sexta-feira, 8 de março de 2024

UMA REFLEXAO DO SALMO 131

 

Se havia alguém em Israel com motivos de sobra para se orgulhar era DAVI. Oitava filho de um cidadão comum, Davi começou trabalhando como simples pastor de ovelhas e, no entanto, se tornou o maior rei de Israel. Soldado corajoso, general e tático talentoso e servo sincero de Deus, foi Davi quem derrotou os inimigos de Israel, expandiu as fronteiras de sua terra e ajuntou riqueza que Salomão usou para construir o templo. Escreveu quase metade dos salmos e, apesar de (como nos) ser culpado de desobedecer ao Senhor, sempre se arrependeu e buscou o perdão misericordioso de Deus. Foi por amor a Davi que o Senhor manteve acesa sua lâmpada em Jerusalém durante os anos de decadência em Judá, E FOI PELA LINHAGEM DE DAVI que JESUS CRISTO veio ao mundo. Com exceção de algumas ocasiões em que cedeu a seus desejos egoístas , Davi andou com o Senhor mantendo sempre um espirito humilde. Neste Salmo curto, fala dos elementos essenciais de uma vida que glorifica a Deus e que realiza sua obra aqui na terra.

Três pontos podemos aprender com Davi, neste Salmo:

1. HONESTIDADE- ACEITAR A SI MESMO (Sl 131.1)

Sl 131.1 - Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.

Movemo-nos em direção à maturidade, estagio no qual reconhecemos honestamente nossa identidade, compreendemos nossas capacidades, aceitamos essas duas coisas e vivemos para a glória de. Rejeitar ou odiar a si mesmo, iludir-se a respeito de si mesmo e invejar a outros são sinais de imaturidade. Davi havia observado alguns comportamentos desse tipo em seu filho, Absalão, e também no rei Saul. Um coração orgulhoso recusa-se a encarar a realidade. Um conceito elevado de nós mesmo ( “olhar altivo” ) encobre a inadequação, e as ambições arrogantes( andar “ à procura de grande coisas” ) podem impressionar algumas pessoas, mas terminam em fracasso vergonhoso ( Jr 45.5 - E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores. ). Quando aceitamos a nós mesmo e nossas circunstancias e agradecemos a Deus pelo modo como ele nos criou , não precisamos impressionar as pessoas. Elas verão nosso valor e nos amarão por aquilo que somos de fato ( ver Pv 18.12; Fp 4.11, 12 ; Hb 13.5 ). Crianças mimadas querem ser vistas e ouvidas e se metem em situações com os quais não conseguem lidar. Davi não se promoveu, mas foi exaltado por Deus.

2 HUMILDADE – Aceitar a vontade de Deus (Sl 131.2)

Sl 131.2 -“Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.”

A comparação com uma criança desmamada é um retrato muito bonito do significado da humildade e da maturidade. As crianças israelitas eram desmamada aos 3 ou 4 anos de idade, um acontecimento que marcava o fim da primeiro da primeira infância. Mas a criança, de modo geral, não desejam ser privadas dos braços carinhoso da mãe e da saciedade que encontram em seus seios, de modo que se sentem rejeitadas. Porém, depois da crise do nascimento, toda criança deve, mais cedo ou mais tarde , ser desmamada e aprender a primeira lição da escola da vida: o processo de crescimento envolve perdas dolorosa que podem levar a ganhos maravilhosos. O termo hebraico para desmamar significa

“completar, amadurecer, tratar com bondade”. As pessoas em processo de amadurecimento sabem que a vida é uma serie de perdas e ganhos e aprende a usar suas perdas de maneira construtiva. A fim de não apenas crescer, mas também se desenvolver, as crianças devem ser capazes de atuar de modo independente da mãe. Isso implica desmamar, ir a escola, escolher uma profissão e, provavelmente, se casar e constituir um novo lar. Deve aprender que existe uma diferença entre a independência física e a emocional de sua família e que essas separação não privam do amor da mãe. O objetivo de Deus é que alcancemos a maturidade emocional e espiritual(1Co 13.11; 14.20; Ef 4.13-15), e por vezes, Deus precisa nos desmamar de coisas boas para nos dar coisas melhores. Abraão teve de deixar sua família e sua cidade, mandar Ismael embora, separar-se de Ló e colocar Isaque sobre o altar. Que desmame doloroso! Jose teve de ser separado do pai e doa irmãos, a fim de ver seus sonhos realizados. Tanto Jacó quanto Pedro TIVERAM DE SER DESMAMADO de sua auto - suficiência e aprender que crer é viver sem tramar. A criança que Davi descreve debate-se e chora, mas, no final, se acalma e aceita o inevitável. Termo descreve o mar que se acalma ou o lavrador que aplana o solo de pois de ará-lo.( Is 28.25). Em vez de ter altos e baixos emocionais , a criança desenvolve reações constantes e uniforme , indicando um passo enorme na busca pela maturidade. A vida bem sucedida implica uma passagem da dependência para a independência e em seguida para interdependência, sempre dentro da vontade de Deus. Aceitar a vontade de Deus nas perdas e ganhos da vida é experimentar uma serenidade interior essencial para que nos tornemos pessoas madura.

3. A ESPERANÇA – A expectativa para o futuro ( Sl 131.3)

Sl 131.3 - Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.

As crianças pequenas não entendem que a decisão da mãe é para o bem dela, pois o desmame as liberta para ir de encontro ao futuro e aproveitá-lo ao máximo. A criança pode querer que as coisas como estão, mas esse é o caminho da imaturidade e da infelicidade. Quando nos debatemos para manter o passado confortável, abrimos mão de um futuro desafiador . No vocábulo cristão, o verbo esperar não tem o sentido vago da expresso “ ah! Espero que sim! “ . Antes, é uma expectativa jubilosa daquilo que o Senhor fará, com base em suas promessas que nunca muda. Como crianças sendo desmamada, podemos nos debater com as circunstancias em que nos encontramos no presente, mas sabemos que toda essa agitação é errada. Essa circunstância são o ventre de dentro do qual nascerão novas bençãos e oportunidade( Rm 8.28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário