu posso dizer estas palavras, e na pratica eu sou assim? Em tese os casamentos cristãos são lindos e eles dizem assim: Cristo é o centro da nossa casa; em tese eu digo Jesus sabe que a minha vida está a seu dispor, mas na verdade não é bem assim.

 

QUARTA LIÇÃO

 

Tiago diz que o cristianismo está ligado diretamente ao controle da língua, ver Tg 1:26“Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.”

 Tiago diz que a língua é um órgão importante em nossas vidas. A palavra de Deus diz que com a língua agente abençoa e ao mesmo tempo amaldiçoa. “Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim Tg 3:10.”

 A bíblia dar grande importância a dois órgãos do nosso corpo, e estes órgãos são: a boca e os olhos, e sabe por que a bíblia dá valor a estes órgão? Porque os olhos são as janelas da alma. Se você quizer saber quem é uma pessoa observe atentamente seus olhos, seu olhar. Sabe o que Jesus disse sobre os olhos? Disse “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas”! Mt 6: 22-23. Olha a importância que Jesus deu aos olhos, mas também deu importância a Língua ( boca ). A língua só fala daquilo que o coração está cheio, ele revela o nosso intimo, o nosso interior, então meus irmãos nós conhecemos o coração de uma pessoa pelo que ela fala, meus irmãos a língua é reveladora dos meus conteúdos. Quando eu falo a língua está revelando o que está dentro de mim. Por exemplo: uma pessoa que tem um coração sarcástico ela tem uma língua sarcástica, uma pessoa que tem um coração maldoso ela tem uma língua maldosa, uma pessoa que tem um coração amargo ela, uma pessoa que tem um coração doce à língua é doce, uma pessoa de coração construtivo a língua é construtiva, edificante, estimulante, em fim a gente conhece pela língua o coração cristão. A língua revela o conteúdo da alma das pessoas. Não é por menos que o apostolo Paulo em sus epistola diz: “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”; Vejam irmão, a importância que tem a língua. Rm 10: 9

 Meus irmão o cristianismo passa por essa dimensão - O falar. É por isso que a bíblia diz que a gente deve ter cuidado para não sair de nossa boca palavras torpes, quando falar seja cuidadoso, poís nesta hora você está expondo o seu coração. Ser espiritual irmão é está ligado nesta dimensão do falar e no controle da língua.

 A bíblia nos manda a gente despojar das palavras torpe

 Ef 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.”

 Cl 3:8 “mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras [torpe]s da vossa boca;”

 

 

QUINTA LIÇÃO

O cristianismo só é vivido se ele for concretizado com boas obras  - Tg 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”

Quando lemos este versículo e quando refletimos nele a luz do cristianismo percebemos que nos distanciamos da religião que o nosso senhor Jesus Cristo prega. O cristianismo que está sendo praticado no mundo e no Brasil hoje é cristianismo da prosperidade e para Deus é refutada em Tg 1:27.

A religião verdadeira para o nosso pai, não são demonstrações sobrenatural do mundo espiritual. A verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas. Irmãos os órfãos e viúvas que lemos no texto não necessariamente temos que tomar como categoria em si mesmo, mas como exemplo. Estes órfãos e viúvas descrito representam as pessoas da época que foram desamparadas pelos pais e maridos que acabara de morrer, são as mulheres que perderam seus maridos e que não tinham como se sustentar, são pessoas necessitadas. Mas para os dias de hoje temos que olhar para os órfãos e viúvas como se fosse os necessitados, como se fosse os pobres e carentes.

Irmãos, você estará praticando do verdadeiro cristianismo, você será espiritual quando você deixa  de ser o centro de sua vida e passa a ter o foco no outro, você deixa de ser egocêntrico ( egoísta ). O verdadeiro cristianismo não é eu olhar para mim, o verdadeiro cristianismo é você saber e se preparar a enxergar o outro.   Quando estamos praticando uma religião centrada no EU, esta religião não é de Deus, não é pura é maculada. A palavra de Deus diz que a verdadeira religião é  visitar os necessitados (órfãos e as viúvas) nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.

 

“ Albert Vaishtem é teólogo, filosofo, premio Gueto de literatura, concertista de órgão, especialista em Barh sobre quem escreveu uma obra clássica, premio Nobel da paz, profundamente místico. Aos trinta anos abandonou tudo, mudou a direção do seu voou e   por grande paixão por quem sofria , resolveu estudar medicina  e passar o resto de sua vida no lugarejo miserável no coração da África. Ele levava a sério as palavras de Jesus, a quem muito se lhe deu muito se pedirá. E  ele pensava, muito, muitíssimo me foi dado, muito , muitíssimo eu tenho que dar e deu a sua vida inteira em favor dos pobres.”

 Os lideres govenamentais e lideres de todas as naturezas que são encarregados de proteger os fracos, fazem leis, aprovam leis que os beneficia e que acrescentam a eles privilégios próprios, as quais o povo comum ficam excluído. Irmãos isto não é coisa nova os profetas já denunciavam que os sacerdotes já engordavam com as carnes das ovelhas que deveriam proteger. Acho sim que existe um grupo merecedor de leis especificas que garantam privilégios, e sabe quem é esse grupo são as crianças abandonadas, são os necessitados. Sabe irmãos estas crianças e necessitados  que ai estão nas ruas são feridas horríveis de uma sociedade  privilegiada e arrogante  que vivem em palácios. Pessoas que semeiam ventos e colhem tempestade.

 Meus queridos irmãos, quando a gente reflete no texto dos parágrafos acima é que observamos que o evangelho de Jesus não está sendo praticado, nem mesmo pelos evangélico, muito pouca instituição se preocupa com essa dimensão da vida. O que nós observamos é que as igrejas cada vez mais estão se organizando e ensinando com eficácia para dizer assim: Você recebeu muito, você tem o direito de receber mais ainda. Você é filho do rei, você é cabeça e  não calda, e diz vamos pedir, vamos pedir e gera um cristianismo  de pessoas egoístas que só vão ao culto porque estão sendo ensinado a receber, como ganhar e  prosperar. E Tiago diz que este evangelho não é o evangelho de Jesus Cristo é um outro evangelho e Apostolo Paulo diz que aquele que prega outro evangelho é anátema, é maldito.

 Quando eu vejo estas coisas no meio evangélico, eu fico revoltado e muitas vezes sinto vergonha de ser chamado evangélico, sabe por que irmãos? Porque o que estão pregando por ai não é o evangelho de Jesus e não me sinto a vontade para se identificar com estes que se diz evangélicos e que só mentem e só enganam.

 Dizem irmãos, que Gandh estava caminhando e na sua caminhada resolveu  tomar  um trem para ir a um vilarejo, mas  o trem que resolveu tomar já estava em movimento e na correria  uma das suas sandália caiu, como ele não tinha como resgatar ele resolveu jogar o outro pé da sandália bem perto da sandália que havia caído. Um amigo viu a sua atitude e perguntou Gandh porque jogaste a sandália? ele respondeu: Porque se alguém encontrar o par servirá para ele.

 Sabe irmãos muitas vezes eu vou a um culto e ainda pergunto? Deus o que eu tenho que fazer? Mas eu sei o que tenho que fazer! E por que pergunto! Eu sei que ser cristão não é perguntar o que a gente já sabe fazer. Ser cristão é a gente dizer e reconhecer o seguinte : Deus como eu tenho recebido tanto de ti, eu estava destinado para ir para o inferno, minha vida era um caos, tu me salvaste, eu tenho tanto, tu me deste já tanto que agora Deus eu quero dar um pouco de mim por tua causa, se eu não souber como fazer , faz eu saber fazer. Vem espírito, vem Espírito Santo de Deus, vem controlar o meu ser, vem espírito Santo, vem dirigir o meu viver , o meu pensar, o meu falar, o meu sentir e o meu agir.

 Sabe irmãos tem muita gente por ai pedindo, pedindo, mais e mais por que acham que se tem muito podem pedir mais, tem muita gente dando testemunho agradecendo o cartão de credito que recebeu, o negocio que conseguiu fazer, a casa e os dois carros que conseguiu comprar e na verdade só sabe pedir, pedir, pedir mais e mais. Será meus irmãos, será que já não é tempo destas pessoas reconhecer e dizer? Meu Deus eu posso me dar ou pouco mais, me ensina a fazer. E Tiago diz é ai que começa a verdadeira religião e essa é puro e sem macula para com Deus, se você quer viver este cristianismo ajoelhe-se e peça a Deus que ele lhe dará e ore assim: Meu Deus, como estamos distante de ti e cada vez mais sentimos que estamos nos afastando de ti, sabe por que? Porque estamos vivendo um outro evangelho, na verdade meu Senhor estamos vivendo um evangelho da ganância, que não tem nada haver contigo, que não tem nada haver com o Jesus simples, humilde que vivia entre as pessoas.

Lembre-se irmãos que a graça comum que Deus nos concede é para todos, seja ele ímpio  ou cristão, no entanto a salvação são para os escolhidos.

 Mt 5:45 “para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justo

Nenhum comentário:

Postar um comentário