segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Homem, Marido e Pai, segundo o coração de Deus


Introdução

Estudos de comportamentos humanos (psiquiatria e psicologia) chegaram à conclusão, que aos olhos do mundo cristão, não é mais novidade, sobre o papel do homem na criação dos filhos, sobre o desempenho do homem macho no papel da família.
Nós estamos e teremos com certeza dificuldades nesta e na próxima geração de lidar com este tipo de tarefa, e queria se Deus me conceder em vida, ver como se comportarão os jovens da próxima geração e tenho certeza nas suas dificuldades. Os jovens de hoje serão adultos e pais nas próximas décadas.  A seguir apresentamos alguns pontos que observamos hoje em plena pós- modernidades sobre este importante tema.

1.     Atualmente, já se mostra a ausências dos homens na criação dos filhos;

2.     A ausência física, muitas vezes, é motivada devido ao trabalho (distancia, excesso de trabalho, priorização, etc), Outras vezes por que saem de manhã e só voltam à noite, outras  motivada pela condição da cidade,  tipo de emprego, e a casos em que  eles dão uma saída após o trabalho.
3.     Mais a presença física não é tudo, em muitos casos existe uma presença física, mas existe a ausência do exercício do seu papel masculino.
4.     Está presente fisicamente, não significa está comprometido com o ensino e acompanhamento dos filhos.
5.     Eles Podem está presente fisicamente mais ausente: na disciplina dos filhos em  casa, na criação dos filhos (crescimento físico, emocional e educacional), na falta de dialogo com a esposa e com o filho, no ficar atento o que está acontecendo na casa quanto aos problemas, no redirecionamento/soluções dos problemas.
Quais as conseqüências que podem advir desta ausência?

Quais as conseqüências?

1.     Homossexualismo
2.     Violência urbana e famíliar
3.     Drogas
4.     Casamentos com modelos doentios

A bíblia sendo um livro que instrui sobre a vida (o ser), não pode ficar a mercê deste problema! A bíblia mostra claramente qual o papel do homem, marido, pai, mulher, filho e Leiam Efésio, que você não terá dúvida! Vida Espiritual. Ef. 5.17-21, Vida Matrimonial. Ef. 5.22-33, Vida Familiar. Ef. 6.1-4, Vida Profissional. 6.5-9 e Vida Ministerial. 6.10-20 esta seqüência nos possibilita a escrever a seguinte metáfora:
Na carta aos Efésios, os capítulos 4, 5 e 6, o apostolo Paulo faz uma exposição pratica da vida cristã e que nos abre os olhos para as prioridades certas, notadamente no que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus, entre os cônjuges, entre pais filhos e as atividades secular ( trabalho ) e ministerial ( coisas de Deus ).

Prioridades


Em primeiro lugar - Deus nos fala de nosso relacionamento com Ele. Todos os valores da vida são medidos pelo valor maior, que é Deus. Isso mesmo Jesus também disse que deveríamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, isto é, a esfera da vida onde a justiça de Deus é concedida e acatada, ou seja, sua verdade, seu amor e suas obras (Mt.6:33 ).
Em segundo lugar – Paulo traz à cena o relacionamento entre marido e mulher ( Ef. 5:21-33 ). Nós não estamos acostumados com essa colocação, mas ela é referendada pôr outras passagem das escrituras. Pôr exemplo o apostolo Paulo, na sua primeira carta aos corintos diz que quem não casa cuida das coisas do Senhor, mas que , quem é casado , deve primeiro cuidar das coisas do cônjuges – “1 Co 7:33  – “Pois quero que estejais livres de cuidado. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor, mas quem é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar a sua mulher,....”É possível que alguém pergunte: “Já não foi dito que Deus ocupa o primeiro lugar? Como pode o cônjuge vir antes do que as coisas de DEUS?”
A resposta é CERTAMANTE a Deus é prioridade máxima. Ele vem em primeiro lugar. Ele é o nosso Deus e ninguém, nem a nossa esposa ( o ) , nem os nossos filhos podem ocupar o seu lugar em nossas vidas. Entretanto, Paulo não disse aos corintos que deveriam cuidar da esposa ou do marido antes de cuidar do relacionamento com o Senhor, mas das COISAS do Senhor.
É claro que nem todos colocarão o casamento nessa orientação de prioridades. Por  isso mesmo é que esses são princípios, e não leis. Paulo , por exemplo,  colocou o serviço do senhor no lugar do casamento em sua escala de prioridades. Essa é uma área que Deus quer que o homem tenha liberdade para discidir sobre seu dom   1 Co 7:6-9 “Digo isto, porém, como que pôr concessão e não pôr mandamento. Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele.”

Em terceiro lugar – A carta aos Efésios menciona o relacionamento entre pais e filho ( Ef. 6:1-4 ). Por muito tempo os filhos têm sido idolatrado ou pelos pais e ou pelas mães, em detrimento da vida conjugal. Sem o parâmetro do compromisso entre os pais, os filhos perdem a visão do seu próprio compromisso com os pais e com Deus. A escritura dispõe a matéria de modo diferente. São muitos exemplos de que marido e mulher devam se preferir em honra um ao outro e só então doaram-se em amor aos filhos. Não se trata relegar os filhos ao plano inferior, mas de apresentar-lhes  o melhor, que quer dizer um testemunho vivo da união em verdade, amor e obras.
Quantos há que gastam suas vidas desodenamente, esparramando-a por todos os lugares, ganhando a vida , mas perdendo os filhos! Não sabem que o segredo da vida longa está na obediência e na honra devida aos pais, e que isso só se consegue pôr intermédio de um relacionamento que reproduza justiça de Deus, sem ira, ou falso senso de justiça, e pleno da disciplina e temor do Senhor.


Em quarto lugar – Paulo fala da vida profissional  ( Ef. 6:5-9 ).Para este caso, ressalta-se dois aspectos importantes: Primeiro, há a questão do trabalho. Desde que Deus diagnosticou a conseqüência do pecado na relação homem - trabalho, este tem sido, erroneamente, considerado maldição. Ao contrário, o trabalho é uma das bênçãos anterior à queda, como parte dos propósitos original da criação. O trabalho nos identifica com Deus no sentido de nos espelharmos sua natureza criadora. Logo  no principio, Deus designou que a mulher e o homem cultivasse e guardassem  o jardim do Éden. Deu-lhe capacidade criativa e produtiva.


Há também a questão do relacionamento interpessoal no trabalho. O coração do homem foi dominado pela autonomia, pela ganância e pelo jogo do poder. A produtividade, então, dominada pela cobiça e pela inveja, sufocou o processo criativo sob o peso da competitividade. De representação e colaboração, as pessoas passaram à exploração uma das outras motivadas pelo desejo de prazer ou poder. Entretanto, a aplicação da redenção em cristo ao presente estado de coisas faz o trabalho o meio de contato do ser humano com a natureza como criação de Deus e como meio de frutificar a verdade em amor

Em quinto lugar , está a igreja e o ministério ( Fe. 6:10-18 ).
Pôr que em quinto lugar? Não estaria logo após Deus? Aqui também devemos desenvolver dois raciocínio. Primeiro, para alguns pessoas, a igreja se mistura com Deus, quando na verdade ele faz parte da “coisas de Deus “.  A religiosidade do coração humano faz com que a igreja tome o lugar da religião, isto é, a centralidade da pessoa de Deus. A igreja, como já frisamos, é coisa de Deus, mas não sua pessoa. A religião verdadeira consiste na obediência frutífera à palavra de Deus  ( Tg. 1:27 ), Pôr isso Deus depurou nosso senso de religião para a vida da igreja não fosse uma vida de hipocrisia , mas verdade, amor e obras.
Em segundo lugar, os princípios de  prioridade não segue uma gradação de importância, exceto no caso de DEUS.  Nele, prioridades e importância se encontram, pois nada há além dEle. A igreja encontra-se  em quinto lugar nessa escala de prioridades bíblicas, exatamente porque ela é importante nos planos de DEUS- e precisamos de todas as coisas para promovê-las pela práticas de vida e pela pregação do evangelho.
Veja isto: Sem um relacionamento pessoal e intimo, de verdade, amor, e obras, com Deus não há possibilidades de nenhum relacionamento significativo entre seres humanos; sem estes, não há possibilidade de nenhuma motivação ética para o trabalho; sem este, não há condições para o testemunho da igreja, cuja dinâmica promove o crescimento qualitativo e quantitativo do corpo na verdade em amor, em Cristo, pela cooperação de cada parte ( Ef. 4:15-16 ).
Paulo mesmo disse que aquele que não desse bom testemunho de sua vida com Deus, ou que não cuidasse da família, da esposa e dos filhos, ou não trabalhasse para se sustentar e ajudar os necessitados, não poderia  cuidar da igreja de DEUS.( 1 Tm 3:4-7, 5:8; Ef. 4:28 ).
Para o estudo em pauta, sairemos um pouco dos textos bíblico e  jogaremos estes textos dentro de nossas vidas e adentraremos em conselhos práticos e objetivos sobre o comportamento humano, pai, marido e homem. Apesar dos conselhos que trarei aqui para os homens com certeza respingará nas mulheres, pois elas vivem com eles, fazem parte da vida deles, logo não vejo como não atingi-los. A seguir apresentamos dez princípios que  apresentarei aos homens.




PRIMEIRO PRÍNCIPIO

1.   QUERO MEU RELACIOMNMENTO DE PALAVRAS E ATOS
·     

  •    Existem homens que fazem, mas não falam, eles são cuidadosos, mais não conversam.
  •      Existem homens que falam, mas não fazem, falam, falam, mais não conseguem articular.
É preciso o equilíbrio no lar e no relacionamento dentro de casa. Nós homens temos dificuldades nesta área. Os homens não fala dos seus problemas.  Não falam sobre os problemas do coração. Os homens quando se reúne falam muito, mas de política, seguro de carros, futebol, esportes, trabalhos, dinheiro e etc, mas não falam de sua família, de seu relacionamento com a esposa, com os filhos e principalmente dele mesmo. Infelizmente nós homens temos esta dificuldade.
Como pai conversamos com os nossos filhos até uma certa idade (6 a 10 anos), mas quando chegam à época da adolescência tem grandes dificuldades.
Em meu consultório observe uma  são  grande as queixas dos adolescentes sobre estas atitudes do pai, existem pais que não sabem nem começar a conversar com o filho, não sabem nem iniciar um diálogo, veja a expressão mais comum:

  •  E AI FILHÃO! COMO ESTÃO AS COISAS?
  •  RESPONDE O FILHO - TÁ TUDO BEM VELHÃO!
  •  FILHO QUE É HOMEM FALA AO PAI - TÔ PRECISANDO DO CARRO.
  • PAI RESPONDE - PEGA LÁ.
  •  AI DIZ O FILHO AO PAI! TÔ INDO.
  •  TUDO BEM CUIDADO! DIZ O PAI.
  •  FUI!!!!!

Onde está o dialogo, com quem esta saindo estes adolescente/jovem, que horas sai e que horas chega. Como está a saúde emocional destes adolescentes, e a saúde física e educacional deste adolescente/jovem.  Falta o dialogo, sabe quem melhor faz isto? A  esposa. Será que é função dela ou só é função dela. CUIDADO HOMENS!!!!!!
Com sua esposa, que tipo de dialogo você desenvolve? Muitos apenas mantêm um dialogo monossilábico: SIM; NÃO; TÁ CERRRRRRTO!!!!!; Hum.

O HOMENS TEM QUE FAZER ALGUMA COISA!!!

Temos que pedir a Deus, para sermos mais humanos, sabermos abrir o nosso coração. O homem do mundo encontra uma forma de vencer estas barreiras que é através da bebida.  Será que é preciso beber para conversar, muitos fazem isto para ter a coragem que os faltam. Eles só sabem conversar se beber! E o homem crente, que não bebe, porque  não conversam? Por quê não abre seu coração?
EM FIM, O Que Fazer
Homens mude esta área em você, se você não mudar terá problemas? Sabem quais são os problemas?
STRESS, ENFARTO, URCERAS, PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS EM CASA, NO TRABALHO E AI VAI.


SEGUNDO PRINCÍPIO

2       SERMOS MAIS PRÓGIGO EM ELOGIOS E MAIS ECONÔMICOS NA CRÍTICA

Todo relacionamento tende a se desgastar:  relacionamentos pai e filho, marido e mulher, igreja e membro, mãe e filho, irmão e irmãos, patrão e empregado, pastor e igreja e entre visinhos. Nos desgastes dos relacionamentos o grande mal é que os  defeitos das pessoas se tornam mais nítidos.
O escritor Fernando Pessoa dizia o seguinte: “Como são admiráveis as pessoas que conheço pouco”  È uma grande verdade!!!! As pessoas que conheço muito intimamente seus defeitos tornarão mais fáceis de ser conhecidos e com maior  profundidades.
Uma pessoa que conhece Valter Rodrigues pela primeira vez e está o lendo este texto, certamente vai dizer que homem! Este homem deve ser muito bom para seus filhos e para sua esposa, este homem deve ser muito feliz! Que nada irmão! Eu tenho as minhas mascaras. Pergunta a minha esposa quem eu sou? Pergunta a meus filhos quem eu sou? Ela me conhece sem as mascara, são 36 anos de convivência, são 36 anos em que eu sou a ultima pessoa que ela vê antes de dormir e a primeira ao se acordar! Ela me conhece muito. Da mesma forma conheço minha esposa e meus filhos, sei tudo sobre eles. Assim é o seu relacionamento na Igreja, em casa e no trabalho.
Tenham certeza de uma coisa, quanto mais você se relaciona mais você conhece a pessoa. Os defeitos, o cheiro, as suas atitudes são bem conhecidas e a tendência deste relacionamento é se desgastar. Sabe por quê? Por que você ver com mais nitidez os problemas.
Neste relacinamento existem necessidades de você ver coisas boas, ou seja, para você ver defeitos não precisa de virtudes. Virtude é você ver coisas ruins e boas e valorizar aquelas coisas boas que você ver.
Meu querido leitor, não precisa ser inteligente para ver defeitos, basta olhar que você já critica. Olhamos  para Igreja e dizemos: que cadeira dura. Que igreja calorenta. Olha para liderança da igreja e diz: não fazem nada, não tem iniciativa, etc,. Olha para a esposa e diz: Você tem que comer menos, voce é um papagaio, e para o filho diz: que menino burro!
O bonito é você olhar para uma pessoa e enxergar as coisas boas. Olhar para um defeito e ver virtudes. Vejam o relato desta historia: Um dos malfeitores (os católicos o chama de Dimas) teve uma serie de problemas. Vejam o que aconteceu a este homem: Primeiro ele foi sentenciado da mesma forma que Jesus; ele recebeu 39 chicotadas; Ele recebeu bofetadas no rosto; ele carregou a cruz e foi crucificado e colocado de cabeça para baixo. Este homem, sem sentimentos, maltratado, olha para Jesus e diz:  “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” Lucas 23: 41. Sabe o que Jesus o respondeu   ( Lc 23:41 ) “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. Este malfeitor viu Jesus como um REI, um Salvador.
Isaias 750 anos antes do nascimento de Jesus, Deus revela-a o seguinte: e olhando-nos para  Ele, nenhuma beleza vimos para que o desejássemos.
Is 63:12 “Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem [beleza]; e quando olhávamos para ele, nenhuma [beleza] víamos, para que o desejássemos.”.

SABE O QUE ELE QUIS DIZER:

Ele quis dizer que o seu rosto está cheio de hematomas, sua boca está rasgada de tanta tapa e bofetada, o sangue que escorria no seu rosto devido a uma vergonhosa coroa de espinho que foi colocado em sua cabeça se misturava a poeira, cuspes e suor. Com todos estes defeitos se ver virtude.
Quando você olhar para sua mulher o que vê: uma encrenca, ou uma rainha? Ver defeito é fácil. Difícil é você ver as suas virtudes mesmos tendo defeitos – saiba irmão que ver defeitos não é virtude! virtude é você ver coisas boas em meio de tantos defeitos – olhe para sua esposa e veja uma rainha e sabe o acontecerá sua esposa o verá como um rei.
Se vocês já tiveram oportunidades de conversar com um casal que estão com problemas a conversa se resume:
·        ELA DIZ: porque ele..., porque ele..., porque ele...
·        ELE DIZ: porque ela..., porque ela..., porque ela...
Quando agente pede para colocar dez coisa boas e dez coisa ruins – sabe o que acontece eles escrevem 10 coisas ruins e apenas 01 coisa boa. Eles enxergam normalmente mais defeitos.

Por fim,
Se você for capaz de dizer:

Sinto-me afortunado de ter você como minha esposa, como filho, mesmo enxergando os seus defeitos, ai você estar transformado pelo Espírito Santo, existe em sua vida fruto do espírito. Seu carater esta sendo forjado por Deus.
Passamos a amar ( amor  verdadeiro ) não quando encontramos uma pessoa perfeita, mas quando enxergamos perfeitamente um pessoa imperfeita.
 Um dia destes estava vendo uma entrevista entre Gloria Menezes e Tarcizio Meira. Fiquei muito emocionado quando Tarcizio Meira respondeu a uma perguta sobre a sua esposa, disse ele: “Vivo a 46 anos com Glorinha não por causa de suas virtudes, mas porque amo com sus defeitos”.


TERCEIRO PRINCÍPIO

3       ADOTE A SEGUINTE REGRA – TRATE-ME AMANHÃ, COMO TRATEI MEU CONJUGE (esposa) ONTEM OU TRATO HOJE.

Em outras palavras: nunca seja com sua mulher, mais ríspido do que você gostaria que as pessoas fossem com você.
Vejam como somos interessantes, nós homem normalmente dizemos: “eu não levo desaforo para casa de jeito nenhum, MAS... quando chega em casa quer que a mulher fique com os desaforos que ele traz para casa”.
Eu não admito que me trate mal, mas eu não trato minha esposa e nem meus filhos bem. Nós homens devemos praticar no casamento o que pensamos e queremos para nós: tratarei minha esposa e meus filhos como gostaria de ser tratado.
Um dos grandes problemas dos casamentos é que os conjuges  são reativos e proativos, e quando somos assim nós dizemos:
·        Eu sou assim, porque você me fez assim.
·        Nós só reagimos, isto é, só copiamos os erros e reclamamos delas.

Sabe o que eles dizem a seu conjuge: Ela é uma cascavel, e ela diz: ele é um grosso, um insensível para um grosso, grosso e meio.
Os problemas de casais que mais percebemos são os vexames em publico devido a problemas de relacionamento, em alguns casos é vergonhoso.
O que a bíblia diz sobre os maiores dos mandamentos?
Em Mateus 22, versículo 39 Jesus diz: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei?”. Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante à este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Este texto diz o segunte:  não faça com outro o que você não quer que faça com você. Se você não se ama como você vai amar o outro? E como você vai se amar se você não ama primeiro a Deus.  Em fim, ANTES DE TIRAR O ARGUEIRO DO OLHO DA ESPOSA, TIRE A TRAVE QUE TENS NO TEU.

QUARTO PRINCIPIO

4       APRENDA QUE VOCÊ NÃO AMA ATÉ QUE VOCÊ ESTEJA DISPOSTO A FAZER POR SUA MULHER  E PELOS  SEUS  FILHOS  COISAS QUE GOSTE  E COISA  QUE NÃO GOSTE.

Em outras palavras! Aprenda a fazer o que tem que fazer não por que gosta, mais por que tem que ser feito e o que é certo. Ainda pode ser escrito assim: amar não é fazer o que eu gosto e sim é fazer o que tem que ser feito! Quem ama faz o que tem de fazer pelo bem daquele que ama e não por que gosta e lhe faz bem. É dificil?
Você já ouvio esta frase: “Você está pensando o que eu fiz foi por você, estás muito enganado, primeiro eu, segundo eu, terceiro eu” . “Se eu não gostasse, não faria”. E esta: “Já não tenho mais estimulo, perdi o gosto”. Lembre-se, amar não é fazer o que eu gosto, é fazer o que devo.


QUINTO PRÍNCIPIO

5.     NENHUM CASAMENTO RESISTE SE NÃO TIVER UM INVESTIMENTO PESADO

Certo dia uma pessoa me perguntou! Valter como é um casamento? eu respondi:
90% do tempo é: adaptação, resignação, mudança, confusão, dor, crise, paz, erros, dor, mais erros, investimento, perdão, mais erros, mais perdão, tensão, crescimento, mais tensão, amadurecimento, crescimento, paz e um pouco de alegria. Ela apreensiva perguntou! E os 10% - e eu respondi dormindo.
É uma ilusão pensar que um casamento é um castelo onde nele existe um  príncipe e uma princesa. Vocês viram o casamento de Layd Diana? Foi um fracasso e por que não deu certo?
Em recente tratamento de dente com a minha dentista ela me disse que se agente não investir pesado nos dentes nós perderemos um a um.  Engraçado esta palavras me fez dizer: isso é  pura verdade, pois  se você só investir nos dentes doentes certamente os sãos ficaram também doentes e se não cuidar dos doentes certamente terão que extraí-los. De maneira similar, se não investimos pesado em nosso casamento, na educação dos filhos, vai tudo embora, sem que você perceba.
Mesmos que você diga já investi 25 anos no meu casamento, já fiz bodas de prata  e parar de investir, prepare-se seu casamento terá problema e se não resolver o problema, ele se acabará

Em tudo na vida, é preciso investir.
·        você investe em seu carro?
·        você investe em sua casa?
·        você investe em seu barco?
·        você investe em seus negócios?
·        você investe em você?
·        você investe em sua saúde?
·        Voce investee em educação?

Investir no casamento e nos filhos é saber dosar tudo que você faz:
·        muitas vezes, você quando sai do trabalho, temos que dizer a nós mesmo: hoje eu vou para casa!
·        muitas vezes, nós temos que dizer: eu vou perdoar, eu vou pedir perdão, eu vou dizer a seguinte frase: reconheço que errei; perdoa-me!

É preciso você homem! que você se programe para fazer estas coisas.
Muitas vezes, a luta pela vida; o corre, corre; o transito; os negócios, a atenção aos amigos fazem os homens deixar de investor no seu casamento, e neste marasmo de vida que você vive,  de repente  voce se   você olha para traz e diz:
·        puxa vida, não investi em meu casamento e nem em meus filhos!
·        minha vida e meu lar estão destruído!

Por fim, meu caro leitor! Se você não investir pesado em seu casamento, nos seus filhos, certamente você estará colocando sua família em falência. Você sabe que tipo de investimento você tem que aplicar? tempo, paciência, diálogo, compreensão, perdão.

SEXTO PRÍNCIPIO
6.     Tome cuidado com as sua fantasias. A fantasia aqui escrita, não só é a fantasia do erotismo, da pornografia, da riqueza, do ter. Esta fantasia que estou lhes falando é a fantasia que pensa:

·        como seria meu casamento?
·        como seria minha mulher ou marido ou filho?
Muitos homens, não se casa com uma mulher real, que tem defeito, que tem problema, simplesmente se casam com uma pessoa idealizada e depois de muitos anos vê que a mulher que casou não era o que ele esperava ou pensava. Ai é onde está o problema!
Se você fizer uma enquete no mundo, seja no mundo evangélico ou não, e pedir para que elas e eles escrevam o que  esperam do seu futuro cônjuge, sabem o que  responderiam? Minha esposa deve ser – loira, ter olhos verdes, ser paciente, goste de cozinhar e bem, bonita, magra e de quebra rica e inteligente. Meu esposo deve ser – alto, olhos verdes, barbudo, musculosos, bonitos, carinhosos, tenha carro, formado, rico e de quebra saiba fazer coisas do lar. Muitas vezes, que tenham o modelo do pai ou da mãe. Muitas vezes, as nossas fantasias são criadas por que os nossos pais ou a mídia inculcou em nós. Nós modelamos em nós aquilo que nós aprendemos aquilo que nós vemos. Nós criamos os nossos padrões, e muitas vezes são doentios.
O perigo é quando um dos conjuges se casa com a mãe ou com o pai, que considera perfeito, e quando queremos que ela caiba dentro de um molde que nos criamos. Quando casamos com um ideal tudo que ela faz não a satisfaz e o pior começa a fazer comparações.
Atualmente as coisas estão bem pior, sabe por quê ? Por que os namoros de hoje não é visto como o meio de conhecer a pessoa. Atualmente o namoro gira em torno do sexo, escolhe a pessoas mais pela aparência, do que pelo seu caráter. ELES E ELAS FICAM!!!!!!
AS GRANDES FRASES QUE OUVIMOS DE HOMEM QUE SE CASAM COM UMA FANTASIA É:
·        ………….., não foi com esta mulher que me casei!
·        ………….., como ela é imatura assim não dá!
·        ………….., me casei com uma cobra, ela é bronco!
·        …………., ela não sabe dialogar é uma confusão!
·        ………….., ela trouxe os pais para dentro de casa!

ISTO É O INICIO DO FIM DE UM CASAMENTO
E o que acontece, quando olhamos para esposa desta forma?

·        FAZEMOS COMPARAÇÃO E INFERIORIZAMOS A PESSOA;
·        ACHA QUE A PESSOA NÃO ATENDE A NOSSA ESPECTATIVA.

Nesta situação temos que pedir a Deus misericórdia e graça para que nós comecemos à entender e que temos começar as mudanças por nós.
As mudanças tem que começar por nós. Temos que compreender que nós somos pecadores, defeituosos, temos que reconhecer que o problema não é só de nossa esposa, de nossos filhos, nós tambem temos problemas, que o problema está dentro de nós e não nelas. Eu é que preciso mudar, eu é que preciso da misericórdia de Deus para mudar.
Pense que as pessoas não são fantasias. As pessoas são humanas. As pessoas são cheias de ambigüidade e temos que aprender a conviver com as diferenças.
Em fim homem, você tem de olhar para sua mulher e vê – la como gente que tem carne e osso. Olhe para ela com a maturidade de um homem que sabe o que quer e sabe para onde vai, não as veja com um olhar da fantasia de um adolescente! Seja ela sua princesa, mais de carne e osso.

NÓS HOMEMS SOMOS RESPONSÁVEIS POR ISSO, TEMOS QUE INICIAR A RESTAURAÇÃO.
PONTO FINAL!!!


SETIMO PRÍNCIPIO

7.     DÊ ESPAÇO PARA O OUTRO CRESCER

Alguns homens tratam as mulheres como crianças.
Certo homem após ter se casado, olhou para a mulher e disse: agora posso dizer-lhe seus defeitos, ela olhou para o marido e retrucou: não me importo com os meus defeitos, sabe porque, por que foram estes defeitos que me fizeram escolher você.
Tem homens, irmãos que trata as suas mulheres como se fosse criança, suas opiniões muitas vezes são relegadas, quando elas sentem isso sabe qual é o resultado?
Elas vão procurar alguém que as ouças, que as respeitem e as que admirem. Estão elas erradas? sim! Mais o responsáveis por esta atitude, quem são? Somos nós. Somos nós muitas vezes os responsáveis.
É um grande engano dos homens acreditarem que a questão da infidelidade é prerrogativa dos homens, ou seja, eles pensam que é unilateral.
As mulheres traem por que elas são seduzidas por palavras, por elogios, por carência afetiva negadas pelo próprio marido.
Elas traem por que são seduzidas  por alguém que a valorizou, a respeitou. Ela ouviu: como você é bonita, ela ouviu: entendo você! Sabe de uma coisa você tem razão, ela ouviu: você é interessante!
No seu lar, ela ouve seu marido contar piadas sobre esposa, as trata com brincadeiras, chama de burras, mulher não tem celebro e muitas vezes são palavras que já ouvira na sua infância.
Tem hora que elas dizem com razão: basta! para tá! Não te agüento mais! Homens, trate sua mulher como uma rainha, deixe ela crescer, devolva seu espaço, com certeza ela tem habilidades que você jamais imaginou
POR FIM,
DEIXA ELA FLORECER!


OITAVO PRINCIPIO

8.     QUEIRA MUDAR

Para de se justificar! Para de achar que você é perfeito! Quem erra o faz ser humano. As pessoas quando erram tendem disfarçar o seu erro com os erros dos outros. A beleza do evangelho é que ele nos chama ao arrependimento, veja o que diz Ml 4:6
Ml 4:6e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.”
SABE O QUAL O RECADO  QUE DEUS ESTÁ MANDANDO PARA VOCÊ, ELE ESTA DIZENDO O SEGUINTE:
Quando nós paramos de se justificar diante de Deus, de achar álibi, de se arrazoar diante de Deus e diz: Deus eu não tenho mais cartas para justificar, eu não tenho mais trunfo para jogar a mesa. Quando a gente começa a dizer: Deus eu me sinto falho, eu me sinto pecador. Na hora que em que você admitir isso e disser a Deus com um coração quebrantado, a bíblia diz que, certamente alcançarás misericórdia. Irmão o segredo de um casamento feliz é esse, é assumirmos os nossos erros, os nossos defeitos e aprender com o conjuge e com os filhos. Temos que parar de se justificar e achar que só somos líder de nossa casa se não errar.
“ Minha esposa sempre diz: assumir que erra é uma virtude, defeito é negar a si mesmo que é perfeito e que não erra. É muito difícil viver com uma pessoa que não erra”.
Isto é plenamente verdadeiro.
Em fim irmão:
Para de dizer: eu tenho temperamento forte, eu sou assim mesmo, eu sou Gabriela eu nasci assim e morrerei assim. Não! Não é verdade Deus o aceita como é mas fara mudacas em você.
NONO PINCÍPIO
9.       NUNCA PENSE QUE VOCÊ VAI MUDAR SEU CONJUGE    ( MULHER)  SOB PRESÃO.

É obvio que isto não funciona em nível do consciente acontece ao nível do inconsciente, nunca diga: eu vou tornar a vida de meu cônjuge intolerável, eu vou botar pressão nele (a) e quero ver se ele (a) não quebra. Sabe irmão? Não quebra! Não quebra mesmo! Só piora.
Ninguém MUDA sob pressão
Você não muda o outro por força, as pessoas mudam por reflexão, as pessoas mudam por convencimento, as pessoas mudam por amor. Veja o que diz a palavra de deus: Rm 2:4
Rm 2:4 ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade (bondade) de Deus te conduz ao arrependimento?
Deus não quer que ninguém se converta (mudança de pensar, sentir e agir) na base da pressão e do medo. Não é este o sistema de quem ama. Se você esta insatisfeito com o comportamento do seu cônjuge, não pense que azucrinando a vida dela ela vai mudar e vai se render a seus pés. A lei de Newton diz que “toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade, direção e sentido contrário”, ou seja:

    ÓDIO   -----------------------------------------------------------GERA ÓDIO             VIOLÊNCIA   -------------------------------------------  GERA VIOLÊNCIA

Deixa-me dizer este segredo: “as pessoas são mais conduzidas por um fio de seda do que uma corrente”

DECIMO PRINCÍPIO

10.              LEMBRE-SE QUE HÁ UMA LEI QUE DIZ: “ O QUE SE PLANTA COLHE”
·        Não pense que plantado desprezo, você colherá carinho;
·        Não pense que plantado intolerância, você colherá compreensão;

Para colher carinho plante carinho, para colher compreensão plante tolerância.  Esta lei é inexorável – aquilo que o homem planta certamente colherá, ninguém pense que plantando deslealdade, colhe lealdade, traição colhe fidelidade, por isso homem, o que você tem plantado?
Se responder nada, colherá nada, você não vai tirar o que não colocou também você não vai tirar diferente do que colocou, e isso se aplica em toda a vida, nos relacionamentos, no dinheiro, na amizade em tudo, logo homens sejam plantadores: da verdade, da lealdade, do amor, do carinho, da fidelidade e do respeito:
Semeie isto no coração de seus filhos, semeie isso no coração de sua mulher, semeie isso no coração das pessoas que você vive, no trabalho, na igreja em todo local que você estiver.
Um dos grandes problemas da sociedade hoje é a ausência da figura do homem, do homem macho, do elemento masculino.
Eu creio que o evangelho é um chamamento a este tipo de homem
Em Ml 4:6 diz:
O grande desejo de Deus é converter o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que haja paz e verdade na terra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário