domingo, 10 de março de 2024

UMA REFLEXAO - JEREMIAS 29.11-12

 

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvi­rei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.



Como Isto se Aplica a Você

Então, como esta passagem se aplica a você? Bem, Jeremias 29.11 deve ser lido no contexto de todo o Livro de Jeremias, e o Livro de Jeremias deve ser lido no contexto da história de Israel. Ainda mais, todo o livro de Jeremias e toda a história de Israel devem ser lidos no contexto dos propósitos de Deus em Jesus Cristo. Todas as promessas de Deus “tem nele o sim” (2 Co 1.20). Se estamos em Cristo, então todos os horrores do juízo proclamado pelos profetas caíram sobre nós, na cruz, onde nos unimos a Cristo, ao Ele suportar a maldição da lei (Gl 3.13). E, se estamos em Cristo, todas as bênçãos prometidas aos descendentes de Abraão são agora nossas, pois estamos unidos ao herdeiro de todas estas promessas (Gl 3.14–29).

Por meio de Jeremias, Deus está dizendo aos exilados que sua dispersão não é acidental. Deus tem planos para eles, planos que incluem até o que parece caótico e aleatório. Além disso, estes planos significam que o exílio não é permanente. Isto não é por causa da fidelidade deles, mas por causa da promessa de Deus a Abraão, uma promessa que foi dada na expectativa do filho de Abraão, o Senhor Jesus (Rm 4). E, de fato, os exilados não ficaram dispersos. Deus os restaurou a seus lares. Por quê? Ele os trouxe para casa porque “deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!” (Rm

E Deus nos diz que, por estarmos em Cristo, somos estranhos e exilados neste tempo entre os tempos (Hb 11.13; 1 Pe 2.11). Nós sofremos, sangramos, morremos e somos tentados a pensar que isto significa que Deus nos abandonou. Concluímos que somos “como ovelhas para o matadouro” (Rm 8.36). Não é assim, nos diz o conteúdo do evangelho.

O Plano de Longo Prazo de Deus para Você

Deus tem um plano para você, em Cristo. Este plano não é para a sua destruição, mas para o seu bem-estar. Você está sendo conformado à imagem de Cristo ao compartilhar seu sofrimento e seu estado final não é um de vítima, mas de vencedor, um co-herdeiro com o Rei (Rm 8.12–39).

Isto significa que seus planos podem se evaporar. Seus sonhos podem ser esmagados. Sua vida pode acabar. Mas o Deus que ressuscitou a Jesus dentre os mortos o levantará junto com Ele.

Como você pode saber isto? Pode fazê-lo da mesma maneira como fizeram os exilados dos velhos tempos: não olhando para sua condição presente, mas pela Palavra de Deus, seu juramento e sua aliança. Isto significa que seus planos podem se evaporar. Seus sonhos podem ser esmagados. Sua vida pode acabar. Mas o Deus que ressuscitou a Jesus dentre os mortos o levantará junto com Ele.

Jeremias 29.11 se aplica a você? Se você está em Cristo, você pode ter certeza disto. A passagem não promete a você o tipo de futuro que a cultura americana valoriza, e talvez até prometa um futuro que o faria tremer se você o visse em uma bola de cristal. A curto prazo, pode ser que você sofra. Mas a longo prazo, seu futuro é endossado por Cristo. Esse é um futuro para o seu bem-estar, e não para o mal; um futuro de esperança, não de desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário